quinta-feira, 3 de julho de 2025

Prefeitura de Dourados já aplicou mais de 55 mil doses da vacina contra a gripe

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que mais de 55 mil pessoas já foram vacinadas contra a Influenza no município desde 1º de abril, início da campanha de imunização. Ao todo, 55.318 doses já foram aplicadas, resultado do esforço das equipes de saúde em ampliar a proteção da população contra o vírus da gripe.

Seguindo orientação do Ministério da Saúde, a vacinação foi ampliada para toda a população a partir dos seis meses de idade, não sendo mais restrita apenas aos grupos prioritários. A medida tem como objetivo reduzir os casos graves e internações por doenças respiratórias, especialmente durante o outono e o inverno.

A vacina está disponível de forma gratuita em todas as unidades de saúde de Dourados, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. As UBS da Seleta e do Jardim Santo André atendem das 7h às 11h e das 13h às 22h, de segunda a sexta-feira. As unidades de saúde do Jóquei Clube, Ildefonso Pedroso, Jardim Maracanã e Parque do Lago II, atendem das 7h às 19h, ininterruptamente, de segunda a sexta-feira. O Pronto Atendimento Médico (PAM) atende das 6h às 18h nos dias de semana. Já aos fins de semana, a vacinação continua no PAM, das 7h às 17h.

Até o momento, Dourados já recebeu um total de 93.220 doses da vacina contra a Influenza. A mais recente remessa, com 50.220 doses, foi entregue no dia 16 deste mês. Atualmente, o Núcleo de Imunização conta com um estoque de 22.460 doses, sem considerar as que já estão distribuídas nas unidades básicas de saúde para atendimento direto à população.

A cobertura vacinal entre os grupos prioritários (gestantes, idosos e crianças) está em 39,12%, índice que ainda pode melhorar com a adesão da população. O secretário de saúde, Márcio Figueiredo, reforça a importância da imunização como forma de prevenção. “A vacina é segura, eficaz e essencial para evitar complicações respiratórias graves, internações e até óbitos. É fundamental que a população busque os pontos de vacinação e faça sua parte pela saúde coletiva”, destacou.

A Prefeitura de Dourados reforça o compromisso com a saúde pública e convida toda a população a participar da campanha. Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto e, se possível, a caderneta de vacinação.

Fonte: Assecom

Padre Fábio de Melo diz que está ‘a um passo de desistir’ após polêmica em cafeteria

O padre Fábio de Melo compartilhou no Instagram uma reflexão extensa, onde declarou que “as pessoas querem odiar”. Ele se manifestou sobre os “ataques orquestrados” que ocorreram após um episódio envolvendo a demissão do gerente de uma cafeteria em Santa Catarina.

A situação surgiu depois que o religioso usou suas redes para contar como foi tratado ao questionar a diferença entre o preço anunciado e o cobrado no caixa.

Fábio de Melo responsabilizou a polarização política pela hostilidade nas redes sociais e chegou a dizer que a mais eficaz cilada criada pelo Diabo é a internet.

“Estou a um passo de desistir”, escreveu ele. Durante o fim de semana, o padre visitou uma loja em Joinville e percebeu que o preço indicado no pote de doce de leite era menor do que o registrado no sistema da cafeteria. Ao chamar atenção para a divergência, relatou ter ouvido do gerente: “se quiser levar, o preço certo é este”

O religioso criticou a atitude do funcionário em uma publicação no Instagram, o que acabou levando à demissão do gerente. Tanto o padre quanto o trabalhador passaram a ser alvos de críticas online. A seguir, confira o texto completo publicado por Fábio de Melo:

“As pessoas querem odiar. A qualquer custo, querem odiar. Por qualquer motivo. Elas precisam eleger um foco para a manifestação de seus lados sombrios. Querem extravasar o fel que circula pelas veias, desaguar nos outros as enchentes que naufragam as embarcações de seus sonhos. Quanto maior a insatisfação existencial, maior será a urgência de destruir os outros.

É da natureza humana a crueldade, mas as redes sociais estimulam a coragem de dizer o que não se diria pessoalmente. A polarização política está por trás de tudo. Sempre esteve. E ninguém está realmente preocupado com a questão que atualmente foi levantada para o estímulo do ódio. Os ataques são orquestrados pelos que não ficaram satisfeitos em não nos ter nos palanques de suas predileções.

