terça-feira, 29 de abril de 2025

Na ACP/Sindicato, Odilon diz que secretário será escolhido pelos educadores

Compartilhar

Assessoria PDT

 

O juiz Odilon destacou a autonomia das escolas, a valorização dos profissionais, especialmente, os administrativos da educação e a melhoria da infraestrutura dos estabelecimentos de ensino (Foto - Divulgação)

 

O pré-candidato a governador pelo PDT, juiz Odilon de Oliveira, disse aos dirigentes da ACP/Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação, que, se eleito, o secretário de Educação será um técnico da área com conhecimento em gestão pública e de preferência “escolhido em lista tríplice apresentado pela categoria”. A declaração foi durante visita à entidade ocorrida na manhã dessa terça-feira, 26.

 

Acompanhado do ex-deputado federal Antônio Carlos Biffi, que é pré-candidato a deputado estadual, e do coordenador do programa de governo, Herbert Assunção, o juiz Odilon foi recebido pelo presidente da ACP/Sindicato, professor Lucílio de Souza Nobre e sua diretoria. Além de agradecer aos dirigentes pela oportunidade, Odilon solicitou a contribuição deles na elaboração do plano de governo, que está sendo construído por professores da UEMS e da UFMS.

 

Dentre os pontos apontados para educação, o juiz Odilon destacou a autonomia das escolas, a valorização dos profissionais, especialmente, os administrativos da educação e a melhoria da infraestrutura dos estabelecimentos de ensino. “Nosso compromisso é implantar a escola de tempo integral, que possibilite a formação completa dos nossos jovens, com atividades esportivas e culturais”, afirmou.

 

Na conversa, que durou cerca de uma hora, os diretores tiveram a oportunidade de apresentar suas contribuições para que o juiz Odilon considere em seu plano de governo, como a realização de concurso público contra o alto índice de contratações temporárias e a ameaca da terceirização no setor educacional; a preocupação com a grade curricular do ensino médio; a valorização dos profissionais como um todo e não apenas na questão salarial.

 

Ao ser questionado pela vice-presidente da ACP/Sindicato, professora Zélia Aparecida dos Santos Aguiar, sobre o perfil do próximo secretário da pasta, Odilon foi enfático em dizer que deve ser um técnico da área, “que conheça da gestão. Precisa ser alguém da educação que possa atender aos anseios dos educadores. De preferência, escolhido em lista tríplice apresentada pela categoria”, garantiu.

 

O presidente Lucílio Nobre elogiou o juiz Odilon por estar cercado de gente competente da área, referindo-se ao professor e ex-deputado Biffi, e se colocou à disposição para contribuir com o projeto, destacando a necessidade de o pré-candidato também conversar com a direção da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de MS), que é a entidade estadual que representa a categoria.

 

A próxima conversa na área deve envolver a direção da Fetems em agenda a ser marcada nas próximas semanas. Odilon quer ouvir os educadores e educadoras para concluir seu programa de governo da Educação.

Últimas notícias