Descaso
Acadêmicos da UEMS (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul) entraram em contato com a Rapidinhas!, para reclamar o descaso que eles estão enfrentando para receber o auxílio emergencial de R$ 900,00, pago em três parcelas mensais, aos alunos beneficiados pelo PIAE (Programa Institucional de Assistência Estudantil).
Sem auxílio
Umas das estudantes, que pediu para não ser identificada, enviou extrato bancário das duas primeiras parcelas pagas pela instituição, sendo a primeira no dia 28 de agosto e a segunda no dia 16 do mês seguinte. Porém, até o fechamento da coluna, segundo a acadêmica, o mês de outubro ainda não foi pago.
Seria todo dia 20…
Segundo a estudante, o reitor da UEMS, Laércio de Carvalho, teria feito o compromisso de efetuar o depósito até o dia 20 de cada mês. No entanto, não foi cumprido. “Estão desesperados, para colocarem alunos dentro da Universidade, mas não ajudam quem está lá dentro”, disse.
Até o dia 30…
Segundo os acadêmicos, em contato com o SAE (Setor de Auxilio Estudantil), eles foram informados que o pagamento da terceira parcela deve sair até o dia 30 de outubro. “O ano passado que eu peguei o auxílio também foi desse jeito! A turma que já terminou de receber três meses, ficou quase um mês sem receber”, disse a acadêmica à Rapidinhas!
Desabafo da estudante
“Não faz sentido termos que aguardar até o último momento para receber um recurso que já deveria estar disponível, especialmente considerando que no mês passado o auxílio foi depositado no dia 16, mas neste mês ainda estamos esperando. Pode parecer ‘pouco’ mas para a gente acadêmicos, é muito, pois muitos são de fora, ou não são sustentados pelos pais”
Mais desabafo
“Essa situação causa um impacto significativo em nossas vidas, uma vez que contamos com esse valor para cobrir despesas essenciais. É um descaso total por parte da instituição, deixando-nos apreensivos e desamparados diante de nossas responsabilidades financeiras e compromissos.”
Esperança
“Esperamos que a UEMS tome medidas para melhorar a comunicação com os estudantes e priorize a pontualidade no pagamento do auxílio, pois a educação deve ser um campo de apoio e desenvolvimento, e não de incertezas e dificuldades adicionais”
Outro lado (UEMS)
Em contato com a assessoria de imprensa, a UEMS afirma que a lista de pagamento do Auxílio Emergencial, por ser um auxilio com dinâmica diferenciada, se vincula a variações de listas com entradas e saídas. E que neste caso, a lista do mês de setembro de 2024 não foi encaminhada em setembro, para que pudesse entrar nos pagamentos que ocorrem até o dia 20/10. No entanto, segundo a nota, os depósitos serão feitos amanhã (25).
Nota na íntegra
* PROAP – Pró-reitoria de Administração e Planejamento
* PROAFE – Pró-reitoria Ações, Afirmativas, Equidade e Permanência Estudantil
Na dinâmica do pagamento de bolsas e auxilios, o benificiário passa a receber sempre a competência do mês seguinte a seleção, mediante lista que a PROAFE encaminha para a PROAP*. Exemplo: as bolsas que são referente o mês Setembro/2024, a PROAFE* tem que encaminhar essa lista até o dia 25 de de setembro, e esse pagamento ocorre até o dia 20 do mês de outubro/24, esse é o acordo.
O Auxílio emergencial é um Auxílio com dinâmica diferenciada, pois se vincula a variações de listas com entradas e saídas, e a lista do mês de setembro de 2024 não foi encaminhada em Setembro, para que pudesse entrar nos pagamentos que ocorrem até o dia 20/10, esta lista chegou apenas dia 4/10 no final do dia, e entrou no processo de cadastro para pagamento, e por conta disso passa a ter um prazo mais estendido.
Sobre o Auxílio Emergencial, ele tem a particularidade de não ter uma data fixa para pagamento, pois ele é basicamente contínuo, ocorrendo algumas vezes mais de uma lista por mês, em função destas variações de beneficiários que entram e que saem do programa, de forma que eles não estão vinculados a esta programação que ocorre normalmente até o dia 20. Esta lista será paga até amanhã.
Todos os outros demais programas de bolsas e auxílios o pagamento ocorre até o dia 20 de cada mês, sempre antecipando essa data.