quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Enade: prazo para preencher questionário termina neste sábado

Inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023 têm até este sábado (25) para responder ao Questionário do Estudante. O formulário está disponível no Sistema Enade. A prova será aplicada no próximo domingo (26).

O último balanço do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) indica que 344.189 dos 408.037 inscritos, cerca de 84%, haviam respondido o questionário até o início da semana.

“Ao preencher o documento, o estudante tem a oportunidade de avaliar seu curso de graduação e a instituição de educação superior, em diferentes aspectos”, informou o Inep.

O formulário, de acordo com o instituto, também serve também para compor o perfil do participante e o contexto de seus processos formativos, relevantes para a compreensão dos resultados dos estudantes no Enade, bem como para subsidiar os processos de avaliação de cursos de graduação e de instituições de educação superior.

“Além disso, permite que o Inep conheça melhor diversos aspectos das condições de oferta dos cursos e da qualidade da educação superior no Brasil.”

ENADE

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Em 2023, o Enade avaliará cursos de bacharelado das áreas de agronomia, arquitetura e urbanismo, biomedicina, enfermagem, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de alimentos, engenharia de computação I, engenharia de controle e automação, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia florestal, engenharia mecânica, engenharia química, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia e zootecnia.

Também serão avaliados os cursos superiores de tecnologia das áreas de estética e cosmética, gestão ambiental, radiologia, gestão hospitalar, segurança no trabalho e agronegócio.

Fonte: Agência Brasil

Prazo para solicitar reaplicação do Enem termina nesta sexta-feira

Termina nesta sexta-feira (17) o prazo para apresentação de pedidos de reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem), por candidatos que tiveram problemas de logística ou de saúde – doenças infectocontagiosas. A solicitação deve ser apresentada via Página do Participante.

Podem também fazer a solicitação pessoas que não compareceram ao exame porque foram alocadas a uma distância superior a 30 quilômetros da residência informada. A reaplicação das provas será nos dias 12 e 13 de dezembro.

De acordo com o Ministério da Educação, entre os problemas logísticos que possibilitam a reaplicação das provas estão alguns ligados a comprometimento da infraestrutura (como desastres naturais); falta de energia elétrica no local (caso comprometa a visibilidade da prova); falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante e erro no procedimento de aplicação da prova, caso incorra em comprovado prejuízo ao candidato.

As doenças infectocontagiosas que possibilitam a reaplicação da prova são covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola; influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem sarampo rubéola e varicela.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) explica que, “nos casos de doenças infectocontagiosas, os pedidos de reaplicação devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, que serão analisados pelo Inep individualmente”.

Nos casos de ausência devido a problemas logísticos, o Inep avaliará as solicitações, de acordo com as intercorrências registradas.

Para solicitar a reaplicação do exame, o candidato deve acessar Página do Participante e apresentar documento que comprove a necessidade. Os dados inseridos no pedido não podem ser alterados após o envio.

Fonte: Agência Brasil

Inscrições para o Vestibular UEMS 2024 seguem abertas até a próxima quinta-feira

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) recebe inscrições para o Vestibular UEMS 2024 até às 23h59 (horário oficial de Mato Grosso do Sul) de quinta-feira, 9 de novembro de 2023. Os inscritos devem pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 100 até 10 de novembro, observando sempre o horário de funcionamento do sistema bancário. A inscrição só será efetivada após a confirmação, pela Fapec, do pagamento do valor da taxa de inscrição pela rede bancária.

O Vestibular 2024 está ofertando 811 vagas em 38 cursos, em 13 cidades. Inscreva-se em https://concurso.fapec.org/inscricoes-uems.php

É de responsabilidade do candidato, 24 horas após o pagamento, conferir na área do candidato no site da Fapec, se os dados da inscrição efetuada pela internet foram recebidos e se a importância do valor da inscrição paga foi reconhecida. Em caso negativo, o candidato deverá entrar em contato com a Fapec, pelos telefones (67) 3345-5910 ou 3345- 5915, e pelo e-mail concurso@fapec.org para verificar o ocorrido.

A prova objetiva e a prova de redação do Vestibular UEMS 2024 será realizada no dia 26 de novembro de 2023 (domingo), das 08h às 13h, em 18 municípios do MS: Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

A convocação para realização das provas está prevista para ocorrer em 20 de novembro de 2023. Os locais de realização das Provas serão divulgados por meio de Edital específico publicado nos portais da UEMS (https://www.uems.br/pro-reitoria/proe/dind/vestibular) e da FAPEC (https://concurso.fapec.org)

Fonte: Assessoria

 

Escolas municipais de Dourados, Caarapó e Ponta Porã recebem ações do projeto Escola Transforma

Três escolas municipais localizadas no interior do Mato Grosso do Sul comemoram nos dias 6 e 7 de novembro inaugurações do projeto Escola Transforma, que vem realizando intervenções e melhorias em instituições públicas de várias regiões do Brasil. São elas a Escola Municipal Agrotécnica Padre André Capelli, em Dourados, Escola Municipal Indígena Nãndejara Polo, em Caarapó e a Escola Polo Municipal Rural Graça de Deus, em Ponta Porã.

