terça-feira, 9 de setembro de 2025

“Quero fazer do douradense um leitor”, diz Odila Lange

Escritora trouxe projeto de incentivo à leitura, inspirado no Rio Grande do Sul.

Compartilhar

João Pires

 

Geladeira Literária foi inaugurada na segunda-feira, na Câmara de Dourados (Foto - João Pires)

 

Com o propósito de estimular a leitura, a escritora douradense Odila Lange, trouxe uma ideia do Rio Grande do Sul, denominado: “Geladeira Literária”.

 

O projeto foi inaugurado na segunda-feira (28), na Câmara Municipal de Dourados, onde foi instalada a primeira geladeira, com 50 livros à disposição da comunidade.

 

Funciona assim, o eletrodoméstico que já não funciona e seria inutilizado é colocado em uma repartição pública ou privada com diversos livros. Desta forma, o leitor poderá pegar um dos livros e fazer a leitura no próprio local, ou ainda levar para casa. Se desejar ficar com a edição, deve repor por outro na mesma geladeira.

 

50 livros estão a disposição da comunidade na primeira Geladeira Solidária, instalada na Câmara (Foto - João Pires)

 

A escritora ressalta que o projeto Geladeira Literária, além de servir como estímulo à leitura do douradense, também oportuniza o conhecimento daqueles que não têm condições de comprar um livro. “Aqui na Câmara Municipal, por exemplo, o cidadão pode ler enquanto espera alguém ou até mesmo a sessão”, comentou ao Estado Notícias.

 

Odila enfatiza ainda a importância da participação das empresas privadas em oferecer um espaço para a geladeira literária. “Eu quero fazer do douradense um leitor”, ressaltou.

 

Os empresários interessados em oferecer um espaço para a Geladeira Solidária podem entrar em contato com a escritora pelo telefone: (67) 98422-6665.

 

Últimas notícias