João Pires
Já imaginou no seu primeiro dia de aula você chegar à escola e encontrar um faraó do Egito falando sobre a Grécia Antiga ou Martin Lutero comentando sobre a Reforma Protestante? Parece até pegadinha, mas é uma cena comum para os alunos de uma escola particular de Dourados.
O professor Rincos, como prefere ser chamado, é natural de Santa Catarina e veio para Dourados
em 2008, onde lecionou durante três anos em algumas escolas públicas e atualmente ministra aulas de História para alunos do 6º ao 8º ano em uma unidade particular de Ensino. Ele conta que decidiu inovar sua metodologia de ensino após se espelhar em outros exemplos adotados por professores, como uma forma de despertar a curiosidade ao tema abordado, ‘segurando’ atenção dos estudantes até o último minuto de aula.
Ontem, a reportagem do Diário MS acompanhou uma aula do 6º ano, sobre “As Cidades da Grécia Antiga”, ministrada pelo professor “faraó”. No final do período os alunos comentaram sobre o aprendizado, já ansiosos para o próximo tema. “O professor Rincos sempre trás uma coisa legal e o jeito que ele ensina a gente não esquece mais. Isso facilita na prova”, disse o aluno Mateus Pardine.
Para Gabriela Ribeiro, 11 anos, a interação entre professor e aluno é fundamental em qualquer disciplina e fez questão de elogiar o educador. “Quando ele vem fantasiado eu presto mais atenção. É uma das melhores aulas que eu já tive”, comentou. “Na Feira Medieval ele trouxe alguns animais de verdade”, completou a aluna Ana Laura Aguiar.
Rincos comenta ainda que nas redes sociais aumentou o número de seguidores e sempre após as aulas temáticas os alunos pedem para registrar um ‘selfie’, onde ele posta na sua página do facebook. “Os alunos gostam da maneira que procuro ensinar a matéria, isto marca na memória de cada criança ou adolescente. A próxima aula será sobre os povos romanos”, adiantou.
O professor também tem formação em pedagogia, filosofia e teologia. Ele ressalta que o conhecimento adquirido em outras disciplinas tem contribuído com o ensino aos estudantes, independente da série escolar. “Em história, por exemplo, uso muitas citações bíblicas, adquirido principalmente no curso de teologia”, comentou.
O diretor da unidade, Leandro Forte, afirma que esta metodologia de ensino adotada pelo professor Rincos, vem somar com a proposta da escola que utiliza salas temáticas em todas as disciplinas. “Desta forma ele leva o aluno a visualizar o que acontecia na época. É uma interação direta proporcionada em salas ambientes”, considera.