Assessoria
Um grupo de professores, pesquisadores e profissionais vinculados a diferentes instituições, entre elas a UFGD, UEMS, FUNAI, Prefeitura e Saberes Indígenas na Escola – Núcleo UFGD vão promover nos dias 28 e 29 de setembro o Seminário Centenário da Reserva Indígena de Dourados. Serão abordados os temas: Direitos indígenas e o Estado, História, Saúde, Educação, território, luta e sustentabilidade.
A ideia do grupo é debater as conquistas, desafios e perspectivas dos povos indígenas que nela vivem e resistem, além de fomentar o diálogo entre indígenas, pesquisadores, professores, estudantes, instituições governamentais e não governamentais.
Durante todo o ano, o grupo realizou diversas atividades sobre a temática, como sessões de trocas de conhecimentos e saberes junto aos professores das escolas da reserva; promoveu palestras nas escolas conduzidas por pesquisadores de questões históricas e contemporâneas e ainda fez doação às escolas, como forma de retorno do conhecimento gerado na academia.
O Seminário Centenário da Reserva Indígena de Dourados foi pensado como uma forma de fechamento e/ou culminância das atividades e como espaço privilegiado de reflexão sobre a história, os desafios, os limites e as possibilidades que estão postas no contexto da Reserva Indígena de Dourados.
O evento contará com autoridades constituídas na Reserva Indígena, representantes de instituições tradicionais internas e de instituições da sociedade, as quais comporão mesas redondas organizadas em torno de temas relacionados à as aldeias, suas histórias e a contemporaneidade (programação completa em imagem anexa).
O Seminário acontecerá das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, no Auditório da Faculdade de Ciêncas Humanas – FCH, localizada na UFGD – Unidade 2 (campus).
As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail: centenariorid2017@gmail.com. Outras informações com Daniela Valle de Loro pelo telefone: 67-9-8154-5451.