O advogado Celso Villardi, que representa o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no julgamento que investiga uma suposta trama golpista, iniciou a sua fala nesta quarta-feira, 3, saudando todos os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Em especial a Cristiano Zanin, presidente da Turma, Villardi disse:
“É uma honra estar sob a presidência de Vossa Excelência e também um conforto, ministro Zanin, porque Vossa Excelência sabe bem o que é estar aqui”, afirmou, seguido por um pequeno riso.
O comentário faz referência à atuação de Cristiano Zanin antes de assumir o papel de ministro do STF. Ele atuou como advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no âmbito dos processos oriundos da Operação Lava Jato. Após as condenações de Lula — que chegou a ser preso –, o STF decidiu anular os processos contra o atual presidente da República, em 2021.
Em 2023, o advogado foi indicado pelo petista para ocupar um cargo de ministro na Suprema Corte.
Após a saudação, Villardi afirmou estar diante de “um julgamento histórico”, tanto pelo seu tema quanto pelo envolvimento de um ex-presidente. Para o advogado, porém, não há provas de trama golpista e, consequentemente, que atrelem Bolsonaro aos atos golpistas de 8 de Janeiro.
Além de Cristiano Zanin, integram a Primeira Turma do STF os ministros Alexandre de Moraes, relator do caso, Cármen Lucia, Flávio Dino e Luiz Fux. O julgamento está previsto para acabar na próxima semana, na sexta-feira, 12. Há sessões também na terça, 9, e na quarta, 10.
Fonte: Portal Terra