domingo, 31 de agosto de 2025

Seria o fim da Casa da Imprensa na Expoagro? Cadê a placa do Xavier?

Compartilhar

 

Casa da Imprensa

 

Inaugurada oficialmente em 2014, a Casa da Imprensa que leva o nome do saudoso jornalista Claudio Xavier, localizada no Parque de Exposições de Dourados pelo jeito nunca foi realmente da imprensa. O assunto ganhou força na tarde de ontem e tem sido o tema principal no grupo de Whatsaap ‘Jornalistas do MS’, após a constatação que o local será utilizado pelo curso de Publicidade e Propaganda da Unigran.

 

É da Unigran

 

No mesmo grupo do Whatsapp a jornalista e assessora de comunicação da Unigran, Milena Cardinal, postou uma nota explicando que o espaço utilizado pela imprensa durante várias edições da Expoagro foi devolvido à instituição pelo Sindicato Rural de Dourados, já que o mesmo foi construído pela própria Unigran e cedido ao Sindicato, que por sua vez disponibilizou à imprensa para os trabalhos durante as feiras agropecuárias.

 

Sem uso

 

Na mesma nota, Milena afirma que o “pessoal do Sindicato Rural” comunicou que os jornalistas já não estariam utilizando a Casa da Imprensa este ano e nem o circuito interno de som da Expoagro e, neste sentido, foi solicitado pelo próprio Sindicato Rural para que a Unigran disponibilizasse o serviço.

 

Não avisaram a imprensa

 

Esclarecido ou não, a resposta da colega jornalista evidencia a falta de comunicação entre o Sindicato Rural de Dourados e os jornalistas que utilizavam o local, leia-se Clube da Imprensa de Dourados (CID), onde até pouco tempo estava na responsabilidade do repórter fotográfico Hédio Fazan, que deveria na opinião da coluna, o primeiro a ser informado evitando assim todo esse constrangimento. Com a palavra…

 

E a placa?

 

E como pouca polêmica é bobagem, a Rapidinhas! esteve ainda na tarde de ontem no Parque e constatou que a placa decerrada em maio de 2014 em homenagem ao saudoso jornalista Claudio Xavier foi removida do local.  Espaço este que passou por uma boa reforma pela Unigran, a qual realmente pertence o prédio denominado: “Casa do Administrador Rural – Boris Grinberg”.

 

Placa intitulada “Casa do Administrador Rural - Boris Grinberg" permanece no local (Foto - João Pires)

 

Opinião do Lucio

 

A Rapidinhas! falou ainda hoje pela manhã com o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Lucio Damalia. Questionado sobre o sumiço da placa do Cláudio Xavier ele disse que desconhece o assunto e que não comunga com a retirada do marco que leva o nome de um jornalista que fez parte da história do Sindicato Rural.

 

Mais Lucio

 

Damalia exemplificou ainda a retirada de outra placa que ocorreu no Parque de Exposições em um espaço que levava o nome da família Guaritá, onde na oportunidade a peça foi guardada pela família, o que não ocorreu com a placa do Xavier. “Eu poderia até em uma reunião ter concordado com a remoção, mas não é só o Claudio Xavier, mas também a família dele representada”, disse.

 

Milena

 

Com relação ao assunto placa, a jornalista da Unigran Milena Cardinal, afirmou também em nota publicada em rede social que a instituição se compromete em fazer uma nova placa e justifica que não foi a faculdade que retirou. “Reforço que não fomos nós que retiramos, mas em respeito aos colegas, eu me comprometo em fazer uma nova!”. Então tá.

 

O Gaúcho

 

Claudio Roberto Xavier Engler, morreu no dia 12 de fevereiro de 2014, aos 59 anos, trabalhou no Jornal Diário MS desde o ano de 1997 até 2013, onde era editor do caderno “Diário do Campo”. A Casa da Imprensa organizada pelo Clube de Imprensa de Dourados e que leva o nome de Xavier, até o ano passado era utilizado pelos profissionais da imprensa que se reuniam no período que antecede a Expoagro.

 

RELEMBRE – CASA DA IMPRENSA SERÁ INAUGURADA NA EXPOAGRO COM HOMENAGEM AO JORNALISTA CLAUDIO XAVIER

 

LEIA TAMBÉM – GRUPO CONTRATADO POR REINALDO DIZ QUE NÃO FEZ NADA DE ERRADO NO RS

 

A Casa da Imprensa foi retomada e será utilizada pelo curso de Publicidade e Propaganda da Unigran (Foto - João Pires)

 

João Pires

ESTADO NOTICIAS