O prefeito Marçal Filho vistoriou na manhã desta quarta-feira (7) as obras de reforma e revitalização da Escola Municipal Professora Avani Cargnelutti Fehlauer, localizada na Rua José Roberto Teixeira e que acolhe estudantes da pré-escola e ensino fundamental de toda a região do Grande Flórida.
Acompanhado pela diretora Elenir Rieger Wachte, técnicos da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) e da empreiteira responsável pelos serviços, o prefeito percorreu toda a extensão da escola, conversou com os trabalhadores e elogiou a qualidade dos serviços em execução. “Nem parece uma reforma, é uma reforma tão grande, que é praticamente uma escola nova”, elogiou.
Inaugurada em 2005, esta é a primeira grande reforma que a Escola Avani recebe nesses 20 anos de funcionamento.
“Tá ficando tudo muito bonito, as salas de aula vão dar bastante conforto aos nossos alunos”, comentou o prefeito, anunciando que a escola vai ganhar uma nova fachada, moderna, “para receber alunos, professores e todos dessa comunidade. Vai ficar muito bonito!”. O projeto conta com recursos próprios da prefeitura e garantirá um ambiente mais seguro, moderno e acessível para alunos, professores e toda a comunidade escolar.

Iniciada em julho passado, a reforma da unidade escolar tem investimento superior a R$ 6,5 milhões. O serviço compreende troca completa do telhado, esquadrias, forros e instalações elétricas e hidrossanitárias, além da reforma de todos os banheiros com novos revestimentos, louças e metais. O bloco principal recebeu placas de energia solar.
Também estão sendo executadas adequações de acessibilidade, construção de rampas, piso tátil, adequações das arquibancadas do ginásio de esportes, playground, além de calçamento interno e externo e estacionamento, entre outras benfeitorias que garantirão um ambiente mais seguro, moderno e acessível para alunos, professores e toda a comunidade escolar.
Quando fez o anúncio das obras, em julho do ano passado, Marçal Filho ressaltou que melhorar a infraestrutura das escolas proporciona melhores condições de trabalho para os educadores e de aprendizagem aos estudantes. Na ocasião, reafirmou que “a educação tem que ser a nossa prioridade, uma área que temos que cuidar com carinho”. Também já previa que não seria uma simples reforma: “Não vamos nem chamar de reforma, porque será uma nova escola. Os pais, as crianças vão sentir isso quando nós terminarmos o projeto, que será de qualidade”, afirmou à época.
A Escola Municipal Avani Professora Avani Cargnelutti Fehlauer atendeu no ano letivo de 2025, a mais de 600 alunos, da pré-escola ensino fundamental, nos períodos matutino e vespertino.
Fonte: Assecom