Verba
As Rapidinhas! ficou sabendo hoje (23) pela manhã que o vereador Pedro Pepa via deputado federal Luiz Henrique Mandetta (os dois do DEM) e outras lideranças políticas, viabilizaram o valor de R$ 6 milhões para construção e ampliação de duas unidades de ensino em Dourados. O recurso é proveniente do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).
Mais verba
A verba do FNDE foi liberada pelo Ministro de Educação, José Mendonça Bezerra Filho que também é do Democratas e deve ser aplicada em duas localidades, uma parte na região do Campina Verde, que ainda não tem escola e outra na região do Jardim dos Estados, mas especificamente na Escola Frei Eucario Schmitt.
Sem Ceasa
Matéria publicada ontem (22) no Diário MS e repercutida aqui no Estado Notícias abordou a ilusão vendida pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) na construção da Ceasa (Central de distribuição de hortifruti) em Dourados. O tal início da obra vem se arrastando desde 2015, quando o foi aprovada a cedência ao Estado de uma área de quatro hectares para construção da obra.
Local
Ainda no final de 2015 foi apresentada durante a Festa do Peixe, a documentação oficial da área destinada à implantação da Ceasa em Dourados, onde, inclusive, o ato de entrega do documento foi acompanhada pelo diretor presidente da Agraer Enelvo Felini, pelo secretário estadual de Agricultura, Fernando Lamas e do secretário de agricultura familiar, Landmark Rios.
Cobrança
Com uma área de 41.229 metros quadrados, localizada próximo ao trevo de acesso a Fátima do Sul, a construção da Ceasa ainda não saiu do papel. Diversas cobranças foram feitas, incluindo ofícios do vereador Bebeto (PR), que é presidente da Comissão de Agricultura, na Câmara. Entre eles, documento ao ministro de Agricultura Pecuária e Abastecimento, solicitando recursos e ao governador Reinaldo Azambuja pedindo maior agilidade no início da obra.
Com vagas
Divulgada a designação dos alunos matriculados na Reme (Rede Municipal de Ensino), os pais e responsáveis podem a partir de amanhã até o dia 26, conferir no site da Prefeitura de Dourados e efetuar a matrícula dos alunos nas respectivas unidades de ensino onde tenham ganhado a vaga.
Sem vagas
No entanto, alguns pais não satisfeitos na localidade que seus filhos foram designados devem aguardar o dia 29 de janeiro, quando o sistema retornará a fazer cadastro de pré-matrícula para tentar outra unidade de ensino, segundo release distribuído pela Prefeitura.
Números
Segundo o Núcleo de Estatística e Supervisão Técnica da Semed, nos 36 Centros de Educação Infantil em Dourados, entre Berçário I e II, Maternal I e II e Pré-escola I e II, eram 5.132 alunos matriculados. Nas escolas municipais, entre Pré, 1° ao 9° ano do ensino fundamental e EJA, eram 22.260 alunos matriculados em 45 unidades escolares em todo o município.

João Pires
ESTADO NOTÍCIAS
LEIA MAIS – CARLITO DO GÁS PODE ASSUMIR A AGETRAN EM DOURADOS