quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Projeto Florestinha de Dourados recebe certificado especial em menos de um ano de criação

Assessoria

O Projeto Florestinha de Dourados foi criado em fevereiro de 2017 e já recebe seu primeiro reconhecimento. (Foto: Divulgação/PMA)

O Projeto Florestinha de Dourados recebeu da Prefeitura Municipal da cidade ontem (26) um certificado especial pelos trabalhos realizados. Os agradecimentos são pelos atendimentos sociais efetivados em parceria com a própria prefeitura às crianças e adolescentes carentes e, ainda, pelos trabalhos de Educação Ambiental que têm sido executados pelas crianças do Projeto e Policiais em escolas do município, incluindo, as escolas rurais.

 

Em complemento agradece a participação do projeto no desfile da Semana da Pátria. O Projeto Florestinha de Dourados foi criado em fevereiro de 2017 e já recebe seu primeiro reconhecimento. Na cidade são atendidas 60 crianças e adolescentes carentes.

 

O Projeto florestinha é o Projeto Social mais antigo da Polícia Militar. Em 23 de novembro deste ano, fará 25 anos de criação, sendo sua primeira Unidade iniciada no Parque Estadual Matas do Segredo na Capital. Atualmente em Campo Grande são atendidas 120 crianças e adolescentes em duas Unidades.

 

O Projeto atende atualmente um total de 570 crianças em mais sete municípios, além de Dourados e a Capital. São eles: Três Lagoas, Jardim, Guia Lopes da Laguna, Anastácio, Aquidauana, Costa Rica e Bataguassu. Todos os projetos funcionam em parcerias com as prefeituras municipais.

UFGD participa de reunião estratégica com foco em assuntos prioritários

Assessoria

 

Durante toda a tarde desta última segunda-feira, 16 de outubro, dirigentes do Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior do Mato Grosso do Sul (CRIE-MS) reuniram-se na sede da Uniderp, em Campo Grande, para dar continuidade às metas de fortalecimento da educação superior e propor ações que subsidiem o desenvolvimento do Estado, através do conhecimento produzido nas universidades.

 

Este foi o quarto encontro oficial do Conselho desde a sua criação, em agosto deste ano. Além de Liane Calarge, reitora da UFGD, estavam presentes: o presidente do comitê, Fabio Edir dos Santos (UEMS); o vice-presidente, Pe. Ricardo Carlos (UCDB) e os demais reitores e representantes da UFMS; IFMS e Uniderp. A reunião contou também com a participação de dirigentes responsáveis pelos setores de pesquisa, ensino e extensão e representantes das áreas de comunicação das instituições.

 

Os conselheiros, divididos em grupos de trabalho, se reuniram em salas individuais e discutiram sobre o tema proposto ao seu grupo, dentro dos cinco eixos de atuação definidos em reuniões anteriores, como áreas prioritárias: ciência, tecnologia e inovação; internacionalização e mobilidade acadêmica; turismo e cultura; excelência na educação básica superior; e comunicação científica. Ao término desta primeira etapa, os grupos retornaram à sala de reunião para expor aos demais, as propostas e metas de viabilização definidas em cada aliança de trabalho.

 

A primeira a falar sobre o seu eixo de atuação, “internacionalização e mobilidade acadêmica” foi a Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFGD, Kely Picoli. Ela falou sobre as ações do grupo, entre elas, a criação de áreas temáticas que estão em consonância com tudo o que tem sido discutido, nos últimos dez anos no Brasil sobre o assunto, como: alimentos, fronteira, segurança e desenvolvimento regional, infraestrutura e logística, entre outros. Já sobre as ações em curto prazo, salientou a importância do apoio ao “Dia C da Ciência” e da participação no “I Seminário da Rede de Universidades da RILA – Rota de Integração Latino-Americana”, ambos no final de outubro. Estas atividades têm o objetivo de aproximar a ciência da população e mostrar a necessidade das pesquisas para o desenvolvimento do estado.