Eu sempre escolhi em não estar em nenhum deles. Por isso sou atacado pelos dois lados. Ninguém viu o meu voto, mas juram que sabem qual é o meu posicionamento político. O ódio virtual se manifesta da pior forma. Mentindo, caluniando, blasfemando contra o sagrado de nossas escolhas, achincalhando as pessoas que amamos, nossos familiares e amigos. O principal instrumento do ódio é a palavra, a pior de todas as armas. Ela fere, adoece, pesa tanto que prostra a alma. Ainda que o post seja uma homenagem à minha mãe, lá estão os comentários desqualificando a minha vida, ferindo a minha honra, atentando contra a minha verdade.

É tão desproporcional a medida que se estabelece entre o que ‘realmente aconteceu e o ataque’ que nós chegamos à conclusão de que as pessoas não querem a verdade. Elas só querem a versão que melhor se adapta à sua necessidade de odiar. E odeiam. E estimulam que outros odeiem também. Não sei como você tem sobrevivido às novas versões de guerras. Eu estou a um passo de desistir. Proteja se. Em proporções diferentes, é claro, mas você está sob a mira da mais assertiva armadilha que o Diabo criou: o mundo virtual.”

Fonte: Portal Terra

Prefeitura inicia terceira etapa de obra contra alagamentos no Parque Alvorada

A Prefeitura de Dourados iniciou nesta quarta-feira (21) a terceira etapa das obras de drenagem na região do Parque Alvorada com a instalação de novas bocas de dragão no cruzamento das ruas Monte Alegre com Menote Marques de Mattos. O objetivo é solucionar, de forma definitiva, os frequentes alagamentos causados por fortes chuvas, problema que se arrasta há décadas e está sendo solucionado pela atual gestão.

O principal foco da obra é a instalação de bocas de dragão, estruturas de captação que funcionam como “ralos” gigantes nas vias públicas. Elas coletam a água da chuva que escoa pelas ruas e a conduz para galerias subterrâneas, evitando o acúmulo na superfície e, consequentemente, os alagamentos. Além disso, está sendo construída uma caixa de passagem de drenagem que tem a função de direcionar com mais eficiência o grande volume de água que desce do Parque Alvorada em direção à Rua Monte Alegre e à Avenida Guaicurus.

De acordo com o prefeito Marçal Filho, embora a previsão climática indique que o período mais chuvoso do ano já passou, o trabalho preventivo é essencial. “Estamos dando continuidade a uma obra pensada com planejamento técnico para resolver um problema antigo da cidade”, explicou. “Mesmo que não haja previsão de fortes chuvas agora, precisamos garantir segurança aos moradores e comerciantes”, enfatizou o prefeito, que esteve no local acompanhado do secretário de Serviços Urbanos, Luiz Roberto Martins, o Beto.

Prefeito Marçal Filho e secretário Beto, de Serviços Urbanos, acompanharam início dos trabalhos

Essa terceira fase encerra o cronograma de intervenções projetadas para a região, que começou pela Rua Afonso Pena, próxima à Avenida Guaicurus (primeira etapa), e seguiu para a Avenida Júlio Marques de Almeida, entre a Avenida Guaicurus e a Rua José Domingos Baldasso (segunda etapa, ainda em andamento).

Segundo o secretário Beto, todo o material utilizado nas obras é de alta qualidade, e a execução segue critérios técnicos para garantir durabilidade e eficiência. “Essas estruturas foram pensadas para suportar grandes volumes de água e evitar que os mesmos problemas se repitam”, ressaltou. “Após a conclusão dessa etapa, vamos continuar monitorando e, se necessário, faremos novos ajustes”, afirmou o secretário.

A previsão é que os serviços sejam finalizados em até 45 dias. Durante esse período, motoristas devem ficar atentos, já que as ruas em obras ficam interditadas temporariamente para garantir a finalização dos trabalhos. A prefeitura recomenda o uso de rotas alternativas até a liberação total do trânsito.

A iniciativa integra um pacote maior de ações da Secretaria de Serviços Urbanos, que vem trabalhando desde o início do ano para melhorar a infraestrutura urbana e oferecer mais qualidade de vida à população de Dourados.

