quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Motoristas de aplicativos fazem doação de sangue em Dourados

Dourados conta com aproximadamente 300 motoristas, entre Uber e Urban.

Compartilhar

 João Pires

 

Saara Nunes conta que apesar do medo de agulha é doadora de sangue há 4 anos (Foto – João Pires)

 

Pelo menos 30 motoristas que trabalham por meio dos aplicativos Uber e Urban, estiveram hoje (29) pela manhã no hemocentro de Dourados para doar sangue. O propósito do grupo foi contribuir com o estoque de sangue, considerando que o hemocentro depende exclusivamente de doadores de todas as tipagens sanguíneas.

 

Segundo a profissional Saara Cantilio Nunes, a ideia da doação surgiu em um dos grupos de Whatsapp, onde quase 150 motoristas participam. “Com o frio dos últimos dias o número de doadores geralmente diminui e com isso decidimos contribuir para salvar vidas”, explicou.

 

Ela dirige há 7 meses por aplicativo Uber em Dourados, juntamente com outras 14 mulheres. “Somos um grupo unido e apesar de eu sentir um pouco de medo de agulha não poderia deixar de participar”, comentou ao Estado Notícias.

 

A professora Mari Elenice trabalha no aplicativo Uber no período da noite, quando não está lecionando (Foto – João Pires)

 

Outro exemplo de solidariedade é a professora Mari Elenice Pellin (43). Ela trabalha com Uber no período noturno, quando não está lecionando e disse que além de doar sangue também fez todos os procedimentos para doação de medula óssea. “Se cada um disponibilizasse um pouquinho do seu tempo, com certeza salvaríamos ainda mais vidas”, enfatizou.

 

Já o motorista Fábio Constante (58) conta que exerce a profissão há 6 meses pelo aplicativo Uber e destacou a iniciativa do grupo. “Tem gente que acha que só pensamos em nós, e isso não é verdade. E aqui demonstramos isso”, disse.

 

Fábio Constante é doador e destacou a iniciativa do grupo (Foto – João Pires)

 

Em Dourados são aproximadamente 300 motoristas que trabalham através dos aplicativos Uber e Urban. Esta é a primeira campanha de doação de sangue que os profissionais participam e segundo os motoristas que estiveram hoje no hemocentro a ideia é tornar frequente a iniciativa.

 

HEMOCENTRO

 

O hemocentro em Dourados está localizado na Waldomiro de Souza, 295, Vila Industrial. (atrás do Sesi). Atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30 e um plantão por mês no sábado.

 

Aos doadores de sangue a recomendação é evitar gordurosos no dia da doação, não ingerir bebidas alcoólicas pelo menos 12 horas antes, não fumar uma hora antes e após a doação, tomar café da manha antecipadamente e ingerir líquidos em maior quantidade antes e depois da doação.

 

Últimas notícias