 

Em seguida, os representantes das demais instituições falaram sobre as ações de seus grupos e discutiram as principais iniciativas a serem realizadas em parceria, entre elas, a divulgação de editais de mestrado e doutorado, maior difusão da produção científica das Instituições e a criação de um corredor cultural, uma vez que “a base do projeto cultural, já existe em muitas instituições de ensino. O que falta é articular”, segundo Liane Calarge, reitora da UFGD.

 

Ao final, o vice-presidente do Conselho e reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos, se pronunciou sobre a reunião que considerou bastante produtiva – “tivemos uma tarde de muito aprendizado e queremos levar oficialmente ao governo do estado, as ações do CRIE-MS, para cumprir com a nossa missão” – disse.

 

A UFGD será a anfitriã da próxima reunião do Conselho, que acontecerá no dia 11 de dezembro.

Associação dos professores da UEMS critica descaso do governador Reinaldo com a instituição

Assessoria

 

ADUEMS Alerta contra o desmonte de Universidade Estadual em Mato Grosso do Sul (Foto - Divulgação)

A Aduems (Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul  veio a público no sábado (07), manifestar sua indignação com o tratamento que o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) tem dispensado à UEMS.

 

A precariedade das finanças da UEMS, segundo a Associação é grave e já compromete o pagamento de despesas básicas. Ao largo da autonomia universitária, o Reitor da UEMS até o momento não convocou o COUNI (Conselho Universitário) para votar a proposta de orçamento de 2018.

 

Vencido o prazo para cadastrar a proposta de orçamento da UEMS no SPF (Sistema de Planejamento e Finanças), a ADUEMS está decidida a fazer o enfrentamento necessário e conta com apoio do DECE (Diretório Central de Estudantes) para envolver a comunidade na defesa da Educação Pública.

 

A ADUEMS registra sua preocupação com o filho do trabalhador, que a Associação alega ser o maior prejudicado eom o descaso d Governo de MS para com a UEMS, com a insegurança que atinge a comunidade acadêmica como um todo: estudantes, técnicos e professores.

 

No Comunicado a Associação adverte: “Que este alerta sirva para informar a sociedade de que a política de desmonte da UEMS, imposta pelo Senhor Governador, condenará sua missão Institucional ao fracasso. Aliás, tirar dinheiro da UEMS tem como efeito matar nossa Universidade por asfixia! É o mesmo que condenar milhares de jovens à inanição Intelectual e Social, impedindo que exerçam a cidadania na plenitude do significado desta palavra.

 

“Em razão disso, o Senhor Governador estará reunido no dia 17 de outubro com representantes de todos os segmentos da universidade, que defenderão a proposta de condução do limite orçamentario da UEMS ao patamar que a permita cumprir seu papel social.”

 

Conselho de Educação em Dourados é empossado pela prefeita Délia

Assessoria

 

Foram empossados três conselheiros e os respectivos suplentes, representantes do Sinsemd, Simted e da Secretaria de Educação (Foto - A.Frota)

 

Membros do Conselho Municipal de Educação (Comed) foram empossados pela prefeita Délia Razuk na manhã desta quinta-feira (28), em cerimônia realizada na Sala de Reuniões do Gabinete, na Prefeitura de Dourados. O exercício dos conselheiros será para o período de 2017 a 2021.

 

Foram empossadas as professoras Deborah Salette Fernandes Cruz e a suplente Anderci da Silva, representantes do Simsend (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Dourados); as professoras Ana Aurélia Saldivar Cristaldo Barros e a suplente professora Ângela Ferreira dos Santos Rossin, do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação), e Cleberson Lopes dos Santos e a suplente Sintia Fabiana Alves de Melo Câmara, representantes da Semed (Secretaria Municipal de Educação).

 

A prefeita Délia assinou o termo de posse e agradeceu a importante participação dos conselheiros, demonstrando o compromisso com a educação. Délia desejou um mandato abençoado. “Gostaria de ressaltar que a administração tem buscado fazer o melhor para elevar de patamar a educação em Dourados e, com a contribuição do Conselho, que caminha junto com a Semed, vamos conquistar muitos objetivos”, disse a prefeita, lembrando que a Prefeitura de Dourados já tem recursos alocados para a construção da sede própria da Secretaria de Educação.

