quarta-feira, 24 de abril de 2024

Mato Grosso do Sul produziu 32.390 toneladas de peixes em 2020

O cenário para criação de peixes no estado é animador

Compartilhar

Houve um crescimento de 8,7% entre 2019 e 2020, atingindo valores de 32.390 toneladas (Foto: Divulgação)

Mato Grosso do Sul sempre foi um estado pujante no setor agrícola e agropecuário, mas a criação de peixes nem sempre era feita de forma apropriada. Com o passar dos anos a criação de pintados e peixes redondos foi dando lugar para a produção de tilápias, e embora seja possível encontrar ambas as espécies no mercado, a criação e comercialização de tilápias têm ficado cada vez mais em evidência e ganhado cada vez mais adeptos.

De acordo com o levantamento da Associação Brasileira da Piscicultura, a produção de peixes no Brasil atingiu a cifra de 802.930 toneladas de peixes, um crescimento de 5,9% em relação ao ano anterior.

Quando falamos da produção de peixes do estado de Mato Grosso do Sul, houve um crescimento de 8,7% entre 2019 e 2020, atingindo valores de 32.390 toneladas, impulsionado praticamente pela tilápia, com uma produção de 29.090 toneladas.

O cenário para criação de peixes no estado é animador. Com grande potencial hídrico, matérias-primas para elaboração de rações e material humano necessário para as atividades, é possível sonhar com a duplicação desses números em poucos anos. Com a intensificação da produção aliada às tecnologias e pessoal capacitado é possível sair de uma produção de 10 para 50 toneladas por hectare, um incremento considerável na produção.

O estado de Mato Grosso do Sul possui uma legislação ambiental que permite a pequenos produtores um licenciamento simplificado, o que facilita ainda mais para iniciar nas atividades.

A Universidade Federal da Grande Dourados, por meio do curso de Engenharia de Aquicultura, forma profissionais capacitados para atender às demandas dos produtores e do mercado como um todo, contribuindo para uma produção mais segura e sustentável .

Por fim, diversas empresas, de alevinos, engorda, frigoríficos, fábricas de ração e insumos em geral estão instaladas nas diversas localidades do estado. Portanto, diversos aspectos nos permitem dizer que essa será a década do peixe no estado do Mato Grosso do Sul.

Crédito: Profº Dacley Hertes Neu
Curso de Engenharia de Aquicultura (UFGD)

 

Últimas notícias