sábado, 27 de abril de 2024

Riobrilhantense é pioneiro na criação de tilápias em tanques elevados

Hoje a criação de peixes conta com três tanques, dois de 15 mil litros e um de 35 mil litros; A previsão é de construir mais sete tanques elevados de 150 metros cúbicos

Compartilhar

Higor percebeu uma oportunidade de negócio com pouco investimento (Fotos: Joshuan Valdez/ Toniazzo)

A paixão pela Piscicultura teve início quando o casal Higor e Rose, professores de formação ele de Educação Física e ela de Artes não os impediram de mudar para um sitio em 2019, ao chegar na propriedade se depararam com um terreno não compatível para a plantação foi onde começaram a pesquisar o que ele poderia implantar, como fonte sustentável de produção.

Já em 2021, após um tempo assistindo vídeos de criação de tilápias em caixa d’água surgindo a curiosidade em também criar no seu sitio.

Após alguns meses criando tilápias, os amigos e vizinhos apresentaram interesse em comprar. Foi aí que Higor percebeu uma oportunidade de negócio com pouco investimento, mas com muita vontade de aprender e o desafio seria grande, após uma conversa do casal saiu a decisão de expandir a criação. Começou então uma busca pelo conhecimento deram início as pesquisas e até mesmo de cursos em São Paulo.

Hoje a criação tem três tanques, dois de 15 mil litros e um de 35 mil litros, a previsão é de construir mais sete tanques elevados de 150 metros cúbicos todos para engorda, e os três tanques iniciais devem se tornar berçários.

Hoje a criação tem três tanques, dois de 15 mil litros e um de 35 mil litros

A empresa de criação de tilápias tem o nome de “Do Parque Piscicultura”, que iniciou sua primeira obra a construção do abatedouro de peixes, e a construção do biofiltro que deve gerar a economia da água. A recirculação de água (RAS), deve passar pela decantação, filtragem e o equalização (correção dos parâmetros de água) e retorna limpa para o tanque.

Higor destacou que os tanques tem acompanhamento nutricional “Fazemos toda semana a biometria dos peixes, ou seja, tudo é diagnosticado com relação a saúde do peixe” Oferecemos uma ração especifica para cada tamanho e idade, além de outros aditivos. Lembrando que temos 10 mil unidades de peixes e mantemos em um tanque escavado a criação de pacu e futuramente de tambaqui.

Investimento do Governo Municipal – A piscicultura do Higor está prestes a receber um investimento de R$ 100 mil reais, do Governo Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento de Rio Brilhante, a serem investidos na ampliação dos tanques. Para o secretário Adãozinho os investimentos devem trazer um enorme retorno “Destacando que o município possui 48 piscicultores, que recenem toda assistência técnica para criação e manejo, e buscamos cada vez mais formas de incentivar e investir na psicultura’’.

Educação – A empresa Do Parque Piscicultura mantém uma parceria há 2 anos com a Escola agrícola de Rio Brilhante, uma vez ao ano os alunos visitam a criação de tilápias. Onde eles recebem uma aula pratica sobre a criação e os três sistemas existentes extensiva, intensivo e superintensivo. Os alunos tem a oportunidade de estar em contato direto com o manejo dos peixes.

Dados- Com as exportações de filés frescos e congelados focadas para os Estados Unidos e Canadá em 2022, Mato Grosso do Sul se tornou o segundo maior exportador na categoria para os países norte-americanos. Outra conquista significativa para a piscicultura sul-mato-grossense foi o crescimento da verticalização, com toda a cadeia produtiva no mesmo local: cria, engorda, fábrica de ração e frigorífico e o início do sistema de integração com a agroindústria. As informações são do anuário da BR Peixe que destaca o ranking dos municípios do estado 1º Aparecida do Taboado 2º Selvíria 3º Brasilândia 4º Paranaíba 5º mundo novo 6º Itaporã 7º dourados 8º Sidrolândia 9º Ponta Porã 10º Itaquiraí. O estado brasileiro que mais produz peixe de cultivo continua a ser o Paraná. Em 2022, foram 194.100 toneladas, já Mato Grosso do Sul mantem a 8ª posição com 34,450 toneladas. Dados do anuário 2023 da BR Peixes.

Fonte: Assessoria

Últimas notícias