 

A secretária de Educação, Denize Portollan, destacou o trabalho desempenhado até então como ações para “retomada consistente de ações na educação”. “Chegamos e encontramos muita coisa fora do lugar. Aos poucos estamos retomando as diretrizes na busca de uma educação cada dia melhor”, disse.

 

Com as finalidades de garantir uma política educacional que proporcione uma educação de qualidade, propor metas setoriais para a Educação, buscando a democratização do acesso e permanência do aluno na escola e na eliminação do analfabetismo e adequar as diretrizes gerais curriculares estabelecidas pelos Conselhos Nacional e Estadual de Educação, às características locais, o Comed atua para que a educação municipal cresça no sentido de atender a demanda.

Secretaria de Educação de Dourados apresenta Portal do Professor no CAM

Assecom

 

Secretária Denize Portollan destaca importância do Portal para a sistemática de trabalho (Foto - Assecom)

 

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Educação, apresentou na manhã desta quarta-feira, a representantes de Ceims e escolas municipais, o Portal do Professor. A ação foi realizada no auditório do CAM (Centro Administrativo Municipal) e oportunizou ainda momento de sugestões ao novo sistema.

 

O aplicativo desenvolvido em parceria com a E2 Tecnologia visa facilitar o trabalho do professor. Será possível registrar online dados cotidianos dos alunos como presença, notas e ocorrências em geral.

 

Ao baixar o aplicativo no smartphone, será necessário criar uma senha de acesso e fornecer dados. A plataforma também será disponibilizada aos profissionais administrativos da Educação.

 

A secretária de Educação, Denize Portollann, falou sobre a facilidade com a ‘informatização’ dos dados. As informações lançadas pelos profissionais da Educação constarão automaticamente nas informações do Portal do Aluno. “Será um processo bem mais ágil e prático e em tempo real as informações ficarão registradas no Portal do Aluno, onde os pais acompanham. Vemos que é um avanço importante na sistemática de trabalho”, cita.

 

O Portal do Aluno foi lançado nesta semana e a ferramenta permite aos pais acompanharem mais de perto a vida escolar do aluno. O acesso ocorre via portal da Prefeitura de Dourados ou também via aplicativo.

 

Durante a manhã, a secretária informou ainda que os professores convocados poderão fazer a inscrição online para atuarem nas escolas em 2018. Ela destacou que até o dia 17 de dezembro os profissionais já saberão as unidades as quais serão designados. “Os professores poderão tirar as férias mais tranquilos quanto a esta questão. Estamos trabalhando em vários aspectos sob o encaminhamento da prefeita Délia Razuk para aprimorar em vários eixos da educação”, destaca.

Terminam sexta-feira as inscrições para o vestibular na UFGD

Assessoria

 

Terminam nesta sexta-feira (29), as inscrições para o Vestibular 2018 da UFGD que deverão ser feitas pela página da seleção, disponível no link: https://cs.ufgd.edu.br/vestibular/2018

 

As provas serão realizadas no dia 26 de novembro nas cidades de Dourados e Campo Grande. Pela manhã, das 8h as 10h, haverá a prova de Redação e à tarde, das 14h às 18h, haverá a prova Objetiva com 60 questõres. O resultado final será divulgado no dia 15 de janeiro, às 17h.

 

Estão sendo oferecidas 962 vagas distribuídas em 32 cursos de graduação presencial. Este ano, a reserva de vagas para alunos de escola pública (cota social) também incluirá o portador de deficiência, nos termos do artigo 4° do Decreto n° 3.298/1999, além de pretos, pardos e indígenas.

 

O candidato que estiver cursando o 1º ou o 2º ano do Ensino Médio ou equivalente somente poderá se inscrever na condição de treineiro, participando das provas do processo seletivo apenas para avaliar seus conhecimentos, não havendo classificação, pois não concorrerá às vagas ofertadas no edital.

 

O Manual do Candidato está disponível no endereço eletrônico https://cs.ufgd.edu.br/vestibular/2018. A UFGD não disponibilizará nem enviará cópia impressa do Manual do Candidato aos inscritos.

