sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Lei de Mauricio Lemes cria a Semana de Conscientização da Prevenção de Queimaduras

Em junho será realizada audiência pública na Câmara Municipal sobre o tema

Compartilhar

Mauricio Lemes reforça a necessidade de criar mecanismo de prevenção envolvendo acidentes domésticos (Foto: Francielle Grott/CMD)

Foi aprovado durante a sessão ordinária desta segunda-feira, 21, o Projeto de Lei 059/2024, de autoria do vereador Mauricio Lemes (PSB), que institui e inclui no calendário oficial de eventos, o Dia e a Semana Municipal de Conscientização da Prevenção de Queimaduras.

Segundo justifica o projeto, a lei aprovada por unanimidade dos vereadores, tem o propósito de sensibilizar, informar e capacitar a população a adotar medidas preventivas, reduzindo assim o número de acidentes e protegendo a saúde e o bem-estar de todos os cidadãos.

Em seu discurso, na Câmara, o vereador fez um relato de um acidente ocorrido em Dourados, em novembro de 2022, durante uma festa de casamento, onde uma criança sofreu um acidente no momento que servia o jantar próximo ao réchaud (utensílio usado para manter o alimento aquecido), no buffet.

Na tribuna, Mauricio leu uma carta escrita pelos pais da menina, que hoje tem 9 anos, que relata detalhes do acidente que resultou em queimaduras graves e as dificuldades enfrentadas no tratamento que se prolongou em 73 dias de internação na Santa Casa de Campo Grande.

Família vítima de acidente em buffet acompanhou votação do Projeto de Lei, durante sessão, na Câmara (Foto: João Pires)

A votação do projeto foi acompanhada pela família da vítima, que comemorou a aprovação da lei. “Isso representa uma vitória muito grande, pois nós queremos que o caso que ocorreu com a nossa filha, não aconteça com ninguém. Só um fato de ter um dia para ser lembrado, isto já desperta nas pessoas o cuidado, não só aquele cuidado que você tem que ter dentro de casa, mas também com os outros”, considera o pai Cleber Paulino de Castro.

Já a mãe Katia Regina, afirma que o acidente com sua filha não foi doméstico e faz um alerta e enfatiza a necessidade de treinamentos de prevenção nas escolas. “Na semana que antecedeu o ocorrido, na escola em que ela estuda foram realizadas palestras sobre primeiros socorros e com isso ela soube como agir corretamente, até ser socorrida por um dos convidados na festa”, disse.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

No próximo mês, no dia 11 de junho, por proposição do vereador Mauricio, será realizada uma audiência pública, na Câmara de Dourados, relacionada ao tema. “O evento será uma oportunidade de discutirmos políticas públicas com relação à prevenção de acidentes domésticos envolvendo crianças e tratamento de pessoas vítimas de queimaduras”, enfatiza o vereador.

Fonte: Assessoria

Últimas notícias