domingo, 25 de janeiro de 2026

Temendo desemprego, funcionários da JBS fazem protesto em Naviraí

Os industriários pediram apoio dos populares e dos políticos da cidade para a luta em defesa do emprego. Leia mais...

Compartilhar

Edilson Oliveira

Do Sul News

 

Industriários da JBS em passeata pelas ruas de Naviraí (Foto - Sul News/Divulgação)

 

Centenas de industriários do frigorífico da JBS de Naviraí fizeram uma concentração, um pequeno ato público, a partir de 9h, e saíram da praça Euclides Fabris, em passeata pelo setor comercial da avenida Weimar Torres e rua Alagoas, com a volta à praça pela avenida Amélia Fukuda, para a dispersão na frente da Prefeitura.

 

Os industriários pediram apoio dos populares e dos políticos da cidade para a luta em defesa do emprego e demonstraram o temor quanto a possibilidade de ficarem desempregados. Por onde passaram receberam acenos dos comerciários que foram para as portas das lojas e estabelecimentos comerciais, para ver a movimentação, temendo que o desemprego no JBS possa impactar o movimento comercial e, por tabela, o emprego de muitos deles.

 

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Naviraí (Stia) – Algemiro Loipes, ao lado do presidente do Sindicato dos Empregados nas Indústrias do Açúcar e do Álcool – Altair Custódio, e com o apoio formalizado pelos vereadores Luis Alberto ávila da Silva Júnior (Júnior do PT) e Rosângela Farias Sofa (PSDB), declarou que os trabalhadores estão preocupados, e pedem que a classe política e os componentes do poder judiciário “olhem e examinem com carinho esta questão”. se referindo ao bloqueio judicial de R$ 730 milhões do JBS, a partir das investigações da operação Lava Jatão.

 

O manifesto é sobre a manutenção dos empregos dos trabalhadores da JBS que se encontram ameaçados pelo bloqueio de bens feito pela justiça do Mato Grosso do Sul, a pedido da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

 

Em Naviraí e em outras seis unidades industriais do Estado, o frigorífico JBS já suspendeu o abate de bovinos, por tempo indeterminado, a partir desta quinta-feira. Na JBS de Naviraí há mais de mil industriários preocupados com a estabilidade em seus postos de trabalho, além de seis mil empregos indiretos, que também ficam ameaçados. No Estado são mais de quinze mil industriários da JBS e mais de 60 mil vagas de empregos gerados de forma indireta.

Últimas notícias