 

SISTEMA DE INGRESSO EXIGE COMPROVAÇÃO

 

Os candidatos que optarem para ocupação das vagas reservadas (cota social) deverão comprovar na hora da matrícula, que se enquadram nos critérios exigidos, por meio da apresentação de documentação comprobatória, relacionada em edital próprio já publicado no link https://cs.ufgd.edu.br/download/EDITAL%20DE%20DIVULGA%C3%87%C3%83O%20PROGRAD%20%2021_An%C3%A1lise%20de%20Renda.pdf.

 

A não comprovação acarretará a eliminação do candidato do PSV-2018, sem possibilidade de reclassificação.

As vagas reservadas da cota social serão preenchidas por autodeclarados indígenas, pardos, pretos e por pessoas com deficiência, nos termos da legislação, em proporção no mínimo igual à soma de indígenas, pardos e pretos da população do estado do Mato Grosso do Sul, que é de 51,95%, apurado segundo o último censo do  IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

 

A INSCRIÇÃO

 

A inscrição deve ser feita exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico https://cs.ufgd.edu.br/vestibular/2018, pelo próprio candidato ou por terceiro, que assumirá a responsabilidade da mesma, não havendo a necessidade de apresentar procuração. Para a inscrição, o candidato deverá estar inscrito no CPF (Cadastro de Pessoa Física).

 

O candidato, ao fazer a sua inscrição, deverá:

 

a) acessar o endereço eletrônico https://cs.ufgd.edu.br/vestibular/2018;

b) ler cuidadosamente o Edital e aceitar as condições descritas;

c) preencher os dados cadastrais solicitados;

d) preencher a ficha de inscrição eletrônica;

e) imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) específica para o pagamento da taxa de inscrição ou solicitar isenção da taxa;

f) recolher a taxa de inscrição, caso não seja contemplado com a isenção.

 

Para a efetivação da inscrição, não será necessário o envio de documentação, exceto nos casos de solicitação de isenção e de atendimento diferenciado.

 

Informações sobre o PSV-2018/UFGD deverão ser obtidas na Coordenadoria do Centro de Seleção, Sala 504, Unidade I da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1.761 – Vila Progresso – Dourados/MS). Os horários de funcionamento do setor são: das 8h às 11h e das 13h30 às 17h, ou pelos telefones (67) 3410-2840 ou (67) 3410-2846 ou, ainda, pelo e-mail cs.vestibular@ufgd.edu.br.

 

Acesse a página do Vestibular 2018 pelo link: https://cs.ufgd.edu.br/vestibular/2018

 

UFGD receberá mais de 2 mil alunos durante o ‘Faculdades Abertas’

Assessoria

 

Nesta quarta-feira, passaram pelas Faculdades 26 escolas de diversas cidades da região (Foto - Divulgação)

Até sexta-feira (22), a UFGD vai receber mais de 2 mil alunos do terceiro ano do ensino médio de diversas escolas públicas e privadas, além de cursinhos preparatórios, dentro do projeto ‘Faculdades Abertas’, realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e que visa aproximar a universidade da escola, principalmente nesse período próximo do Vestibular.

 

No primeiro dia do evento, passaram pelas 12 Unidades Acadêmicas da universidade 26 escolas de Dourados (incluindo os distritos de Indápolis e Itahum), Ponta Porã, Jateí, Caarapó, Naviraí, Fátima do Sul, Rio Brilhante, Paranhos e Itaporã. Quinta-feira, está prevista a visita de mais 11 escolas e, na sexta-feira, mais 10 escolas.

 

Essa ação de extensão tem como objetivos apresentar a infraestrutura da UFGD, esclarecer dúvidas sobre os cursos oferecidos, o vestibular, a formação acadêmica, as grades de disciplinas, os conteúdos programáticos, mercado de trabalho e já apresentar os programas de apoio à permanência estudantil.

 

Para a estudante Beatriz Lima, do terceiro ano de uma escola privada de Dourados, o Faculdades Abertas é muito interessante porque abre espaço para os alunos saberem mais de cada curso que a UFGD oferece. Já para Gilson Herique, da mesma escola e que pela segunda vez tentará entrar na UFGD, antes na Engenharia Civil e agora na Engenharia Mecânica, o projeto é de suma importância pois abre portas para os alunos conhecerem a universidade e conversarem com os acadêmicos de cada curso.