Idealizado pelo Instituto Cuidare e patrocinado pela Nutrien Soluções Agrícolas, uma das maiores plataformas de soluções agrícolas do País, o projeto Escola Transforma nasceu em 2021 e, neste ano de 2023, dedica sua atenção às populações rurais. Após fase de diagnóstico e ações de voluntariado nessas escolas, agora será o momento de oficializar a implementação dos novos espaços e estruturas, como hortas, salas de leitura, parques infantis, brinquedoteca, mobiliário, entre outros equipamentos.

As intervenções irão beneficiar cerca de 544 estudantes que vão desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental I e II nas quatro escolas do estado. O objetivo é proporcionar conquistas pedagógicas e melhorias na estrutura física dos estabelecimentos educacionais e, assim, contribuir para alavancar os indicadores de qualidade da educação municipal. Tudo começa com um período de identificação das necessidades de cada escola juntamente com a comunidade escolar.

“Gostaria de expressar nossa alegria e o contentamento em receber o projeto em nossa escola. Fomos contemplados com dois liquidificadores industriais e dois freezers, já que temos duas cozinhas, então esses equipamentos chegam para substituir os antigos que já estavam em precárias condições de uso. Outro bem que foi proporcionado à escola são bancos e mesas de concreto no pátio com o objetivo de dar um melhor conforto aos alunos. A nova horta serve de aula prática para eles, onde podem participar de todo o processo desde a confecção do canteiro, o plantio das mudas, o manejo da cultura, a colheita até o preparo do alimento. Por fim, a nossa pequena e antiga biblioteca ganhou mobílias novas e mais de quatrocentas literaturas, o que vai auxiliar à molecada daqui que gosta de ler e pesquisar”, declara Josimar Crespan, gestor da EM Agrotécnica Padre André Capelli, em Dourados.

“A gente tinha um parquinho, porém eram brinquedos doados e bem simples, então o novo parquinho vai fazer a diversão das crianças na hora do intervalo. Temos um espaço chamado Campo Experimental onde trabalhamos com horta, pomar, e criação de animais, além de um projeto chamado Sabor da Terra, em que fazemos uma exposição de culinária com receitas tradicionais e de fora, mas que são feitas com a produção da aldeia, como mandioca, batata, abóbora e milho. O modelo novo de horta suspensa vai ser uma forma inovadora de mostrar para os alunos como manejar a terra e cultivar hortaliças, que servirão como merenda e como uma maneira pedagógica de conscientizar sobre alimentação saudável”, relata o diretor da EMI Nãndejara Polo, em Caarapó, Lídio Cavanha Ramires.

“Enquanto educadora, é um sonho que se torna realidade e que vai refletir na vida dessas crianças, que são em sua maioria humildes, de uma comunidade indígena, que às vezes nunca tiveram acesso a uma brinquedoteca e a um parquinho. Elas são merecedoras, pois acordam de madrugada para pegar o ônibus escolar e enfrentam quilômetros e quilômetros de estrada para chegarem às 7h na escola, que antes não tinha esse espaço de lazer. São muitas rugosidades geográficas para essa criança conseguir frequentar as aulas, então a instalação do projeto é muito gratificante para toda a comunidade”, comenta a diretora da Escola Polo Municipal Rural, em Ponta Porã, Graça de Deus, Valdelice Pereira da Silva.

“Continuamos mais um ano com o compromisso de fortalecer a educação. Acreditamos que o Projeto Escola Transforma vem proporcionando melhorias dentro das escolas nas cidades que atuamos, além de apoiar na qualificação pedagógica para que gerem impactos positivos no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes dessas comunidades. Em 2023, estamos presentes em 30 cidades  com mais de 55 escolas no projeto, e estamos levando voluntariado para contribuir ainda mais nas ações que estamos realizando. Esse ano, nosso foco está em escolas rurais, pois acreditamos que o impacto que iremos causar será ainda maior nessas comunidades”, explica a gerente de sustentabilidade e responsabilidade social da Nutrien na América Latina, Rita Moreno.

Impacto social – Todas as iniciativas do projeto Escola Transforma são pautadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que são um apelo global construído pela ONU e seus parceiros em prol da Agenda 2030 para geração de impacto social e garantia de um futuro melhor e mais sustentável para todos. As escolas rurais ganham atenção especial do projeto por apresentarem um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mais baixo que as demais. A meta do projeto é, até 2024, atender mais de 50 escolas em todo o país.

