Assecom

Uma das áreas mais produtivas do município, a região do distrito de Itahum, oeste de Dourados, recebe sérias intervenções da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop). Entre outras vicinais, a estrada conhecida como Travesão da Jararaca está em fase final de recuperação, com patrolamento e aplicação de material pedregoso.
Segundo o departamento responsável, a intervenção é possível graças a recursos provenientes do Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário do Estado do Mato Grosso do Sul (Fundersul), e executados pela empresa Terpavi. A obra tem proporcionado uma boa recuperação das vicinais e o ponto principal, que é diferencial, é a construção de novas caixas de contenção da água da chuva, que proporcionarão mais tempo de duração dos serviços.
“Com mais caixas de contenção da água temos menos atuação das enxurradas sobre a estrada e, consequentemente, o serviço tem duração maior. É uma determinação da prefeita que estas obras sejam feitas da melhor maneira possível para que durem mais. Muitos produtores da região tem elogiado o serviço”, disse o secretário Tahan Sales Mustafa.
Ainda segundo a Semop, especificamente no Travessão da Jararaca, uma empresa de produção de ovos que abastece boa parte do mercado douradense está sendo beneficiada com a intervenção. As condições ruins das vias estavam agravadas com as chuvas e o transporte da produção da granja para a cidade prejudicado.
“Com este exemplo vemos como é importante que todo o município receba intervenção. Uma produção destas não pode ficar prejudicada, assim como temos visto outras demandas e buscado sanar os problemas”, disse Tahan.
Além do Travessão da Jararaca, são executados serviços no assentamento Lagoa Grande e Travessão da Areeira, na mesma região, e no Barreirinho, na região Leste. O objetivo é contemplar a comunidade rural com boas condições para escoamento da safra e tráfego dos moradores e alunos das escolas.