segunda-feira, 6 de maio de 2024

Jornalista Vaner Matos se prepara para lançar ficção que aborda um polêmico experimento social

Compartilhar

Jornalista caarapoense Vaner Matos (Foto: Divulgação)

O jornalista caarapoense Vaner Matos organiza os últimos detalhes para o lançamento de seu primeiro livro. A obra literária de ficção, publicada pela Biblio Editora, com o título de “O Rapto: aborda um polêmico experimento social” cujo enredo gira em torno de um professor aposentado que raptava andarilhos e usuários de drogas com a finalidade de recuperá-los.

Em 278 páginas, o autor narra a saga de um homem que após perder seus dois filhos para as drogas e a esposa que, não suportando a dor da perda acabou cometendo suicídio. O escritor utiliza-se dessa fatalidade e dá um novo rumo à vida do professor solitário, que após ser premiado com um expressivo valor pela Mega Sena constrói um centro de recuperação clandestino e passa a raptar quem ele chama de “invisíveis da sociedade”.

O autor brinca com o choque de realidade e a ficção, deixando o leitor confuso. Pois de lado, aborda a fragilidade das políticas sociais para um grupo de pessoas que vive em vulnerabilidade social, do outro, a ficção, dando vida ao personagem principal que ferindo princípios, ética, normas e leis, rapta esses “invisíveis” das ruas e tenta provar que seu método de recuperação por meio da leitura funciona. Seu ponto de apoio para a façanha é: “O fim Justifica os Meios”.

O escritor afirmou que, embora seja um gênero literário de ficção a obra gera muitas discussões e reflexão no campo jurídico, social e da psicologia. “Por isso fiz questão de apresentá-la a profissionais dessas três áreas. Inevitavelmente e diga-se, de forma já esperada, houve muitas críticas técnicas quanto à abordagem e a forma como a trama acontece, pois realmente o desfecho do livro fere, diretamente, os princípios dessas três áreas. Mas o clímax do livro é exatamente este. Tem que ler para tirar as conclusões”, disse Vaner Matos.

O lançamento acontecerá no dia 6 de outubro, às 19h, na Câmara Municipal de Caarapó.

Fonte: Assessoria

Últimas notícias