Gabriel Medina mostrou a potência do Time Brasil e, com a maior nota por onda individual na Olimpíada, garantiu a classificação para as quartas de final do surfe dos Jogos de Paris nesta segunda-feira, 29. João ‘Chumbinho’ Chianca segue na competição em busca da próxima fase da modalidade.
Pela bateria 5 das oitavas de final, Gabriel Medina reencontrou o rival que debochou de sua eliminação em Tóquio-2020, o japonês Kanoa Igarashi. Com uma sequência de boas ondas em Teahupo’o, no Taiti, Medina começou modesto, com a pontuação de 2.50 em sua primeira onda.
Logo em seguida, um tubo perfeito favoreceu o brasileiro, que arrancou a maior nota por onda individual nos Jogos Olímpicos de Paris: 9.90, somando 12.40 total. Kanoa, por sua vez, teve dificuldade em encontrar sequência e manteve baixas parciais, ficando longe da classificação.
Na quarta onda, Medina fez sua segunda melhor nota, 7.50, e totalizou 17.40 pontos. Kanoa, ainda com dificuldade, manteve a série com 3.67 e 3.37, totalizando 7.04 totais. No fim, deu Medina, que celebrou muito a vaga nas quartas de final do surfe.
“É um sonho competir as Olimpíadas nessas condições [do mar], nunca imaginei que a gente estaria mostrando para o mundo esse tipo de surfe porque não é sempre que a gente pega condições assim. (…) Sinto que é isso que faz sentido, é a melhor sensação que tem, hoje a gente ‘tá’ vivendo um sonho”, celebrou Medina após a vitória.
Mais cedo nesta segunda, Filipe Toledo, mais conhecido como Filipinho, foi eliminado dos Jogos pelo japonês Reo Inaba. O revés do bicampeão mundial aconteceu quando estava disputando as oitavas de final da competição.
Fonte: Portal Terra