“O Instituto Cuidare valoriza o potencial transformador das escolas rurais, quilombolas e indígenas. Atuamos de forma colaborativa e em rede. Através do projeto Escola Transforma, promovemos melhorias nas estruturas e oferecemos formação, envolvendo a sociedade e o poder público para assegurar uma educação básica de qualidade. Acreditamos no compromisso coletivo com a educação, pois enxergamos na escola tanto o presente quanto o futuro de um país”, afirma Kátia Rocha, presidente do Instituto Cuidare.

Mais de 30 mil alunos – Com a próxima rodada de entregas, o projeto ganhará o incremento de mais 10 salas de leitura que se somarão às 35 já entregues, totalizando 45. O projeto também vai inaugurar mais 12 novas hortas, além das 40 já implantadas, totalizando 52. Serão entregues ainda nove novos parquinhos, além dos 39 já instalados, perfazendo 48. Já o número de brinquedotecas passará de seis para sete. Além disso, até hoje já foram doados 14.600 livros e quatro quadras esportivas foram reformadas por meio do projeto. Ao todo, são 55 escolas beneficiadas e mais de 30 mil alunos.

Fonte: Assessoria

 

Prazo para manifestar interesse na lista do ProUni acaba nesta terça-feira

O prazo para manifestar interesse em participar da lista de espera para o segundo semestre do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2023 está aberto. Os interessados em continuar concorrendo a uma das bolsas integrais e parciais de estudo em cursos de graduação nas instituições privadas de educação superior devem fazer sua manifestação no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior até esta terça-feira (15).

A lista de espera com o nome dos candidatos participantes será disponibilizada para as instituições de ensino na sexta (18). A classificação dos estudantes é feita de acordo com as opções e notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por modalidade de concorrência, que podem ser de ampla concorrência, ou de políticas afirmativas, como para pessoa com deficiência, autodeclarados indígenas, pardos ou pretos.

Documentos

Entre os dias 21 e 28 de agosto, os candidatos classificados na lista de espera terão que apresentar a documentação para comprovar as informações apresentadas na inscrição. Essa etapa deverá ser feita na própria instituição de ensino, conforme a documentação prevista no edital, para comprovação de formação do ensino médio, pessoa com deficiência e formação para o magistério da educação básica.

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou 276.566 bolsas para o segundo semestre de 2023. Dessas, 215.530 são integrais e 61.036 são parciais, ou seja, cobrem 50% do valor da mensalidade dos cursos de graduação ou sequenciais de formação específica.

Fonte: Assecom

Escola Municipal Dr. Nelson de Araújo ganha prêmio de 80 mil reais do Programa MS Alfabetiza

O evento, que aconteceu no dia 28 de junho, em Campo Grande, faz parte do Programa MS Alfabetiza, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SED). Foram contempladas 60 escolas, sendo 30 classificadas como “Escola Destaque”, e cada uma recebeu a contribuição financeira de R$ 80 mil, e 30 outras como “Escola Apoiada”, que receberam o prêmio de R$ 40 mil cada. No total, o governo realizou um aporte financeiro de R$ 3,6 milhões.

O programa foi criado em 2021, e implantado em 2022, nas redes públicas de ensino que fizeram adesão. São desenvolvidas várias iniciativas de formações continuadas, realização de avaliações, acompanhamento dos indicadores e fortalecimento na cooperação entre Estado e municípios, bem como a oferta de material didático complementar.

A escola Dr. Nelson de Araújo aderiu ao programa e, também, ao Programa de Recuperação do Aprendizado (PRA) desenvolvido pela Rede Municipal de Ensino do município. Com as práticas propostas, a escola conseguiu auxiliar aos alunos que estavam em defasagem de aprendizagem por conta das aulas remotas realizadas durante a pandemia de covid-19.

Conforme dados passados pela escola, a classificação em 12º lugar se deu após a realização da avaliação do programa estadual, em Língua Portuguesa. Com esse resultado, a escola se posicionou com o melhor resultado do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 6,7, para os alunos do 5º ano, e o melhor resultado do Sistema de Avaliação da Educação da Rede Pública de Mato Grosso do Sul (SAEMS), com proficiência de 670, para alunos do 2º ano.

Segundo a diretora Marinei Cristina Suguiura Mendes, esse resultado é a soma de esforços de toda a comunidade escolar – alunos, família e os profissionais da educação – principalmente dos professores alfabetizadores que cumpriram todas as etapas dos programas com dedicação e afinco.

