sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

Prefeitura de Dourados oferece modalidades esportivas gratuitas no Jorjão

A Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes de Dourados (Funed), está com inscrições abertas para diversas modalidades esportivas gratuitas no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão, o Jorjão.

As atividades são voltadas para crianças e adultos e seguem determinação do prefeito Marçal Filho para incentivar a prática esportiva, promover mais saúde para a população e ampliar o acesso ao lazer.

Para o público adulto estão disponíveis aulas de alongamento, às quartas e sextas-feiras, a partir das 8h30; treinamento funcional, às terças e sextas-feiras, também às 8h30; e ritmos, com aulas aos sábados, às 8h30.

As crianças a partir de sete anos podem se inscrever na modalidade de futsal, em turma mista, com aulas às quartas e sextas-feiras, às 13h30. Já para crianças acima de 10 anos, há vagas abertas para voleibol (terças e quintas-feiras, às 13h), basquetebol (segundas, quartas e sextas-feiras, às 13h), futebol de campo suíço (quartas e sextas-feiras, às 8h) e futebol de campo sintético (terças e quintas-feiras).

Todas as modalidades oferecidas no Jorjão contam com acompanhamento de profissionais habilitados, garantindo qualidade técnica e segurança aos participantes. A Funed também disponibiliza aulas de natação e hidroginástica no complexo, porém, neste momento, as vagas para essas atividades já estão totalmente preenchidas. Os interessados podem participar da lista de espera.

Quem se interessar nas modalidades disponíveis deve procurar o Complexo Esportivo Jorjão, de segunda a sexta, das 7h às 17h, para obter mais informações e realizar a inscrição. Com ações como estas, a Prefeitura reforça o compromisso em facilitar o acesso da população à prática esportiva e na promoção de mais qualidade de vida à população.

Fonte: Assecom

Quatro pessoas seguem internadas após raio atingir ato pró-Bolsonaro

Um dia após um raio atingir o ato organizado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) em Brasília, quatro pessoas seguem internadas. As vítimas estão no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) e podem receber alta ainda nesta segunda-feira, 26.

Ao todo, 27 pessoas deram entrada na unidade após o acidente ocorrido neste domingo, 25. Segundo o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), 22 pacientes receberam alta médica e um evadiu do local sem acompanhamento.

Os nomes dos manifestantes atingidos não foram divulgados pela unidade de saúde, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A descarga elétrica ocorreu por volta das 13h na Praça do Cruzeiro, pouco antes do ato pró-Bolsonaro. Os manifestantes que pediam por anistia ao ex-presidente e aos outros condenados do 8 de janeiro esperavam a chegada de Nikolas Ferreira quando o raio atingiu o local.

Informações do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal apontaram que pessoas ficaram desacordadas e 72 precisaram ser socorridas no local.

Em coletiva neste domingo, o deputado federal lamentou o ocorrido e negou irresponsabilidade na manifestação. “Aconteceu um incidente natural. Não foi irresponsabilidade nossa, não foi por falta de organização, não foi tumulto”, destacou.

O deputado federal ainda assegurou que os manifestantes estavam fora de perigo. “Para nossa alegria e tristeza de parte da imprensa, os atingidos pelo raio estão bem”, ironizou.

De acordo com os radares meteorológicos, Brasília segue enfrentando mau tempo durante esta semana, com mínimas de 18ºC e chances elevadas de pancadas de chuva.

Fonte: Portal Terra

Defesa Civil orienta moradores a se cadastrarem para receber alertas

Com o início do ano marcado por maior volume de chuvas, a Prefeitura de Dourados, através da Defesa Civil, reforça a importância de a população acompanhar os alertas de risco relacionados a fenômenos climáticos.

O órgão mantém um sistema gratuito de envio de mensagens por SMS para avisar moradores sobre a possibilidade de desastres naturais em suas regiões.

Para receber os alertas, o cidadão deve enviar uma mensagem de texto para o número 40199, informando o CEP da residência. Após o cadastro, o telefone passa a integrar automaticamente a lista de envio de avisos sempre que houver risco identificado para a área indicada.

A Defesa Civil orienta, especialmente, que moradores de locais considerados mais vulneráveis, como áreas próximas a rios, encostas, morros ou regiões sujeitas a alagamentos, acompanhem a previsão do tempo e fiquem atentos às comunicações oficiais.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Dourados, Jhones Santana, o serviço tem papel fundamental na prevenção. “O sistema permite divulgar boletins de aviso e alertas com antecedência, informando sobre riscos de desastres e eventos adversos, para que tanto os órgãos de resposta quanto a população possam agir a tempo, reduzindo danos e se preparando de forma adequada”, explicou.

