terça-feira, 16 de abril de 2024

PM, GM e Agetran montam estratégia para autuar motoristas bêbados em Dourados

Autoridades contam com estrutura e equipamentos técnicos para retirar das ruas motoristas que dirigem sob efeito de álcool

Compartilhar

Álcool e direção são atitudes que realmente causam graves consequências (Foto: Divulgação)

Álcool e direção são atitudes que realmente causam graves consequências, o que motivou a Operação Lei Seca. Pensando principalmente nas questões de acidentes de trânsito em Dourados, a Policia Militar, juntamente com a Guarda Municipal e a AGETRAN estarão desencadeando uma série de operações visando coibir esse tipo de ilícito. взять займ без процентов на карту без отказа

Com a chegada de novos equipamentos tecnológicos como etilômetro ativo/ passivo, as equipes de trânsito estarão munidas de subsídios técnicos para a retirada de motoristas que dirigem sob efeito de álcool das ruas.

Equipamento alcolizer

A legislação permite atualmente que o motorista faça um “ensaio” passivo do teste de alcoolemia, sendo que através de uma entrevista o agente de trânsito faz a captação de partículas de álcool que eventualmente o condutor tenha ingerido.

A partir daí é oportunizado ao condutor efetivar o teste no bafômetro, sob pena de prisão em casos em que o teor de alcoolemia esteja superior a 0,3mg/l ou, em caso de recusa, apreensão imediata da Carteira Nacional de Habilitação, bem como multa de aproximadamente 3mil reais.

Neste caso não haverá a prisão do condutor, entretanto poderá ter a sua habitação suspensa por até 12 meses.

Os equipamentos, que foram adquiridos pelo DETRAN e repassados aos órgãos de fiscalização e controle de trânsito da cidade, serão empregados na Operação Lei Seca que inicia neste sábado a partir da 16h.

É importante salientar que as operações iniciarão simultaneamente a partida final da Copa libertadores da América que ocorrerá no Uruguai, entre Palmeiras e Flamengo.

Como as comemorações esportivas na cidade, principalmente de times populares, como é o caso desse jogo, são bastante movimentadas e, infelizmente, muitos ainda colocam a vida de terceiros em risco misturando álcool com direção e transitando de forma irregular nas vias, a operação visa coibir todos os excessos.

Todo o efetivo utilizado nesta operação é especializado na fiscalização e repressão aos crimes e infrações de trânsito.

As notificações eletrônicas também dinamizaram muito essas ações, sendo que atualmente as multas já são lançadas de forma imediata no banco de dados do DETRAN/MS.

Bloqueios e fiscalização

Haverá alguns bloqueios na área central da cidade a partir da 16h, limitando a circulação de veículos durante um período de tempo.

Aos torcedores mais fanáticos e exaltados, a Policia Militar orienta a regular os excessos, não colocando pessoas em carrocerias de veículos, respeitando a capacidade máxima de pessoas em veículos de passeio e principalmente aos motociclistas sobre manobras perigosas e equipamentos proibidos, além é claro, do uso do álcool na direção de qualquer veículo.

As ações ocorrerão para garantir a segurança das pessoas que usam as vias da área central no final de semana, a integridade do patrimônio dos comerciantes e residentes naquela área e também garantir a ordem e a paz social no período de sua execução.

Fonte: Repórter MS

Últimas notícias