Crédito: Anita Tetslaff/Folha de Dourados

Inscrições para o Fies podem ser feitas até as 23h59 de hoje

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terminam às 23h59 desta sexta-feira (10). O programa do Ministério da Educação (MEC) proporciona cursos de graduação de estudantes que não têm condições de pagar as mensalidades das faculdades da rede de ensino privada.

Como se trata de um empréstimo, ao concluir o curso o beneficiário terá de pagar a dívida. Segundo o MEC, serão oferecidas 67 mil vagas no primeiro semestre, de um total de 112 mil para este ano.

Para fazer a inscrição, o interessado deve acessar Portal Único de Acesso ao Ensino Superior que também reúne informações e resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). Os candidatos terão que indicar três opções de cursos de graduação.

Critérios

Para pleitear o financiamento, o estudante deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 a 2022, com média nas notas igual ou superior a 450, e não pode ter zerado a redação. Os candidatos também precisam comprovar renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa.

Estudantes que têm bolsa parcial do Prouni podem participar do processo seletivo do Fies e financiar a parte da mensalidade não coberta pela bolsa, desde que se enquadrem nas condições previstas no edital do processo seletivo.

Consulta

Para verificar as instituições e opções de vagas disponíveis, basta acessar o Portal Acesso Único e clicar no botão “Consultar oferta de vagas”. Serão exibidas as vagas disponíveis por estado, município, nome do curso, conceito do curso no MEC e, opcionalmente, é possível escolher a instituição de ensino e o local de oferta.

Calendário do Fies

Inscrições: 7 a 10 de março

Resultados (pré-selecionados): 14 de março

Complementação das inscrições dos pré-selecionados: 15 a 17 de março

Convocação da lista de espera: 21 de março a 18 de maio

Fonte: Agência Brasil

Matrículas de aprovados na primeira chamada do Sisu começam hoje

Estudantes aprovados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2023 podem fazer a matrícula. O prazo começa nesta quinta-feira (2) e segue até a próxima quarta-feira (8). A lista de aprovados está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Foram disponibilizadas, ao todo, 226.399 vagas para cursos de graduação, em 128 instituições públicas participantes, sendo 63 universidades federais. Puderam se candidatar os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com nota superior a zero na prova de redação e que não realizaram a prova na condição de treineiro.

Lista de espera

O prazo para participar da lista de espera começou a valer na última terça-feira (28) e segue também até o dia 8. A convocação dos candidatos da última etapa, por parte das universidades, está prevista para ocorrer a partir de 13 de março.

O Sisu reúne, em um sistema eletrônico gerido pelo Ministério da Educação, as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo a maioria ofertada por instituições federais (universidades e institutos).

O sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Enem. Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, eles são selecionados por ordem de maior classificação, em cada uma das duas edições anuais do Sisu.

Fonte: Agência Brasil

Inscrições para o Sisu do primeiro semestre terminam na sexta-feira

As inscrições para o primeiro processo seletivo de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terminam na próxima sexta-feira (24). Os interessados devem se inscrever pelo site oficial do Sisu até as 23h59, horário oficial de Brasília, por meio do login da conta gov.br, o sistema de serviços digitais do governo federal.

Nesta edição do programa são ofertadas 226.399 vagas em 128 instituições públicas, sendo 63 universidades federais. Para participar, o candidato deve ter feito a edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter obtido nota acima de zero na prova de redação.

O estudante poderá se inscrever no processo seletivo do Sisu em até duas opções de vaga com a possibilidade de alterar as opções durante todo o período de inscrições, sendo validado o último registro no sistema. Não é permitida a inscrição em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e local de oferta.

O resultado da seleção, com a divulgação das notas de corte, será no dia 28 de fevereiro. O candidato deverá realizar a matrícula ou o registro acadêmico na instituição para a qual foi selecionado no período de 2 a 8 de março. Os dias, os horários e os locais de atendimento serão definidos por cada instituição de ensino em seu edital próprio.

Lista de espera

O processo seletivo do Sisu é feito por uma única chamada, mas é possível disputar uma vaga por meio da lista de espera. O prazo para manifestar interesse na lista de espera vai de 28 de fevereiro a 8 de março.

Nessa fase, o candidato deverá indicar apenas um dos dois cursos escolhidos anteriormente. A manifestação de interesse na lista de espera assegura ao estudante apenas a expectativa de direito à vaga ofertada no âmbito do Sisu, sendo que a matrícula ou o registro acadêmico estão condicionados à existência de vaga e ao atendimento de todos os requisitos legais e regulamentares.

Além disso, o estudante selecionado em uma de suas opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter realizado sua matrícula na instituição para a qual foi selecionado.

A publicação das vagas remanescentes para a lista de espera será feita pelas próprias instituições de ensino.

