João Pires

Motoristas que trabalham por aplicativo em Dourados, realizaram protesto na manhã desta quarta-feira (8), contra o valor da tarifa de 30% descontada no transporte de passageiros na plataforma Uber e também o valor muito reduzido cobrado aos clientes do aplicativo 99, resultando em menos lucro aos profissionais.
Eles fizeram um buzinaço no centro da cidade e passando pela avenida Marcelino Pires, na tentativa de chamar a atenção da sociedade quanto as dificuldades enfrentadas pela classe, principalmente com o valor de desconto na tarifa do Uber.
O motorista Ademir Almeida, explica que o Uber utiliza o desconto de 30% em cada chamada de usuários, ou seja, em uma corrida em que o valor mínimo cobrado ao passageiro é de R$ 6.75, com a tarifa desconto o motorista fica com R$ 4.50 de lucro.
Para Ademir, a utilização dos aplicativos Uber e 99 não são viáveis aos profissionais desta modalidade de transporte de passageiros, tendo em vista o valor da tarifa desconto e o preço reduzido nas corridas. “O fluxo de veículos por aplicativos na cidade de Dourados é bem inferior aos grandes centros onde o Uber tem maior procura, e por isso acredito que o valor da tarifa de desconto deveria ser diferenciado”, considera.

Concorrência
Em Dourados são pelos 500 motoristas que trabalham no transporte de passageiros por aplicativo. Além do Uber e 99 estes profissionais atendem outras plataformas locais.
No aplicativo 24 horas, por exemplo, o valor do desconto é de 10% aos motoristas cadastrados, além da tarifa diferenciada aos domingos, feriados e no período da madrugada.
((Matéria editada às 15h06 para correção de informações))