sábado, 20 de abril de 2024

Prefeito recebe mulheres da OAB de Dourados para tratar sobre pobreza menstrual

Recentemente o assunto ganhou força no cenário nacional e trouxe a urgência de se discutir políticas públicas de acesso

Compartilhar

Reunião aconteceu no nesta sexta (10) no gabinete do prefeito (Foto: Assecom)

O Prefeito Alan Guedes recebeu nesta sexta-feira (10) a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Dourados e a Comissão da Mulher Advogada, acompanhadas pelo presidente da Câmara Municipal, Laudir Munaretto e as vereadoras Daniela Hall e Liandra, para discutir ações pelo fim da pobreza menstrual. Desde 2014, a Organização das Nações Unidas (ONU) considera o acesso à higiene menstrual um direito que precisa ser tratado como uma questão de saúde pública e de direitos humanos.

Recentemente o assunto ganhou força no cenário nacional e trouxe a urgência de se discutir políticas públicas de saúde para zelar pela dignidade humana de meninas e mulheres que sofrem cotidianamente com a escassez de condições adequadas para o período menstrual.

“Existem meninas que menstruam todo mês e que não tem acesso. Precisamos falar sobre isso. Há meninas que faltam nas aulas, mulheres que faltam no trabalho, pela falta de absorvente”, pontou a vice-presidente da OAB, Raissa Moreira.

A secretaria da Comissão, Alessandra Moreira e a secretária adjunta, Adamy Marcondes também participaram da reunião e reforçaram a importância da participação municipal. “Já conseguimos muitas parcerias, mas a participação da prefeitura é fundamental”, disse Alessandra.

O prefeito se comprometeu a montar, junto com a comissão, um projeto para incluir a entrega gratuita de absorventes em equipamentos do município. “Vamos estudar as possibilidades e estruturar a partir da educação, para atender as meninas em idade escolar. Essa ação representa dignidade e também saúde”, declarou.

Diante do pouco dinheiro para produtos básicos de sobrevivência, são adolescentes o alvo mais vulnerável à precariedade menstrual. “O impacto social dessa ação é imenso, ao mesmo tempo que é algo simples, é agente transformador na vida de centenas de meninas”, reforçou a vereadora Daniela.

 

Últimas notícias