João Pires

Logo nas primeiras horas após ser inaugurada na tarde de sexta-feira (20), os alimentos abastecidos na “Geladeira Solidária” localizada na calçada da PIB (Primeira Igreja Batista) já começou saciar a fome dos mais necessitados, em Dourados.

O Estado Notícias acompanhou o morador em situação de rua, Edson Lemes, por volta das 17h30, enquanto se aproximava da Geladeira Solidária. Sem saber direito do que se tratava perguntou à reportagem se poderia pegar alguns alimentos e ainda levar um pouco aos conhecidos e pessoas mais próximas, já que ele estaria pernoitando na “Casa da Divina Providência”, localizada no Jardim Londrina.
Bastante emocionado, Edson encheu uma sacola plástica com frutas, iogurtes e leite e agradeceu a iniciativa da igreja. “Foi Deus que me trouxe aqui. Muito obrigado”, disse. Desempregado há seis meses e longe dos famíliares ele passou a tarde de ontem em um dos bancos da praça Antonio João e afirmou que estava com muita fome.
A exemplo de Edson, outros moradores em situação de rua poderão fazer o mesmo graças a Projeto Geladeira Solidária, idealizado pela dentista Caroline Soares, membra da Primeira Igreja Batista. Ela conta que a ideia surgiu depois de participar de uma festa no Rio Grande do Sul, quando os alimentos que não foram consumidos seriam levados em uma das Geladeiras Solidárias instaladas na cidade onde estava.
Carol, como é conhecida, apresentou a proposta ao pastor da igreja e convenceu seus familiares em doar a geladeira de sua falecida avó ‘Sinha’ para que o projeto fosse concretizado. “Escolhemos a data de hoje [20] para fazer o lançamento da Geladeira Solidária, pois é justamente o dia em que minha avó faria 90 anos”, ressaltou.
SOCIEDADE
Caroline pede ainda que a sociedade contribua com a doação de alimentos para manter a Geladeira abastecida, sendo que somente com as doações dos membros da igreja naõ seria suficiente para manter o projeto. Para isso, basta a pessoa ir até o local e levar os alimentos, respeitando algumas regras. Já a limpeza e manuntenção do eletrodoméstico serão de responsabilidade do ministério de Ação Social da igreja.
A Geladeira Solidária está na calçada da Primeira Igreja Batista, localizada na rua João Cândido Câmara, nº 10, no cruzamento da rua Cuiabá.
ASSISTA:
O QUE PODE SER DOADO?
Quem tiver interesse em doar alimentos deverá respeitar algumas regras estabelecidas pelo projeto: Comidas devem ser acondicionadas em potes ou marmitex fechados e descartáveis, os alimentos não podem estar vencidos (recomenda-se fixar uma etiqueta adesiva com a data em que o alimento esta sendo doado), sucos, refrigerantes e iogurtes devem estar lacrados e dentro do prazo de validade. Também podem ser doados frutas, legumes e alimentos cozidos, desde que estejam em boas condições e acondicionados em sacos plásticos. É estritamente proibido a doação de bebidas alcoólicas.
A Geladeira Solidária vai permanecer ligada 24 horas.