João Pires

Pelo menos 5 mil peixes foram contaminados após vazamento em alguns pontos de rede esgoto (PV), ocorrido ontem (23) em Dourados. O fato foi constatado por quatro pequenos piscicultores, que possuem tanques de engorda de peixes, localizados no final da antiga W-18, região do Jd Canaã 3.

Eles são responsáveis pelo fornecimento em diversos restaurantes e pontos de venda na cidade, incluindo pesqueiros.
De acordo com uma das proprietárias dos tanques, Maria das Dores de Araújo, na manhã de ontem os vizinhos que também são criadores de peixes perceberam uma água branca nos tanques e imediatamente acionaram a empresa de saneamento responsável pela tubulação de esgoto, porém, o atendimento só ocorreu no final da tarde quando os peixes já estavam mortos.
Emocionada, a proprietária relatou ao Estado Notícias a sua preocupação com o prejuízo financeiro na Semana Santa, período onde a procura e consumo de peixe é maior. “Só nos meus tanques foram 2.500 peixes mortos. É a primeira vez em 12 anos de trabalho que isto acontece”, desabafou.

A reportagem esteve no local na tarde de hoje (23) e conversou também com outro proprietário, onde a tubulação da rede de esgoto se encontra. Segundo ele foi neste local que ocorreu o vazamento. “Eles (Sanesul) ficaram até duas horas da manhã com dois motores puxando essa água suja e despejando no próprio esgoto e hoje bem cedo também fizeram o mesmo serviço”, disse José Aristides Alves, que reside no local há 37 anos.

ALERTA
Os produtores agora pedem que a empresa de saneamento faça a limpeza dos tanques e a remoção dos peixes mortos com urgência e ainda alertam a população da região que não consuma os peixes que foram levados pela comunidade durante a noite.
Segundo a proprietária de um dos tanques contaminados, algumas pessoas foram até o local e levaram sacos de peixes mortos, mesmo após ela alertar quanto ao perigo no consumo.
Veja o vídeo:
SANESUL
Em contato com o gerente de sistema de esgotamento sanitário da Sanesul, Mario Agusto, ele afirmou ao Estado Notícias que a empresa foi acionada sobre o caso somente no final da tarde de ontem, quando imediatamente uma equipe foi fazer a desobstrução de um dos poços de visitas coletoras (PVs), fato que teria causado a contaminação dos peixes. Disse ainda que as causas do alagamento dos tanques ainda serão apuradas, tendo em vista que o fato ocorrido não é normal.
Quanto à remoção dos peixes mortos, afirmou que empresa de saneamento não foi informada da necessidade pelos proprietários dos tanques, mas mesmo assim até o final da tarde de hoje serão tomadas providências.
