Diário Digital

Batizada de Contorno Norte uma operação que combate ao contrabando de cigarros e envolve aproximadamente 80 policiais federais estão nas ruas cumprindo os mandados judiciais em cinco cidades do paraná e em Mundo Novo no Mato Grosso do Sul.
Há 20 mandados de prisão preventiva, que é por tempo indeterminado, e 17 de busca e apreensão, de acordo com a PF. As ordens judiciais são cumpridas nessas cidades: Nova Esperança (norte do Paraná); Guaíra (oeste do Paraná); Umuarama (noroeste do Paraná); Alto Paraíso (noroeste do Paraná).
O sequestro de bens imóveis, o bloqueio de contas bancárias, e a apreensão de veículos relacionados a investigados também foram determinados pela Justiça. Em maio de 2016 começaram as investigações, depois de uma carreta carregada com cigarros contrabandeados bater contra um veículo ocupado por um casal e uma criança no Contorno Norte de Maringá, na região norte do Paraná. Conforme informações da PF, a mulher morreu nesse acidente.
A PF, então, identificou a organização criminosa que era responsável pela carga. Os cigarros eram contrabandeados de Salto Del Guairá, no Paraguai.