quarta-feira, 12 de agosto de 2026

Novo veranico começa hoje, com calor de até 42°C em três regiões

Segundo a Climatempo, Cuiabá, Goiânia, Brasília, Campo Grande, Palmas, Porto Velho e Teresina podem bater recordes de calor

Compartilhar

Indicadores sobre o clima estão em alerta vermelho (Foto: Divulgação)

O novo veranico que passa a atuar sobre o Brasil nesta quarta-feira (12) deve espalhar o calor por uma área maior do país nos próximos dias e levar os termômetros para até 42°C em pontos de Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Pará, Maranhão e Piauí.

A previsão é de tardes cada vez mais quentes e secas, principalmente no Centro-Oeste e em partes do Norte, do Nordeste, do Sudeste e do Sul.
A Climatempo prevê que o episódio dure, inicialmente, até a próxima quarta-feira (19).

A área afetada vai do norte e noroeste do Paraná a grande parte de São Paulo; passa pelo oeste de Minas Gerais; alcança todo o Centro-Oeste; e inclui ainda áreas do oeste da Bahia, sul do Piauí e do Maranhão, Tocantins, sul do Pará, Rondônia e sul do Amazonas.

Nessa faixa, a principal característica será uma sequência de tardes com temperaturas pelo menos 3°C acima da média de agosto. Em alguns pontos, a diferença pode chegar a 5°C em determinados dias.

O calor mais intenso é esperado em Mato Grosso, Goiás e Tocantins; no sudeste do Pará; e em áreas do sul do Maranhão e do Piauí, onde os termômetros podem marcar entre 40°C e 42°C.

Em Mato Grosso do Sul, centro-oeste e norte de São Paulo; oeste de Minas Gerais; oeste da Bahia; Rondônia; e sul do Amazonas, as máximas podem ficar entre 36°C e 39°C.

A alta das temperaturas também pode fazer algumas capitais superarem as maiores marcas registradas em 2026.

Ainda segundo a Climatempo, Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Palmas (TO), Porto Velho (RO) e Teresina (PI) estão entre as cidades que podem estabelecer novos recordes de calor durante o veranico.

Apesar do calor fora de época, o episódio é classificado como veranico, e não como onda de calor, porque as temperaturas mais altas não devem persistir com a mesma intensidade por pelo menos cinco dias. As madrugadas também ainda podem ser mais amenas.

No Centro-Oeste, o calor já é mais intenso nesta quarta. A maior parte de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal terá tempo firme e seco; pancadas isoladas ainda podem aparecer no noroeste de Mato Grosso e no sul de Mato Grosso do Sul.

Fonte: Portal G1

Últimas notícias