segunda-feira, 8 de setembro de 2025

‘Mutirão do CadÚnico’ atende quase mil pessoas na primeira etapa

Dourados conta com aproximadamente 10 mil cadastros que necessitam da atualização

Compartilhar

Centenas de famílias procuram atendimento no auditório da Prefeitura para atualizar o Cadastro Único (Foto: A. Frota)

Um total de 959 atendimentos foi realizado durante a primeira etapa do Projeto Cadastro Único em Ação desenvolvido pela Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com a equipe do Mais Social do Governo do Estado. O mutirão aconteceu de segunda (24) a sexta-feira (28), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM).

Conforme a Semas, foram 531 atendimentos previamente agendados, 368 encaixes e 60 encaminhamentos. Dos atendimentos agendados, 240 deixaram de comparecer. O mutirão teve como objetivo minimizar o índice de demanda reprimida nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Cadastro Único e acesso aos benefícios sociais de direitos ofertados pelos governos federal, estadual e municipal.

O projeto atingiu as metas estabelecidas pela Assistência Social. “Fiquei satisfeita com o resultado da primeira etapa do Projeto Cadastro Único em Ação. Conseguimos chegar no agendamento da primeira quinzena de maio e já estamos organizando a segunda etapa do mutirão para o mês de junho, com a expectativa de atendimento aproximado ou mais de 200 pessoas por dia, conforme orientação do prefeito Marçal Filho”, comenta a secretária de Assistência Social Shirley Flores Zarpelon.

Dos atendimentos realizados nesta primeira etapa, a maioria foi de famílias em busca de atualizar os cadastros do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do governo federal. Também houve boa procura pelos programas Mais Social e Energia Zero, do Governo de Mato Grosso do Sul, além do programa Siga Antenado.

O Projeto Cadastro Único em Ação é uma realização conjunta da Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), e Governo de MS, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos, com o intuito de diminuir a demanda reprimida de cadastros desatualizados.

Dourados conta hoje com aproximadamente 10 mil cadastros que necessitam da atualização. As próximas etapas do Projeto Cadastro Único em Ação acontecerá de 9 a 14 de junho e de 8 a 16 de setembro.

Fonte: Assecom

Últimas notícias