Fonte: Assecom

Iniciativa de Lia Nogueira busca ampliar atendimentos de Equoterapia em Dourados

Considerado um tratamento eficaz para pessoas com autismo, paralisia cerebral, síndrome de Down, TDAH e outras condições que afetam o desenvolvimento físico e neurológico, o Projeto de Equoterapia do 2º Batalhão da Polícia Militar Ambiental de Dourados é hoje uma referência regional em saúde, inclusão e cidadania.

Apesar da relevância, o projeto atende atualmente cerca de 60 praticantes, número muito abaixo da demanda que é de mais de 440 pessoas aguardando por uma vaga. A longa fila de espera evidencia a urgência de ampliar a estrutura física e o número de atendimentos.

Sensível à causa, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) solicitou ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública e do Comando-Geral da Polícia Militar, apoio institucional e financeiro para a ampliação do projeto em Dourados.

Entre as melhorias solicitadas estão a construção de uma pista coberta, reestruturação das baias e piquetes, adequações nos espaços de atendimento, aquisição de materiais terapêuticos, uniformes, equipamentos de equitação e novos animais treinados para a atividade.

“O projeto já transformou a vida de dezenas de famílias. Nosso objetivo é garantir que mais pessoas tenham acesso a esse serviço, que promove avanços concretos no desenvolvimento motor, cognitivo e emocional dos praticantes”, afirmou a deputada.

Em 2024, o governo estadual firmou convênio de R$1,13 milhão com o Centro de Equoterapia da Polícia Militar, sediado em Campo Grande. Apesar da crescente demanda, Dourados, que atua como polo regional de atendimento, ainda não foi contemplado com investimentos semelhantes.

“Nossa expectativa é de que, com o apoio do Estado, a estrutura em Dourados seja fortalecida e ampliada, suprindo a demanda de centenas de pessoas que aguardam por uma oportunidade de tratamento”, destacou Lia Nogueira.

Fonte: Assessoria

Elias Ishy cobra adequações nas redes elétricas das escolas e Ceims

O vereador Elias Ishy (PT) protocolou na Câmara Municipal de Dourados requerimento à administração municipal, solicitando informações relacionadas aos investimentos em infraestrutura elétrica, incluindo adequações que permitam o uso de ares-condicionados nas unidades de ensino do município.

Em uma das solicitações, Ishy cita o caso de uma escola municipal que foi contemplada com emenda parlamentar destinada à aquisição de aparelhos de ar-condicionado que permanecem inutilizados, sem a devida instalação, em razão da necessidade de readequação da rede elétrica, problema decorrente de outras administrações. Neste caso, a previsão orçamentária para solucionar esse problema é de aproximadamente R$ 12 mil.

Ishy solicita informações com relação às unidades que necessitam de manutenção, incluindo as escolas que serão contempladas com novos transformadores, bem como o cronograma e valores das benfeitorias de cada escola beneficiada.

“Este é um problema antigo que só tem piorado diante das mudanças climáticas, sendo cada vez mais necessário um ambiente climatizado, considerando inclusive a superlotação nas salas de aulas, que aliado ao calor prejudica a qualidade de ensino”, considera o vereador.

O parlamentar também solicita o cronograma de serviços relacionados às adequações elétricas necessárias, assegurando a climatização das salas de aula e espaços administrativos de cada unidade escolar.

“As redes elétricas da maioria das unidades são antigas e com a modernização de equipamentos eletrônicos, principalmente com as instalações de novos aparelhos de ares-condicionados, ocorre maior aquecimento de fios além de frequentes quedas de energia, sendo necessária assim a sua substituição de transformadores e fiação adequada”.

O vereador pede ainda, a criação de projetos que contemplem as necessidades das escolas municipais e que os recursos destinados para as adequações necessárias de cada unidade sejam repassadas diretamente às Associações de Pais e Mestres (APM), a fim de evitar a morosidade por conta de questões burocráticas e licitatórias.

Fonte: Asssessoria

Escudo antimísseis dos EUA custará R$ 1 trilhão e é inspirado no ‘Domo de Ferro’ de Israel

Anunciado na terça-feira (20) pelo presidente Donald Trump, o americano “Golden Dome” (“Domo de Ouro”) é um sistema de defesa antimísseis inspirado no “Domo de Ferro” de Israel.

O projeto é avaliado em US$ 175 bilhões, o equivalente a R$ 1 trilhão, e está em desenvolvimento pelo Pentágono. Trump disse que quer concluí-lo até o final do mandato, em 2029.

