sábado, 20 de junho de 2026

Sete de Dourados abre preparação para disputa da Série B Estadual

O CD Sete de Setembro começou, na segunda-feira (26), a preparação para disputa da Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense.

O time de Dourados busca vaga na primeira divisão sete anos depois do seu afastamento do futebol profissional, quando disputou a Série A em 2019. Em 2024 ensaiou a volta, mas ficou na terceira posição, fora da zona de acesso.

O técnico Ney César comandou os primeiros treinos no Centro de Treinamento, com atividades de recuperação e relaxamento muscular, já que, segundo postagem nas redes sociais do clube, muitos atletas chegaram recentemente de viagem.

Entre os mais experientes do elenco que está sendo montado para disputa, alguns jogadores conhecidos do torcedor sul-mato-grossense, como o meia Lucas Paulista (Comercial e Águia Negra), Bruno Henrique (DAC), Igor (Bataguassu) e Oban (Águia Negra). Bruninho, que veio do Sorriso-MT, e Montini, do Rio Branco-PR, também chegaram.

“Outros jogadores devem chegar nos próximos dias para fortalecer a equipe. Estamos confiantes em uma boa companha e em conquistar vaga na zona de acesso”, afirma o presidente Tony Montalvão.

O Sete de Dourados estreia na Série B Estadual no dia 21 de junho, domingo, contra o EC Campo Grande, no Estádio Douradão. Na segunda rodada, enfrenta o EC Comercial, dia 24, em Campo Grande.

Os oito times na competição se enfrentam em turno único. Após as sete rodadas, os dois melhores garantem acesso à primeira divisão em 2027.

Fonte: Assessoria

HIPERFOCO: Até onde ter muito interesse por coisas e assuntos é normal?

O termo “hiperfoco” ganhou popularidade nas redes sociais nos últimos anos e passou a ser usado de forma ampla para descrever qualquer interesse intenso ou entusiasmo momentâneo por um assunto.

Expressões como “estou em hiperfoco nessa série”, “meu hiperfoco agora é academia” se tornaram comuns no ambiente digital. Mas segundo especialistas, gostar muito de um tema, ou passar horas no fim de semana vendo vídeos sobre um assunto específico não configura necessariamente hiperfoco clínico.

Ter interesse por determinada coisa ou assunto é normal

O interesse mais direcionado por determinados assuntos costuma começar a aparecer ainda na primeira infância, geralmente entre os 2 e 6 anos, embora isso varie bastante de criança para criança. Nessa fase, é comum surgirem fascínios intensos e repetitivos por temas específicos, como dinossauros, trens, espaço, animais, mapas, números, princesas, super-heróis, músicas, entre outros.

Segundo o psicólogo e orientador educacional do Brazilian International School – BIS, de São Paulo (SP), Marcelo Freitas, isso acontece por uma combinação de fatores ligados ao desenvolvimento cerebral, emocional e social.

“Conforme a criança cresce, ela passa a reconhecer padrões, criar preferências, exercitar a memória e buscar atividades que gerem prazer e previsibilidade. O cérebro infantil também é naturalmente muito curioso. “Quando algo desperta encantamento ou oferece recompensas emocionais e cognitivas, a tendência é que a criança queira repetir aquela experiência várias vezes. Isto pode ser percebido no dia a dia: a criança vê um mesmo desenho diversas vezes, escuta a mesma música, mesmo sabendo o enredo”, explica.

Na idade escolar, especialmente entre 6 e 10 anos, esses interesses costumam ganhar mais profundidade. A criança já consegue acumular informações, fazer conexões mais complexas e desenvolver senso de identidade (‘eu gosto disso’, ‘quero aprender mais sobre aquilo’). “Em muitos casos, esses interesses ajudam no desenvolvimento da linguagem, da criatividade, da autonomia e até da socialização”, acrescenta Freitas.

Já na adolescência, é bastante comum que jovens desenvolvam interesses intensos por artistas, bandas, séries, jogos, esportes ou influenciadores. Colecionar álbuns, acompanhar entrevistas, decorar informações, participar de fã-clubes e consumir conteúdos relacionados àquilo faz parte do processo típico de construção de identidade, pertencimento social e expressão emocional dessa fase da vida.

“A adolescência é marcada por mudanças cognitivas e emocionais importantes, além de uma busca mais intensa por referências, grupos de identificação e interesses que ajudem o jovem a definir gostos, valores e personalidade. Ter assuntos favoritos faz parte do desenvolvimento típico. Por isso, é natural que determinados temas ocupem grande espaço no cotidiano dos adolescentes durante esse período”, afirma a school

Counselor Alessandra Mafra Ribeiro, da Escola Bilíngue Aubrick, de São Paulo (SP). “Nessa fase, os interesses tendem a ser mais flexíveis, socialmente compartilhados e transitórios, mesmo quando parecem exagerados e obsessivos para os adultos ao redor”, acrescenta.

Segundo Alessandra, o problema é quando o jovem, seja ele neurodivergente ou neurotípico, passa a se isolar socialmente ou deixa de realizar atividades básicas para manter a atividade em que está interessado.