Sisu

O Sisu é o programa do Ministério da Educação (MEC) para acesso de estudantes a cursos de graduação em universidades públicas do país, sejam elas federais, estaduais ou municipais. As vagas são abertas semestralmente por meio de um sistema informatizado que executa a seleção dos estudantes com base na nota do Enem.

As vagas ofertadas também são distribuídas conforme a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) que determina que as instituições federais de educação superior vinculadas ao MEC reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, sendo metade delas reservadas para aqueles oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita.

As instituições podem adotar as próprias políticas e ações, como vagas reservadas e aplicação de bônus sobre a nota do candidato que atenda ao perfil indicado pela instituição. De acordo com as especificações da instituição, o Sisu faz o cálculo automaticamente e gera uma nova nota.

Além do Sisu, as notas do Enem podem ser usadas para acessar o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em instituições privadas, e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que facilita o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior. O MEC divulga editais específicos para cada um desses programas.

Fonte: Agência Brasil

Aulas da Rede Estadual de Ensino começam depois do Carnaval

O Calendário escolar da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul foi divulgado e os alunos voltam às aulas no dia 23 de fevereiro. Entretanto, dez dias antes, no dia 13 do próximo mês, os professores voltam às escolas para jornada formativa.

Segundo o calendário divulgado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (24), os professores trabalham do dia 13 ao dia 17 (de segunda a sexta-feira) e folgam nos dias 20, 21 e 22, devido ao Carnaval.

Sendo assim, as aulas começam na quinta-feira efetivamente, com os alunos em sala. Ainda segundo o calendário, em março não tem feriado. Apenas em abril, nos dias 6 e 7, quinta e sexta-feira, pela Paixão de Cristo. Dia 21 de abril é feriado de Tiradentes, com isso, não terá aula na penúltima sexta-feira de abril.

Maio inicia com feriado. Segunda-feira é dia do trabalhador, portanto, não terá aula. Já em junho, no dia 8, dia de Corpus Christi, é feriado e o governo vai emendar no dia 9, cai numa quinta e sexta-feira. No dia 13, é feriado municipal em Campo Grande e apenas os professores lotados na Capital estarão de folga.

As férias de julho começam no dia 17 e encerram dia 31. Portanto, o mês terá apenas 11 dias letivos. As aulas voltam em 1º de agosto, mas o feriado para comemorar o aniversário de Campo Grande cai num sábado, por isso, não terá folga para os alunos.

No mês em que é comemorado o Dia da Independência do Brasil, setembro terá duas folgas: 7 e 8, quinta e sexta-feira. Já a semana do saco cheio em outubro vai dos dias 9 a 13.

Por fim, em novembro há dois feriados. O dia de Finados cai numa quinta-feira e será emendado com sexta-feira, dias 2 e 3. A comemoração da Proclamação da República, dia 15, será na quarta-feira.

Crédito: Renata Volpe

Do CAMPO GRANDE NEWS

Prazo para dispensa de prova do Enade 2022 termina sexta-feira

Termina na próxima sexta-feira (20) o prazo para estudantes e instituições de educação superior apresentarem a solicitação de dispensa da prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022. O pedido, contendo a justificativa para a ausência no exame, deve ser feito por meio do Sistema Enade.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é preciso comprovar o motivo da falta, mediante documentação, conforme as exigências previstas em edital. “O estudante pode solicitar a dispensa da prova, mas precisa ter cumprido o requisito de preencher o Questionário do Estudante”, informou, em nota, o Inep.

Entre as situações previstas como justificativas de ausência estão acidente, assalto, casamento, extravio, perda, furto ou roubo de documento de identificação, luto, questões relacionadas à saúde, à maternidade ou à paternidade, bem como compromissos profissionais e privação de liberdade.

Ainda segundo o instituto, casos de ausência decorrentes de motivos pessoais ou profissionais devem ser registrados pelos estudantes e analisados pelos respectivos coordenadores de curso. “Já os casos de ausência por compromissos acadêmicos vinculados ao curso avaliado devem ser registrados pelos coordenadores e analisados pelo Inep”, acrescentou.

No caso das instituições de ensino superior, é também possível – aos coordenadores de curso – registrar declarações referentes a estudantes que não foram inscritos no período previsto, deixaram de ser informados pela instituição sobre sua inscrição; não tiveram indicação correta do polo de apoio presencial, não tiveram seu município de prova alterado em decorrência de mobilidade acadêmica ou foram inscritos indevidamente.

“Pessoas com o pedido de dispensa deferido serão automaticamente regularizadas no que diz respeito ao Enade 2022, desde que não tenham pendências em relação ao Questionário do Estudante. A lista de regulares pode ser conferida no Sistema Enade pelos coordenadores de curso e procuradores educacionais institucionais”, informou o Inep.

