Para a preparação e organização das ações preventivas e de combate aos incêndios florestais no Pantanal, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e o MMA (Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima), além de representantes do estado do Mato Grosso, se reuniram nesta quarta-feira (26), em Campo Grande.
“Foi mais um passo importante do ponto de vista da integração com o Governo Federal, estadual, o Mato Grosso e todas as entidades que atuam nessa agenda de prevenção e combate aos incêndios florestais. A gente vem avançando muito desde 2020 para cá, hoje conseguimos vislumbrar soluções para diferentes situações. Já conseguimos discutir uma governança que é muito mais objetiva do ponto de vista daquilo que a gente precisa atacar lá no campo, na ponta, quando os incêndios estão acontecendo”, disse Artur Falcette, secretário-adjunto da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).
Para o representante do MMA, as atividades já desenvolvidas no combate aos incêndios no Pantanal vão servir de exemplo para ações de manejo do fogo em todo o Brasil.
“Vamos definir em consenso um mapa de prioridades, com um documento de diretrizes para que vai gerar um modelo, um exemplo, que nós vamos levar para o Comitê Nacional de Manejo Integrado do Fogo, como parâmetro de diálogo com os outros estados brasileiros”, disse o secretário do MMA, André Lima (Secretaria Extraordinária de Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial).
O encontro para apresentar o plano operacional, que já é desenvolvido em Mato Grosso do Sul, e alinhar o trabalho realizado com os demais órgãos do Governo Federal e o estado do Mato Grosso, ocorreu no CICC (Centro Integrado de Comando e Controle de Mato Grosso do Sul) nesta quarta-feira (26).
A reunião teve como foco, além de apresentar o planejamento de cada estado, também articular o trabalho conjunto que é realizado nas ações de prevenção e combate aos incêndios no Pantanal.
Fonte: Portal do MS