Em 2024, ele falou na construção de um “sistema de defesa antimísseis Domo de Ferro, para garantir que nenhum inimigo” pudesse atacar os EUA. Na ocasião, citou o domo de Israel.

Assim que assumiu o mandato, em janeiro de 2025, Trump assinou um decreto para levar o projeto adiante. Entre as justificativas, elencou que os EUA sofrem ameaça de ataques balísticos, hipersônicos e de cruzeiro e estabeleceu que o país adotaria o objetivo “da paz pela força”.

O Domo de Ouro foi concebido para incluir capacidades terrestres e espaciais capazes de detectar e parar mísseis em todos os quatro estágios principais de um possível ataque: Detectá-los e destruí-los antes do lançamento; Interceptá-los no estágio inicial do voo; Pará-los no meio do caminho no ar e ainda detê-los nos minutos finais enquanto descem em direção a um alvo.

Segundo a agência de notícias Associated Press, uma fonte sob condição de anonimato revelou que, nos últimos meses, o Pentágono vem desenvolvendo opções para o projeto com base em um custo “médio, alto e extra alto”.
A diferença entre as três versões teria como base, em grande parte, uma variação na quantidade de satélites e sensores, além de interceptadores espaciais, que seriam adquiridos pela primeira vez.

Especialistas do setor foram receosos quanto ao plano de Trump de concluir o projeto em 2029, tanto por eventuais resistências políticas quanto a eventuais dificuldades de financiamento.

“O novo ponto de dados é de US$ 175 bilhões, mas a questão permanece: por quanto tempo? Provavelmente serão 10 anos”, disse Tom Karako, do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, acrescentando que a expertise em software do Vale do Silício e dos EUA pode ser aproveitada para gerar avanços, além de utilizar os sistemas de defesa antimísseis existentes.

O financiamento do Golden Dome permanece incerto. Legisladores republicanos propuseram um investimento inicial de US$ 25 bilhões para o Golden Dome como parte de um pacote de defesa mais amplo de US$ 150 bilhões, mas esse financiamento está vinculado a um controverso projeto de lei que enfrenta obstáculos no Congresso.

“A menos que seja aprovado, os fundos para o Golden Dome podem não se materializar”, disse um executivo do setor que acompanhou o programa. “Isso coloca todo o cronograma do projeto em risco.”

O Escritório de Orçamento do Congresso estimou, este mês, que apenas os componentes espaciais do Golden Dome poderiam custar até US$ 542 bilhões nos próximos 20 anos. Trump solicitou um investimento inicial de US$ 25 bilhões.

Fonte: Portal G1

Apartamento em área nobre de Campo Grande é alvo da Polícia Federal

Um apartamento na Rua das Garças, área nobre de Campo Grande, foi alvo da Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (21), durante a deflagração da operação contra fraudes em contratos na SED (Secretaria de Estado de Educação). Foram apreendidos pelos agentes mais de R$ 363 mil em um cofre.

São oito mandados de busca e apreensão cumpridos na Capital e um mandado no Rio de Janeiro. A operação Vox Veritatis é para apurar suspeitas de fraudes milionárias em contratos da SED.

A ofensiva é desdobramento das operações “Mineração de Ouro” e “Terceirização de Ouro”, que também investigaram desvios de recursos públicos federais no Estado.

Segundo a investigação, empresários, em parceria com servidores da SED, manipulavam o processo de adesão a atas de registro de preços de outros órgãos públicos. Os contratos, fechados com sobrepreço, garantiam o repasse de comissões de 5% sobre o valor negociado aos intermediários do esquema. Essa comissão era então dividida com os servidores públicos envolvidos.

Apenas dois dos contratos sob investigação somam mais de R$ 20 milhões, valor que pode ser ainda maior com o avanço das diligências. Estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão nos estados de Mato Grosso do Sul e do Rio de Janeiro. Os alvos podem responder por peculato, corrupção, lavagem de dinheiro e crimes relacionados a licitações.

O nome da operação, Vox Veritatis, expressão latina para “voz da verdade”, foi escolhido para simbolizar o papel das instituições na revelação de fraudes ocultas que desviaram verbas da educação pública.

