quarta-feira, 23 de abril de 2025

Vereadora Délia solicita emenda a senadora para ativação do PAI

“Apesar de a obra de estrutura física ter sido concluída em 2013, a unidade em Dourados não foi ativada por falta de equipamentos”, cobra vereadora

Compartilhar

Assessoria

 

PAI está com a obra pronta e aguarda equipamentos para atendimento ao público infantil de Dourados (Foto - Divulgação)

A vereadora Délia Razuk (PR) solicitou à senadora Simone Tebet (PMDB), por meio de indicação apresentada na sessão legislativa de segunda-feira, que destine emenda parlamentar com objetivo de equipar o PAI (Pronto Atendimento Infantil) de Dourados. O prédio já está com as obras concluídas, mas não tem sido possível o funcionamento por ausência de equipamentos na unidade.

 

“O foco principal do PAI é atender crianças com equipe multiprofissional composta de pediatras, ortopedistas, psicólogos, fonoaudiólogos e outros especialistas. O diferencial é o ambiente de atendimento, que não terá o perfil de hospital e sim uma estrutura física planejada para ser um espaço condizente com a faixa etária de até 12 anos”, disse a vereadora.

 

Apesar de a obra de estrutura física ter sido concluída, a unidade em Dourados não foi ativada por falta de equipamentos. O problema, segundo a vereadora, é que o prédio tem se deteriorado. “Solicito à nobre senadora, que realize estudos para que seja possível investir Emenda Parlamentar para a aquisição de equipamentos ao PAI e viabilizar que finalmente seja realizado atendimento de crianças douradenses”, disse a vereadora Delia, lembrando que enquanto o atendimento pediátrico não tem um local específico, as crianças compartilham espaços na UPA e no Hospital da Vida. Simone Tebet sempre ressaltou que seria “senadora por Dourados”.

 

“O PAI significa um progresso na pediatria a partir do momento em que concentra os serviços de urgência e emergência em um mesmo local, desafoga hospitais públicos e assegura uma atenção exclusiva às crianças”, reitera Delia.

 

Segundo dados estatísticos, mais de 90% dos atendimentos em pediatria não exigem internação e o PAI possibilitará que essas crianças recebam atenção profissional padronizada. “É até constrangedor que uma obra desta magnitude ainda esteja desativada”, disse Délia Razuk.

 

A obra foi idealizada pela vereadora quando exercia função de prefeita interina de Dourados. Délia garantiu a área para construção do PAI e o então deputado federal Marçal Filho empenhou recursos em Brasília.

Últimas notícias