Provas dos vestibulares 2023 da UFGD serão aplicadas em 5 de fevereiro

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) realizará, em 5 de fevereiro, das 13h às 18h30, as provas objetiva e de redação para os candidatos de três vestibulares: o Vestibular 2023, que seleciona para 33 cursos, e os específicos para Licenciatura em Letras-Libras EAD e para Licenciatura em Educação do Campo (LEDUC).

As provas serão aplicadas nas cidades de Dourados, Campo Grande, Coxim, Três Lagoas, Naviraí e Corumbá. Esses municípios envolvem todas as regiões de Mato Grosso do Sul e algumas fazem fronteira com municípios dos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso, o que facilita o acesso aos candidatos que moram dentro e fora de MS. A exceção é o vestibular para Licenciatura em Letras-Libras EAD, que terá provas somente em Dourados. De acordo com o cronograma, o ensalamento será divulgado em 19 de janeiro, depois das 17h.

São 6.177 inscritos para 1.072 vagas oferecidas em 35 cursos de graduação. A lista com as inscrições aceitas e recusadas, por curso e forma de ingresso (ampla concorrência ou reserva de vagas) e o edital com o resultado da solicitação de atendimento diferenciado (sala para amamentação, ledor, transcritor, sala térrea, etc.) foram publicados na última sexta-feira (06/01), na página de cada processo seletivo.

 SISU

Quem teve a inscrição indeferida, mas fez o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) em 2022, pode inscrever-se gratuitamente no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), de 16 a 24 de fevereiro, para concorrer a uma vaga na UFGD. Por meio do Sisu, a universidade oferece 924 vagas em 32 cursos, divididas entre ampla concorrência (454 vagas) e cotas sociais pela Lei nº 12.711/2012 (470 vagas). O Sisu é organizado pelo Ministério da Educação (MEC) e as orientações para inscrição estão no portal: https://acessounico.mec.gov.br/

 CURSOS

Por meio desses três vestibulares, a UFGD irá selecionar candidatos interessados nas mais variadas profissões, por meio dos cursos de: Administração, Agronomia, Artes Cênicas, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Física, Geografia, Gestão Ambiental, História, Letras, Letras-Libras EAD (Bacharelado), Letras-Libras EAD (Licenciatura), Licenciatura em Educação do Campo, Matemática, Medicina, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Química, Relações Internacionais, Sistemas de Informação e Zootecnia.

Todos os cursos são gratuitos, ou seja, não é necessário o pagamento de nenhuma mensalidade.
Outras informações sobre conteúdo programático, manifestações artísticas que estarão nas questões da prova objetiva e documentos necessários para a matrícula estão disponíveis na página de cada vestibular:

 Página do Vestibular 2023 (geral):

https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/processo-seletivo-vestibular-psv/psv-2023

Página do Vestibular para Licenciatura em Letras-Libras EAD 2023:

https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/letras-libras-ead-licenciatura/psv-letras-libras-2023

Página do Vestibular para Licenciatura em Educação do Campo 2023:

https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/licenciatura-em-educacao-do-campo-psleduc/psleduc-2023

Fonte: Assessoria

Inscrições para o ProUni começam na próxima segunda-feira

Começa na próxima segunda-feira (1º) e vai até o dia 4 de agosto o período de inscrição na edição do segundo semestre de 2022 do Programa Universidade para Todos (Prouni).

Podem participar estudantes interessados em bolsas de estudo parciais, de 50%, ou integrais, de 100%, em diversas universidades privadas, desde que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e atingido, no mínimo, a média de 450 pontos em cada matéria do exame. Além disso, o estudante não pode ter zerado a prova de redação e nem ter participado como treineiro.

Segundo o edital do ProUni, o resultado com a lista dos candidatos pré-selecionados estará disponível na página oficial do Programa e será constituído de duas chamadas sucessivas. A 1ª chamada será no dia 8 de agosto e a 2ª chamada em 22 de agosto de 2022.

Novidades

Uma das novidades desta edição é que a inscrição deverá ser feita por tipo de modalidade de concorrência, que são: ampla concorrência e ações afirmativas. Com isso haverá ainda uma ordem de prioridade para a classificação dos candidatos inscritos conforme cada modalidade escolhida.

Outra mudança é a ampliação dos critérios de origem escolar do estudante que deseja disputar as bolsas do Prouni. A classificação observará a modalidade de concorrência escolhida pelo estudante em sua inscrição por curso, turno, local de oferta, instituição, e dentro de cada modalidade deverá ser obedecida a ordem decrescente das notas do Enem e, segundo o Edital, priorizada a seguinte ordem:

– professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, se for o caso e se houver inscritos nessa situação;

– estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;

– estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

– estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;

– estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; 

– estudante que tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.