 

Para o ‘Faculdades Abertas’ de 2017, a UFGD forneceu 27 ônibus para ajudar no transporte dos alunos entre as escolas e a Universidade.

 

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo e-mail fac.abertas@ufgd.edu.br.

 

Estudantes já podem se inscrever para concorrer a vagas remanescentes do Fies

Agência Brasil

 

O Ministério da Educação abriu nesta segunda-feira (18) as inscrições para 35 mil vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referentes ao segundo semestre de 2017. Os prazos variam conforme a modalidade em que o estudante se encaixa.

 

Poderão concorrer aqueles que tenham participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010, obtido nota mínima de 450 pontos nas provas e tirado mais do que zero na redação. É necessário comprovar renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

 

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente por meio eletrônico, na página do Sistema de Seleção do Fies (FiesSeleção). Depois, nos dois dias úteis subsequentes, elas terão que ser concluídas pelo candidato por meio do Sistema Informatizado do Fies (Sisfies).

Em Dourados aulas voltam ao normal enquanto 33% dos professores permanecem em greve

Nicanor/Midiamax

 

Greve será “tocada” apenas por um terço da categoria (Foto - Divulgação)

As aulas nas escolas da Rede Municipal de Ensino que estavam paralisadas desde o dia 21 de agosto quando começou a greve dos professores voltaram ao normal hoje.

 

O Simted (Sindicato dos Profissionais em Educação de Dourados) afirmou que mesmo com a volta das aulas a greve continua.

 

Para cumprir uma liminar do Tribunal de Justiça que determinou a permanência de 66% dos professores em sala de aula o Simted disse que a greve será “tocada” apenas por um terço da categoria.

 

Através de comunicado aos pais o sindicato anunciou que a partir desta segunda-feira as aulas começarão de manhã às 07h e vão até as 11h25. No período da tarde as aulas começarão às 13h terminando as 17h25.

 

Com esta decisão as crianças não terão que ficar para o lado de fora da escola esperando a abertura dos portões como ocorreu na primeira semana quando os grevistas retardaram o início das aulas em uma hora e meia.

Escola municipal anuncia greve 100% a partir de amanhã em Dourados

João Pires

 

A Escola Municipal Joaquim Murtinho comunicou na tarde de hoje, por meio de sua página no facebook e bilhete enviado aos pais de alunos, com relação a greve 100% dos professores, que deverá acontecer a partir desta terça-feira (04) em Dourados.

 

No recado a direção da escola pede apoio aos pais para que os professores tenham força para que tudo possa resolver-se o mais rápido possível. “Não somos inimigos, mas sim parceiros no caminhar e no sucesso de nossas crianças. Juntem-se a nós!!!”, justifica o texto.

 

Amanhã pela manhã está prevista mais uma Assembleia no Simted, para novos encaminhamentos da greve, que já dura nove dias.

 

MULTA

 

A decisão pela greve 100% contraria a decisão do TJ/MS (Tribunal de Justiça do MS) que determina que 2/3 dos professores permaneçam em sala de aula, sob pena de multa de R$ 50 mil em multa por dia, caso permaneça o descumprimento. da ordem judicial.

 

A secretária municipal de Educação, Denise Portolann, acompanhada pelo assessor jurídico do Executivo, Alexandre Mantovani, participaram no sábado, do programa de entrevistas A Hora da Verdade, na FM 92 e reafirmaram a intenção da prefeita Délia Razuk em manter o dialógo com a categoria.

 

Reprodução/Facebook

 

Greve dos professores pode acabar amanhã em Dourados

João Pires

 

Alunos estão entrando no horário normal de aula, desde segunda-feira (Foto - Divulgação)

A greve dos professores da Reme (Rede Municipal de Ensino) pode ser encerrada amanhã (01), em Dourados.

 

Tudo vai depender da decisão dos educadores em assembleia prevista para acontecer às 9 horas, na sede do Simted (Sindicato dos Trabalhadores em Educação), segundo afirmou o Sindicato ao Estado Notícias.

