segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

Em segundo dia de devastação, bombeiros controlam incêndio no Parque das Várzeas

Combate ao incêndio de grande proporção durou cerca de cinco horas com vários homens empenhados

Compartilhar

Segundo os bombeiros, o incêndio aconteceu em uma área de varjão de difícil acesso em que a vegetação estava muito alta (Foto: Divulgação)

NOVA NEWS

Segundo os bombeiros, o incêndio aconteceu em uma área de varjão de difícil acesso em que a vegetação estava muito alta (Foto: Divulgação)

Após horas a fio de combate direto, bombeiros de Nova Andradina conseguiram controlar o incêndio que atingiu uma grande área no Parque das Várzeas do Rio Ivinhema.

 

Segundo as informações a que o Nova News teve acesso, o combate durou cerca de cinco horas e vários homens foram empenhados na extinção das chamas que começou no início da noite desta segunda-feira (11) e se estendeu até a madrugada desta terça-feira (12). Funcionários da Fazenda Garça Branca, propriedade atingida, também ajudaram na contenção do fogo.

 

O major Wellington Rodrigo de Lima Bento, que comanda o Corpo de Bombeiros de Nova Andradina, participou da missão e deu detalhes à reportagem de como encontrou a área do parque tomada em chamas.

 

Conforme ele, o incêndio aconteceu em uma área de varjão de difícil acesso em que a vegetação estava muito alta. “Abafadores precisaram ser utilizados para extinguir os focos de incêndios. Usamos o que chamamos da técnica ‘fogo contra fogo’ para evitar que as chamas se alastrassem ainda mais”, detalhou o comandante ao falar que a área atingida fica a cerca de 80 quilômetros do município de Batayporã.

 

Até o fechamento da matéria não foi possível ter acesso à informação do tamanho da área atingida no incêndio. Preliminarmente, o major relatou que o fogo atingiu duas propriedades rurais existentes no local.

 

Incêndio chamou a atenção de moradores de Porto Rico

 

Noticiado em primeiro mão pelo Nova News, o incêndio teria começado ainda na noite de domingo (10). Moradores de Porto Rico (PR) ficaram impressionados com a proporção das chamas que podiam ser vistas a cerca de três quilômetros de distância.

 

Vários internautas entraram em contato com o site para comunicar o ocorrido através de fotos e vídeos. Segundo relatos, o barulho provocado pelo incêndio também pôde ser ouvido por quem mora nas proximidades.

 

Antes da matéria ser veiculada, a reportagem fez vários contatos na manhã desta segunda-feira (11) com alguns dos órgãos vinculados à conservação do local que relataram desconhecer a existência do incêndio. Apenas no período da tarde o Corpo de Bombeiros de Nova Andradina foi acionado após ter a confirmação do incêndio e a localização exata dos focos. (Matéria editadas às 8h31 para o acréscimo de informações).

Últimas notícias