domingo, 4 de maio de 2025

Pipoqueiro mais famoso do Brasil faz palestra em Dourados e conta como fez sucesso vendendo pipoca em Curitiba

“A pipoca do Valdir só é sucesso porque eu prezo nos detalhes”, considera

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Valdir Novaki fez palestra em Dourados. na terça-feira (20), no Senac (Foto: João Pires)

Valdir Novaki, 52 anos, conhecido vendedor de pipoca há 18 anos em Curitiba (PR), esteve em Dourados na terça-feira (20), durante a abertura do “Capacita +”, evento de capacitação profissional promovido pelo Senac/Sebrae, em parceria com a Prefeitura  e Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados).

Palestrante há 16 anos, com participação em diversas feiras de empreendedorismo, incluindo convites de empresas multinacionais, ele atraiu a atenção do público que esteve no Senac, onde contou sua trajetória de sucesso somente vendendo pipoca e posteriormente no segmento de palestras.

O palestrante foi pauta de diversas revistas nacionais e reportagens de TV e sites (Foto: João Pires)

Novaki relatou que ‘começou do zero’ para realizar o sonho de ter negócio próprio e, para isso, investiu o pouco dinheiro que tinha reservado com sua esposa para compra de um terreno, na aquisição de um carrinho de pipoca. “Minha mulher a princípio não concordou, mas eu não desisti”, afirmou.

Superando todas as dificuldades, em pouco tempo sua esposa deixou o trabalho e passou ajudar no carrinho, devido ao aumento de clientes e fregueses que surgiram com a venda de pipoca. “A fila no carrinho só aumentava e eu tive que pedir ajuda para dar conta de atender a todos com o menor tempo possível, sem perder a qualidade”, disse.

Ao Estado Notícias, afirmou que para se destacar entre os 70 concorrentes de carrinhos de pipoca distribuídos na Praça Tiradentes, ele teve que traçar diversas estratégias de inovação, investindo nos detalhes, como limpeza e ‘mimos’ aos clientes, que ele considera futuros fregueses. “Pipoca é uma coisa tão simples que até uma criança faz em casa, mas eu precisava fazer algo diferente”, enfatizou.

Questionado sobre a possibilidade da ‘Pipoca do Valdir’ se tornar uma franquia, ele descartou a intenção. “Tivemos várias empresas que quiseram investir na marca para virar uma franquia, mas como é uma concessão pública se eu vender franquia, automaticamente a prefeitura de Curitiba cancela a minha concessão.  E sem o meu carrinho de pipoca as minhas palestras também vão acabar”, considera.

Carrinho da “Pipoca do Valdir” em Curitiba, é comandado pela família (Foto: Reprodução/Facebook)

PALESTRAS

Devido a agenda mensal de palestras, Valdir afirma que foi preciso se distanciar do seu carrinho de pipocas, deixando o atendimento na responsabilidade da esposa e filho. No entanto, ele reserva dois dias no mês para atender os fregueses.

“No site eu anuncio os dias que vou estar lá para atender as pessoas que vão para conhecer e no restante fico praticamente de domingo a domingo viajando para conseguir atender a demanda de palestras”, disse ao Estado Notícias.

Segundo ele, somente no Mato Grosso do Sul, este mês estão agendadas 14 palestras, incluindo Dourados, Caarapó e Rio Verde. Ainda na terça-feira, no Senac/Dourados, conversou com aproximadamente 60 jovens aprendizes, onde incentivou o público em superar as dificuldades à exemplo de sua trajetória profissional.

“Hoje as pessoas desistem muito fácil de seus sonhos devido os obstáculos que vão ter que encarar. Se eu estivesse desistido no meio do caminho jamais estaria aqui”, concluiu.

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Crédito: João Pires

 

 

 

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