 

A reunião deve acontecer um dia após a decisão desembargador Carlos Eduardo Contar, do TJ/MS (Tribunal de Justiça), que aplicou multa aos grevistas de R$ 50 mil por cada dia de desobediência à liminar que determinava a permanência de 66% dos professores em sala de aula, durante a greve.

 

Fato que não ocorreu nos primeiros sete dias, sendo que os portões das escolas foram abertos somente após uma hora e meia após o horário normal de entrada dos alunos nas unidades de ensino, acumulando o total de R$ 350 mil de multa.

 

No entanto, desde segunda-feira (28), os professores voltaram às salas de aula nas primeiras horas (matutino e vespertino), porém, os alunos até esta quinta-feira ainda estão sendo dispensados às 9 horas e 15 horas, respectivamente, aguardando os pais ou responsáveis no pátio da escola.

 

RAPIDINHAS! – GREVE RESULTA EM MULTA DE R$ 350 POR DESOBEDIÊNCIA

 

“Palco Para Todos” oferece atividades a 500 alunos da rede pública em Dourados

Assecom

 

Alunos da rede municipal de ensino participam de aulas de dança em academias parceiras da administração (Foto - A.Frota)

 

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Dourados contam com atividades extraclasse, como, por exemplo, o projeto “Palco Para Todos”, com ações gratuitas de dança e arte. O foco da Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Cultura, é o desenvolvimento das crianças e adolescentes, bem como melhor desempenho escolar. A proposta atenderá 500 alunos e já conta com as vagas preenchidas quase em sua totalidade.

 

Em cinco academias parceiras os alunos já participam de atividades desde o início do segundo semestre letivo. Conforme a coordenadora do Nace (Núcleo de Arte Cultura e Esporte) Andiara Pacco, o projeto era muito esperado pela comunidade e a gestão fez a retomada visando o incentivo a “novas possibilidades através da arte e da cultura como formação”. “Com essa grande atividade contribuímos de maneira fundamental na construção de uma sociedade responsável, sensível e, principalmente, capaz de intervir criticamente no mundo a sua volta”, ressalta a coordenadora.

 

As academias Anna Pavlowa, Maria Ester e Stúdio Blanche Torres são parceiras na modalidade de dança. A atividade trabalhada junto aos participantes vai além da diversão e possibilita melhor bem-estar físico e emocional. Além disso, as professoras destacam que auxilia na coordenação motora e melhor disciplina.

 

Já na modalidade artes visuais por meio da pintura/desenho as parcerias ocorrem com a Entreartes Espaço de Convivência Artística e Ateliê Beco das Artes. “As crianças descobrem um mundo de cores, formas, linhas, sentimentos, imaginação. Essa ação estimula a comunicação, criatividade, sensibilidade e aumenta a capacidade de concentração e expressão das crianças”, afirma Andiara.

 

Em breve, a Secretaria de Cultura oferecerá outras ações aos alunos da Reme, como oficinas de teatro, circo e percussão nos bairros de Dourados e em espaços que serão definidos e divulgados pela coordenação.

 

Para ter acesso às aulas, os alunos devem procurar as escolas parceiras para conferir a disponibilidade de vagas e assim efetivar a sua matrícula.

 

Mais Informações do projeto podem ser obtidas na sede do Nace/Cultura, no Parque dos Ipês, das 07h30h às 13h30h e pelo telefone: 3411-7193.

Materiais coletivos não podem ser exigidos na lista escolar

Portal Brasil

Consumidores devem ter a opção de comprar os produtos da marca que desejarem, em qualquer loja (Foto: Emerson Ferraz/Prefeitura de Sorocaba (SP))

Os pais devem estar atentos à lista de materiais escolares das crianças e adolescentes no início do ano letivo. Materiais coletivos, como giz, álcool, pincel para quadro, cartucho para impressora, guardanapo e papel higiênico não podem ser exigidos pelas escolas e creches.

 

A lista deve solicitar apenas materiais de uso individual dos alunos, conforme delimita o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor: “será nula cláusula contratual que obrigue o contratante ao pagamento adicional ou ao fornecimento de qualquer material escolar de uso coletivo dos estudantes ou da instituição”.