Fonte: Jornal MidiaMax

Link – https://midiamax.uol.com.br/policia/2025/apartamento-em-area-nobre-de-campo-grande-e-alvo-da-pf-em-acao-contra-fraudes-na-educacao/

PF encontra R$ 363 mil em cofre de apartamento vazio durante operação contra fraude na Educação

Durante operação na manhã desta quarta-feira (21), a PF (Polícia Federal) encontrou um cofre com R$ 363,4 mil em um cofre em apartamento vazio no edifício Hannover, que foi alvo da polícia no Centro de Campo Grande.

Conforme a PF, a operação ‘Vox Veritatis’ (Voz da Verdade) combate possíveis fraudes em licitações envolvendo recursos federais destinados à SED (Secretaria de Estado de Educação) e mirou em nove endereços em Mato Grosso do Sul e no Rio de Janeiro.

A investigação tem elementos que implicam empresários que agem em cumplicidade com servidores públicos da SED para garantir contratos na modalidade adesão a atas de registro de preços vigentes em outros órgãos e entidades públicos, de forma mais onerosa.

A ação da PF, em conjunto com a CGU (Controladoria-Geral da União) e Receita Federal, tem como alvo fornecedores com atas registradas em outros órgãos ou entidades públicos e que obtinham a garantia de que seriam contratados pela SED e, em contrapartida, pagavam uma comissão de 5% sobre o valor contratado aos empresários que faziam a intermediação com a pasta da Educação.

Parte desta comissão era dividida com os servidores públicos envolvidos. Somente em dois dos contratos investigados, as negociações ultrapassaram o valor de 20 milhões de reais, aponta a investigação. A equipe no Rio de Janeiro apreendeu R$ 146.800,00.

O Jornal Midiamax acionou o Governo de Mato Grosso do Sul para esclarecimentos sobre a operação e sobre os contratos investigados na Secretaria de Educação, mas até esta publicação não houve retorno. O espaço segue aberto para manifestação.

Dinheiro estava em cofre (Foto: Divulgação, PF e Helder Carvalho, Jornal Midiamax)

Desdobramento

A operação desta quarta é desdobramento de investigações anteriores realizadas pela Polícia Federal em MS, as operações ‘Mineração de Ouro’ e ‘Terceirização de Ouro’.

Os responsáveis poderão responder pelos crimes de peculato, corrupção, lavagem de dinheiro, além de outros crimes em licitações e contratos.

Voz da Verdade

O nome, ‘Vox Veritatis’ origina-se do termo latino que seria a “voz da verdade”, para simbolizar o papel da investigação criminal em revelar o que estava oculto nos processos licitatórios com desvios de verba federal.

Fonte: Jornal Midiamax

Link – https://midiamax.uol.com.br/policia/2025/pf-encontra-r-363-mil-em-cofre-de-apartamento-vazio-durante-operacao-contra-fraudes-na-sed/

Operação da PF apura fraudes milionárias em contratos da Secretaria Estadual de Educação

A Polícia Federal, em ação conjunta com a CGU (Controladoria-Geral da União) e a Receita Federal, deflagrou nesta quarta-feira (21) a operação Vox Veritatis para apurar suspeitas de fraudes milionárias em contratos da SED (Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul).

A ofensiva é desdobramento das operações “Mineração de Ouro” e “Terceirização de Ouro”, de 2021 e 2022, respectivamente, que também investigaram desvios de recursos públicos federais no Estado.

Segundo a investigação, empresários, em parceria com servidores da SED, manipulavam o processo de adesão a atas de registro de preços de outros órgãos públicos. Os contratos, fechados com sobrepreço, garantiam o repasse de comissões de 5% sobre o valor negociado aos intermediários do esquema. Essa comissão era então dividida com os servidores públicos envolvidos.

Apenas dois dos contratos sob investigação somam mais de R$ 20 milhões, valor que pode ser ainda maior com o avanço das diligências.

Estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão nos estados de Mato Grosso do Sul e do Rio de Janeiro. Os alvos podem responder por peculato, corrupção, lavagem de dinheiro e crimes relacionados a licitações.

Conforme apurado pela reportagem, um dos mandados de busca e apreensão foi cumprido em um apartamento localizado na Rua das Garças, em Campo Grande. O prédio da SED, no Parque dos Poderes, não foi alvo de buscas.

O nome da operação, Vox Veritatis, expressão latina para “voz da verdade”, foi escolhido para simbolizar o papel das instituições na revelação de fraudes ocultas que desviaram verbas da educação pública.

Fonte: Campo Grande News

Link – https://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/operacao-apura-fraudes-milionarias-em-contratos