Renda

Para participar do processo o candidato deve preencher alguns critérios como as exigências de faixas de renda per capita: até 1,5 salário mínimo, para bolsa integral; e até 3 salários mínimos, para bolsa parcial que representa 50% do valor da mensalidade do curso.

Segundo o Ministério da Educação, a classificação dos estudantes inscritos nos processos seletivos do ProUni considerará as notas obtidas nas duas últimas edições do Enem, imediatamente anteriores ao processo seletivo do ProUni para ingresso em curso de graduação ou sequencial de formação específica.

A lista de critérios para a inscrição exige ainda que o candidato à bolsa seja brasileiro, não portador de diploma de curso superior que tenha participado do Enem em qualquer das duas últimas edições e que atenda a pelo menos uma das condições a seguir:

I- estudante que tenha cursado:

– o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
– o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
– o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
– o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; e
– o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;

II – estudante pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; e

III – professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica, independentemente da renda a que se referem os §§ 1º e 2º do art. 1º da Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005.

Fonte: Agência Brasil

Projeto da UFGD desconstrói estereótipos indígenas entre adolescentes de escolas públicas

Estudantes do curso de História da UFGD têm realizado, desde 2018, projetos educativos em escolas públicas de Dourados e Caarapó, apresentando informações sobre a história e cultura indígena.

Um trabalho que integra ensino, pesquisa e extensão, estreitando as relações entre universidade e escola e abrindo a possibilidade da construção de um conhecimento histórico em conjunto.

Trata-se do projeto de extensão “Aproximando universidade/escola e teoria/prática: oficinas de história e cultura indígena nos campos de estágio”, que desenvolve um espaço de promoção e articulação entre os conteúdos teórico-metodológicos ensinados/aprendidos durante o curso de Licenciatura em História e a realidade de ensino das escolas, reduzindo as distâncias que separam a teoria da prática e contribuindo para a formação dos futuros professores e historiadores.

As ações são focadas especialmente no combate aos preconceitos e na desconstrução de mitos e estereótipos existentes em relação aos indígenas do Brasil, trazendo a historicidade desses povos e a compreensão da sua diversidade cultural, colaborando no atendimento à Lei 11.645/2008 (que tornou obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena no país).

A escolha por escolas de Dourados e região não é por acaso, uma vez que os espaços urbanos são ocupados por muitas famílias indígenas que buscam diferentes formas de sobrevivência. De acordo com Éder Novak, coordenador do projeto e docente na Faculdade de Ciências Humanas (FCH) da UFGD, essas famílias encontram-se em condições de miserabilidade e são vistas de forma preconceituosa por parte dos moradores não indígenas, e isso acontece justamente devido à falta de conhecimento.

“Esse trabalho contribui para gerar nos alunos um novo olhar sobre os indígenas, suas histórias e suas culturas. É o primeiro passo para a mudança dessa realidade marcada por intolerância, preconceito, ignorância e violência contra os povos indígenas no Brasil”, defende o professor Éder.

SOBRE O PROJETO

Nos dois primeiros anos do projeto, 2018 e 2019, participaram 23 alunos da graduação e sete da pós-graduação em história, da linha de pesquisa “História indígena e do indigenismo”, além de três docentes do curso.

Foram atendidos, nesse período, 1.056 alunos da rede pública de ensino. Em 2021 e parte de 2022, a metodologia foi adaptada, em virtude da pandemia, com a criação de um canal no Youtube e a gravação das oficinas, além do desenvolvimento das atividades, banners e questionários de forma on-line.

Agora, as atividades já retornaram ao formato presencial. Também foi desenvolvida uma coletânea, que deve ser distribuída em escolas estaduais do Mato Grosso do Sul.

Já participaram do projeto as seguintes escolas estaduais de Dourados: Min. João Paulo dos Reis Veloso, Floriano Viegas Machado, Rita Angelina Barbosa Silveira e Prof. José Pereira Lins. Em Caarapó, o projeto foi levado para a EE Cleuza Aparecida Vargas Galhardo.

Fonte: Assessoria

Sob benção de rezadores guarani kaiowá, nova gestão toma posse na UFGD

Em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (04/07), tomaram posse de maneira simbólica o reitor e a nova equipe da alta gestão da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Nomeado para o cargo no último dia 22 de junho, o professor Jones Dari Goettert assumiu a Reitoria da instituição por ser um dos componentes da lista tríplice que, há três anos, aguardava andamento em instância superior.