 

Segundo a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon), tais produtos devem ser cobertos pela mensalidade paga pelos pais, no caso de instituições particulares.

 

Caso a escola peça esses materiais, os pais devem pedir explicações para a diretoria, e se a instituição cobrar taxa de material, deve detalhar quais itens serão adquiridos. Ainda assim, os pais devem ter a opção de comprar os produtos por conta própria.

 

Outro ponto que deve ser considerado é o pedido por marcas específicas ou que o produto seja comprado em alguma loja específica ou na escola, práticas também vetadas pelo Código de Defesa do Consumidor. Os pais e alunos devem ter opção de escolha do preço dos materiais solicitados, e ainda de qual loja farão a compra.

Educação infantil no Brasil é responsabilidade dos municípios

Portal Brasil

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, todas as crianças têm direito à educação gratuita Divulgação/Prefeitura de Pato Branco (PR)

A educação infantil no Brasil é responsabilidade dos municípios, que recebem apoio dos estados e do governo federal para que possam oferecer uma formação inicial de qualidade às crianças de 0 a 5 anos de idade.

 

Segundo as diretrizes curriculares do Ministério da Educação (MEC), a educação infantil se caracteriza pela primeira etapa do ciclo básico, oferecida em creches e pré-escolas em jornadas integrais (mínimo de 7 horas por dia) ou parciais (mínimo de 4 horas por dia).

 

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), todas as crianças têm direito à educação gratuita que as prepare para o exercício da cidadania, a permanecerem na escola e a serem respeitadas pelos educadores.

 

Brincar, ter contato com a natureza, ter alimentação sadia, desenvolver a curiosidade e ter acesso à higiene e à saúde são também garantias que as crianças têm nas instituições.

 

As creches devem ensinar às crianças princípios de respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, direitos e cidadania, além de motivarem a expressão e a criatividade.

UEMS promove minicurso sobre propriedade intelectual nesta quarta-feira

Assessoria

 

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), e a Agência UEMS de Inovação promovem o minicurso de propriedade intelectual “A importância da proteção do conhecimento e suas vantagens”, nesta quarta-feira, 23 de agosto, às 13h30, em Dourados, com ministração do professor Araken Alves de Lima, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

 

O evento é gratuito e aberto a todos os pesquisadores da Universidade e demais interessados, não sendo necessária inscrição.

 

Este minicurso é uma das ações do projeto “Ambiente de Inovação, Tecnologia e Propriedade Intelectual” da Agência UEMS de Inovação, que tem o apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT).

 

“O objetivo é formar e capacitar equipes de gestão de projetos tecnológicos, proteção da propriedade intelectual para transferência de tecnologia e maior aproximação com o setor produtivo. Resultados inovadores podem ser grandes agentes de inovação e mover o mundo e a Agência UEMS de Inovação é parceira dos pesquisadores para esse desafio”, ressaltou a Assessora de Inovação e Tecnologia, Janete Soares.

 

Sobre o palestrante:

 

Araken Alves de Lima – Possui graduação em Ciências Econômicas (1997) e especialização em Economia Agroindustrial (1998), ambos pela Universidade Federal de Alagoas. Na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) obteve os títulos de mestre em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente (2001) e de doutor em Economia Aplicada (2006). Trabalha no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) desde 2006 como Tecnologista em Propriedade Industrial. Desempenhou as funções de Coordenador Acadêmico do Programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Inovação (nov/2007-out/2008), Coordenador de Pesquisa e Educação em Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento (out/2008-dez/2010) e Coordenador-Geral da Academia da Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento (jan/2011-jul/2013). É docente e pesquisador dos programas de Mestrado Profissional e Doutorado em Propriedade Intelectual e Inovação do INPI onde desenvolve trabalhos com ênfase em Economia da Propriedade Intelectual e Inovação, atuando principalmente em temáticas sobre propriedade intelectual, inovação, sistemas de inovação e agronegócio. Atualmente, desempenha a função de chefe da Seção de Difusão Regional do INPI no estado de Santa Catarina, onde também é docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT/Ponto focal de Florianópolis/UFSC).