segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Prefeitura conclui rampa e calçada de acessibilidade na UBS do Altos do Indaiá

Obra foi finalizada junto ao asfaltamento da região e vai beneficiar cerca de 10 mil moradores atendidos pela unidade

Compartilhar

Calçamento com escada e rampa de acesso traz acessibilidade ao posto do Altos do Indaiá – Fotos: A.Frota

A Prefeitura de Dourados concluiu as obras de acessibilidade na entrada da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Altos do Indaiá. O serviço, finalizado após o término do calçamento e do asfaltamento da região, garante rampa de acesso e calçada adequadas para pacientes com mobilidade reduzida.

O prefeito Marçal Filho esteve no local nesta segunda-feira (15) para vistoriar os trabalhos e conversar com moradores. “Esse era um problema antigo e alvo de muitas reclamações. No início do ano estive aqui e determinei que, junto com o asfalto, fossem feitas a calçada e a rampa de acesso. Agora conseguimos entregar essa melhoria”, afirmou.

Situada em um ponto elevado em relação à rua, o posto de saúde enfrentava sérias dificuldades antes da obra. Sem calçada, cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção precisavam ser carregadas para ter acesso ao posto.

Andrea Rocha, coordenadora da unidade, destacou a importância da intervenção. “O asfalto e a calçada acabaram com a poeira que atingia o posto e agora temos acessibilidade. É um ganho para toda a comunidade”, disse. A unidade atende cerca de 10 mil pessoas por meio de duas equipes de saúde da família.

O asfaltamento da via em frente ao posto e de ruas próximas foi concluído há 20 dias, enquanto a calçada e a rampa de acessibilidade foram entregues na última quinta-feira. As obras incluem também drenagem de águas pluviais, sinalização viária e a construção de calçadas em toda a região.

O posto de saúde enfrentava sérias dificuldades antes da obra

A aposentada Maria da Silva aprovou os serviços. Ela diz que o asfalto irá trazer melhorias para todos os moradores da região, principalmente com valorização dos imóveis e maior mobilidade de trânsito. “Essa parte do bairro [região do posto] estava abandonada e agora passa a ser valorizada”, avaliou.

A pavimentação na região abrange uma área de 16.429 m² e foi iniciada no começo do ano passado e interrompida em outubro, o que deixou as ruas em más condições e trouxe transtornos aos moradores. Ao assumir a gestão municipal, Marçal Filho determinou a retomada do projeto, com foco em planejamento e responsabilidade.

Fonte: Assecom

Últimas notícias