Os alertas podem ser emitidos tanto pela Defesa Civil estadual, com sede em Campo Grande, quanto pela Defesa Civil municipal de Dourados, conforme a situação registrada. O órgão destaca ainda que o serviço não substitui a previsão do tempo. As mensagens são enviadas apenas quando há identificação de cenários que exigem atenção especial ou a adoção de medidas preventivas, funcionando como um instrumento de proteção e segurança para a população.

ALERTA

Desde outubro do ano passado, a Defesa Civil de Dourados está oficialmente habilitada a emitir alertas de risco para a população através do sistema Defesa Civil Alerta. Com a ativação do sistema, a partir do dia 1º de outubro de 2025, a Defesa Civil de cidades do Centro-Oeste passaram a enviar notificações regionais.

O sistema Defesa Civil Alerta utiliza a tecnologia Cell Broadcast Service (CBS), que envia mensagens de emergência para todos os celulares conectados a uma área de risco, sem depender de internet, Wi-Fi ou pacotes de dados. O recurso funciona automaticamente em aparelhos com cobertura 4G e 5G.

Segundo Johnes Santana, há dois tipos principais de alertas: o extremo, caracterizado por ameaças graves à vida ou à propriedade e que exige medidas imediatas de proteção, e o severo, quando o risco não demanda ações imediatas, permitindo mais tempo de preparação. Além desses, também podem ser enviados alertas de demonstração, com caráter educativo para a população.

Fonte: Assecom

Prouni 2026: Inscrições para o 1º semestre começam nesta segunda

Começam nesta segunda-feira (26) as inscrições do processo seletivo para o primeiro semestre de 2026 do Programa Universidade para Todos (Prouni). O processo é gratuito e deve ser feito exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, até a próxima quinta-feira (29).

Para se inscrever no processo seletivo é necessário que o estudante tenha completado o ensino médio; participado de edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 e/ou 2025; obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas do exame; e não tenha zerado a prova da redação do Enem.

O edital do Prouni também veda a inscrição para quem declarou ter participado do Enem na condição de treineiro ou para autoavaliação, antes de concluir o ensino médio. Para fins de classificação e eventual pré-seleção no processo seletivo, será utilizada a edição do Enem em que o estudante obteve a melhor média.

Ainda de acordo com o Ministério da Educação, os candidatos precisam atender a pelo menos uma das seguintes condições:

– Ter feito o ensino médio integralmente em escola da rede pública;

– Ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

– Ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

– Ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição;

– Ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;

– Ser uma pessoa com deficiência na forma prevista na legislação;

– Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para concorrer aos cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Nesse último caso, não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.

No momento da inscrição, o candidato deve optar por concorrer às bolsas destinadas à ampla concorrência ou àquelas destinadas à implementação de políticas afirmativas referentes a pessoas com deficiência e autodeclaradas indígenas, pardas ou pretas.

“No caso da escolha das bolsas integrais, é necessário que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de 1,5 salário mínimo. Já para escolher bolsas parciais, é preciso que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de 3 salários mínimos”, destacou a pasta.

Fonte: Agência Brasil

EUA ameaçam com força militar países vizinhos que não os ajudarem

O governo de Donald Trump quer barrar a influência de seus rivais geopolíticos Rússia e China do Hemisfério Ocidental e ameaçou empregar ação militar contra países do continente que não cooperarem ou ainda obstruírem seus objetivos.

A ameaça, estendida a quem não colaborar com as ações de combate ao narcotráfico, está na nova Estratégia Nacional de Defesa dos EUA, publicada pelo Departamento de Guerra norte-americano na última sexta-feira (23).

O intuito é assegurar plena dominância militar e comercial “do Ártico à América do Sul”, principalmente na Groenlândia, no Golfo da América e no Canal do Panamá.

A Estratégia Nacional de Defesa serve como um guia das políticas e mobilizações militares planejadas para os próximos anos do governo Trump e complementa a Estratégia de Segurança Nacional, divulgada em dezembro —enquanto este delineia os objetivos da gestão Trump, o primeiro fala sobre como os implementar.

O novo documento detalhou o que os EUA pensam por “este é o nosso hemisfério” —dito em publicação dias após a prisão de Maduro.

“Defenderemos de forma ativa e destemida os interesses dos Estados Unidos em todo o Hemisfério Ocidental. Garantiremos o acesso militar e comercial dos EUA a áreas estratégicas fundamentais, especialmente o Canal do Panamá, o Golfo da América e a Groenlândia. (…) Atuaremos de boa-fé com nossos vizinhos, do Canadá aos parceiros na América Central e do Sul, mas asseguraremos que respeitem e façam a sua parte na defesa de nossos interesses compartilhados. E, quando isso não ocorrer, estaremos prontos para adotar ações focadas e decisivas que promovam os interesses dos EUA. Este é o Corolário Trump à Doutrina Monroe, e as Forças Armadas dos EUA estão prontas para a aplicar com rapidez, poder e precisão, como o mundo viu na Operação Resolução Absoluta [que resultou na prisão de Maduro]”, afirmou o Departamento de Guerra no documento, assinado pelo secretário Pete Hegseth.

