Relator do inquérito que investiga um esquema de fraudes no INSS, o ministro André Mendonça foi sorteado para substituir Dias Toffoli na relatoria do Banco Master.
Dois casos que se comunicam, pois há suspeitas de fraudes praticadas pelo Master tanto no sistema financeiro como também na concessão de crédito consignado do INSS.
A escolha agradou integrantes da CPMI, mas gera tensão em grupos do Centrão.
A avaliação do presidente da CPMI do INSS, Carlos Viana, é que agora os trabalhos da comissão envolvendo investigações sobre o banco Master devem ganhar mais apoio do Supremo Tribunal Federal.
Dias Toffoli havia retirado da CPMI dados sigilosos sobre Daniel Vorcaro e seu banco, transferindo os documentos para o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
Agora, a expectativa da comissão é que André Mendonça possa devolver esses documentos para a comissão.
O ministro do STF tem adotado posições técnicas e reforçado as investigações em curso sobre as fraudes do INSS. O mesmo comportamento é esperado dele no comando do inquérito do Banco Master.
Próximos passos
André Mendonça, por exemplo, terá de decidir se as investigações das fraudes bancárias ficam no STF ou serão devolvidas para a Justiça Federal.
Ele deve analisar, porém, relatório que a Polícia Federal deve encaminhar com o nome de autoridades com foro privilegiado encontrados em conversas com Daniel Vorcaro e seu cunhado, Fabiano Zettel.
É esse relatório, a ser analisado por André Mendonça, que preocupa o Centrão, porque ele pode atingir nomes deste grupo que tinham relações políticas com Daniel Vorcaro e Fabiano Zettel.
Líderes partidários lembram que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, indicou nomes para o comando do fundo de pensão do Amapá, investigado pela PF por comprar títulos do Master.
Alcolumbre segurou a sabatina de André Mendonça por cinco meses, numa tentativa de que seu nome foi rejeitado. Amigos do ministro lembram que, na época, André Mendonça teve de ter muita resiliência para suportar toda a pressão e confiar que seu nome acabaria sendo aprovado, o que acabou acontecendo.
Fonte: Portal G1