Com uma benção inicial concedida por rezadores guarani kaiowá das aldeias Panambizinho e Jaguapiru, de Dourados, o reitor, ladeado pela vice-reitora Claudia Lima e pelo professor Etienne Biasotto – primeiro colocado da lista tríplice –, abriu o principal portão do prédio da Unidade 1 da UFGD, simbolizando a entrada da nova gestão na instituição. Acompanhados pelo grande público que assistia à cerimônia, o grupo caminhou até o Cineauditório, onde foi dada continuidade ao evento.

Diante de cânticos tradicionais indígenas, técnicos administrativos, professores, estudantes e membros da comunidade externa lotaram o local, onde a professora Liane Maria Calarge, reitora da UFGD entre 2015 e 2019, abriu os discursos, agradecendo aos servidores que batalharam durante os três anos de intervenção para que a universidade continuasse funcionando. “Agradeço a todos que trabalharam para que hoje tenhamos esse dia e tenho certeza que com o trabalho de todos faremos a Universidade Federal da Grande Dourados uma grande universidade”, disse, chamando à palavra o professor Etienne Biasotto.

Fortemente aplaudido, o docente, que venceu as eleições de 2019, tanto na consulta prévia como no Colégio Eleitoral, afirmou que a educação e a democracia são irmãs gêmeas e que, quando a democracia é atacada, a educação pública sofre consequências fatais. “Digo a vocês com muito alívio, hoje é um dia muito feliz. Foram 1.107 dias de muito trabalho e muito otimismo para superarmos todas as dificuldades que tivemos. Agora, iniciamos uma nova etapa com a gestão do professor Jones, gestão que deverá reconstruir a UFGD, mantendo diálogo constante com todos os setores e as unidades da instituição”, afirmou, emocionado, passando a palavra à professora Claudia Lima, sua vice na chapa que venceu as últimas eleições.

“É um momento histórico da nossa universidade, do qual tenho o prazer em fazer parte. Após mais de mil dias de luta, nossa querida e amada universidade volta a sorrir. E é com esse sorriso que eu quero que a UFGD caminhe nesses próximos quatro anos. Não me cansarei de chamar o Jones de magnífico. Finalmente voltamos a ter a autonomia e a democracia respeitadas em nossa universidade”, comemorou a professora, agora vice-reitora da UFGD.

UFGD DE TODAS E DE TODOS

Após agradecer às mais de 230 pessoas presentes na cerimônia, o novo reitor da UFGD iniciou sua fala solicitando a todos um momento de silencio para, em seguida afirmar que o silêncio, a partir de agora, deve ir embora, em referência ao período de instabilidade causado pela não nomeação do reitor eleito em 2019. “Agora todas as vozes se escutam, retomando o lugar da escuta, o lugar da fala. O silêncio precisa para sempre ir embora. Assim como toda a relação de intervenção que impossibilita plenas relações de empatia, cuidado e vida. A UFGD é de todas e de todos. Intervenção, nunca mais”, manifestou o docente.

“É nessa perspectiva que o dia de hoje se levanta, em unidade entre retomada para todas e todos da UFGD e todos os guardiões a nos cuidar, proteger e nos guiar. Não queremos um norte. Não queremos o Norte, mas os ‘suls’, a ‘sulear’ este momento, em direção a articular pesquisa, ensino, extensão, acesso, permanência, diversidade, multiplicidade, inovação, ciência e tecnologia, a terra vermelha onde habitamos e que nos habita e todas as outras terras e territórios da Grande Dourados, de um Mato Grosso do Sul a encostar-se junto ao Paraguai e à Bolívia, entre o rio Paraguai e o rio Paraná, entre fronteiras que precisam unir mais que separar”, declarou o reitor.

Após o discurso, amplamente ovacionado, o professor recepcionou no palco os servidores que assumirão as funções de pró-reitores no próximo quadriênio. Ao todo, sete pró-reitorias constituem a alta gestão da universidade: Pró-reitoria de Administração (PRAD), Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PROAE), Pró-reitoria de Avaliação Institucional e Planejamento (PROAP), Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX), Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP), Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD) e Pró-reitoria de Ensino de Pós-graduação e Pesquisa (PROPP).

Além dos pró-reitores, o reitor chamou ao palco a professora Maria Alice de Miranda Aranda, diretora eleita da Faculdade de Educação (FAED) da UFGD, cuja posse também foi judicializada em 2019, estando o órgão com gestores pro tempore desde então.

POSSE OFICIAL

O Termo de Posse oficial como reitor da UFGD, enviado pelo Ministério da Educação, foi assinado pelo professor Jones Dari Goettert digitalmente na última sexta-feira (01/07). Durante esta semana, há a previsão de que sejam publicadas em Boletim de Serviço as nomeações dos novos pró-reitores e de outros integrantes das equipes administrativas da universidade.

Fonte: Assessoria