Ao mesmo tempo em que fala em cooperação na base da “boa-fé” com os vizinhos, o governo Trump deixou a porta aberta para ações militares onde e quando julgar que seus interesses não estão sendo atendidos, e utilizou a operação militar em Caracas que depôs o ditador venezuelano Nicolás Maduro como exemplo de ações que o Exército norte-americano pode empregar no futuro.

A política de defesa do 2º mandato do governo Trump, segundo o documento do Departamento de Guerra, busca a “paz por meio da força” e começa nas fronteiras dos EUA, passa pelo Domo de Ouro e termina no monitoramento e contenção de seus rivais globais, como a China e a Rússia, contando com a ajuda de aliados ao redor do mundo.

Fonte: Portal G1

 

Simultânea de xadrez com Top 2 do Mundo acontece em Campo Grande no sábado

Simultânea de xadrez é uma competição quando um atleta experiente joga ao mesmo tempo com diferentes enxadristas. Vitor Gabriel Vilela, de 7 anos, que é bi-campeão brasileiro sub-08, vice-campeão Panamericano e possui a norma de Candidato a Mestre FIDE, vai jogar com múltiplos adversários ao mesmo tempo, movendo-se de tabuleiro em tabuleiro, no próximo dia 31 de janeiro, a partir das 9 horas, no Largo de Carpas, no Comper Itanhangá em Campo Grande.

Apesar da pouca idade, o desafiante Vitor Gabriel, já acumula títulos consideráveis no mundo do xadrez. O atleta é candidato a Mestre FIDE, que é um título vitalício, concedido pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE)  É um degrau abaixo do Mestre Fide (FM).

É uma grande conquista no xadrez, reconhecendo um jogador de alto nível com desempenho consistente. O xadrez sul-mato-grossense, em todo sua historia, possui apnas um jogador com o tiutlo de CM, sendo o Vitor o segundo a alcançar tal norma.

A candidatura ao título aconteceu em 2025, por ter ficado em segundo lugar no torneio continental, o Pan American School Championship. A alta performance no torneio continental lhe rendeu também uma posição de destaque no ranking mundial, e com apenas 7 anos, Vitor garantiu o 2º lugar do mundo no ranking FIDE de Xadrez Clássico (STD) Sub-8, posição que mantém até hoje, sendo o único brasileiro no Top 100 mundial da categoria.

Vitor Gabriel está no xadrez desde os 5 anos. Depois que aprendeu as regras já começou a disputar e estreou no Circuito Estadual Escolar Sub-8, enfrentando adversários até três anos mais velhos. Na primeira etapa conquistou o 4º lugar e, depois de nove etapas, tornou-se bi-campeão estadual. Ainda aos 5 anos, Vitor já havia conquistado dois títulos nacionais no FENAC – Campeonato Brasileiro de Categorias, em Natal (RN), nas modalidades Blitz e Rápido Sub-6.

No ano passado, aos 6 anos, Vitor venceu a Tríplice Coroa do Campeonato Brasileiro de Xadrez Sub-8, realizada em Teresina (PI), nas modalidades Blitz, Rápido e Clássico. No mesmo ano, sagrou-se bicampeão brasileiro escolar, em Caxambu (MG), um feito inédito para o xadrez sul-mato-grossense, contribuindo para que Mato Grosso do Sul alcançasse a quinta colocação geral no ranking nacional.

Em setembro de 2025, Vitor fez sua estreia internacional no Pan American School Chess Championship, em Florianópolis (SC). Enfrentando atletas de alto nível, incluindo campeões sul-americanos e pan-americanos, conquistou o vice-campeonato das Américas nas modalidades Blitz, Rápido e Clássico, resultado inédito para Mato Grosso do Sul.

O xadrez é uma mistura de esporte, arte e ciência, conforme explica o presidente do clube de xadrez Capablanca, Roberto Fedrizzi. Ele elenca uma série de benefícios como o aprimoramento da cognição (memória, concentração, raciocínio lógico), habilidades socioemocionais (paciência, resiliência, respeito) e funções executivas (planejamento, tomada de decisão), além de promover a inclusão e estimular o cérebro, auxiliando na prevenção de doenças como o Alzheimer e melhorando o desempenho escolar.

Informações e Inscrições

O evento é realizado pelos Supermercados Comper e o clube xadrez Capablanca e conta com o apoio da Federação de Xadrez de Mato Grosso do Sul (Fesmax). Podem participar enxadristas de 11 a 17 anos. As inscrições são gratuitas, mas limitadas, e podem ser feitas pelo telefone (67) 9 9277-4641.

Fonte: Assessoria