“Em vez de limitar completamente a atividade, algumas sugestões, para os pais, são construir combinados e estabelecer limites junto com a criança ou jovem. Por exemplo: se a família janta todos os dias às 19 horas, pode haver um acordo para que ele faça uma pausa nesse horário, garantindo um momento em família e a refeição com qualidade. Ou ainda, se ele tem uma prova em dois dias, combinar que, após o jantar, ele dedicará um determinado tempo aos estudos”.

Quando o interesse excessivo é um alerta

Os interesses intensos passam a ser um alerta para um hiperfoco clínico, associado a condições como o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e o transtorno do espectro autista, quando o indivíduo apresenta nível muito elevado de concentração e dificuldade de desengajamento em atividades, envolvendo uma absorção muito profunda e persistente, frequentemente acompanhada de perda da noção do tempo.

Segundo Carla Litrenta, psicopedagoga e educadora parental da Escola Internacional de Alphaville – EIA, de Barueri (SP), o que diferencia interesses comuns do hiperfoco clínico é principalmente o nível de intensidade, rigidez e impacto funcional.

“No hiperfoco, a criança e jovem pode apresentar dificuldade real de interromper a atividade ou mudar de assunto, mesmo quando precisa realizar outras tarefas importantes, como estudar, dormir, se alimentar ou interagir socialmente. Também pode haver sofrimento, irritação ou desregulação quando esse interesse é interrompido”, afirma.

No caso do TDAH, crianças e adolescentes podem ter dificuldade para manter o foco em atividades consideradas pouco estimulantes, mas mergulhar intensamente em temas que despertam grande interesse, prazer ou recompensa imediata. “Nesses casos, o transtorno está mais relacionado à dificuldade de regular a atenção do que à incapacidade de se concentrar. É comum que ignorem distrações externas, percam a noção do tempo e tenham dificuldade de interromper a atividade em questão”, explica Carla.

Já no transtorno do espectro autista (TEA), é comum que crianças e adolescentes desenvolvam interesses muito intensos e específicos por determinados temas, atividades ou objetos.

“Esses interesses proporcionam ao autista uma certa sensação de conforto, segurança e bem-estar. Dependendo da intensidade e da forma como se manifestam, podem até mesmo contribuir positivamente para aprendizagem, memória e aprofundamento de conhecimentos”, diz Carla.

“Mas o interesse excessivo, em alguns casos, também pode causar sofrimento, isolamento, dificuldades na rotina ou grande irritação diante de mudanças, interrupções ou da necessidade de realizar outras atividades”.

Pais e responsáveis devem estar atentos

Na opinião de Caroline Sternberg, orientadora parental e educacional do colégio Progresso Bilíngue de Itu (SP), as famílias devem observar não apenas a intensidade do interesse da criança ou adolescente, mas principalmente os impactos deste comportamento na rotina, no bem-estar emocional e nas relações sociais.

“Em vez de proibir ou ridicularizar os assuntos de interesse, o mais indicado é acolher esse entusiasmo, mas ao mesmo tempo ajudar a criança a desenvolver equilíbrio e flexibilidade no dia a dia. Uma forma de fazer isso é estabelecer combinados e incentivar pausas entre as atividades, convidando a criança para outras experiências, como brincar ao ar livre, praticar esportes, participar de momentos em família ou conversar sobre temas diferentes”, afirma Caroline.

“Outra forma de ajudar a criança ou o adolescente é avisar com antecedência sobre mudanças de atividade, criar transições graduais e mostrar que há espaço para o interesse especial sem que ele ocupe toda a rotina”.

A escola também exerce papel fundamental nesse processo, atuando como parceira da família na observação de comportamentos e no desenvolvimento de estratégias para ampliar repertórios e estimular habilidades sociais, emocionais e acadêmicas.

“Educadores conseguem perceber, por exemplo, quando o estudante demonstra dificuldade constante para mudar de assunto, se irrita intensamente ao ser interrompido, evita interações sociais ou deixa de participar de atividades importantes por causa daquele interesse específico”.

O diálogo entre família e escola ajuda a entender se aquele comportamento faz parte do desenvolvimento esperado ou se está trazendo prejuízos reais para a criança ou adolescente.

“Em situações de sofrimento emocional, isolamento excessivo ou impactos significativos na aprendizagem e na rotina, é preciso buscar avaliação com profissionais de saúde mental, como psicólogos, psiquiatras e neurologistas”, finaliza Caroline.

Fonte: Assessoria

 

Israel diz ter matado chefe militar do Hamas em Gaza

As Forças de Defesa de Israel (FDI) anunciaram nesta quarta-feira (27) a morte de Mohammed Odeh, apontado como o chefe do Quartel-General de Inteligência e recém-nomeado líder da ala militar do Hamas.

De acordo com o comunicado oficial do governo israelense, Odeh foi alvo de um ataque direcionado na Faixa de Gaza na terça-feira (26), apesar do cessar-fogo que deveria estar em vigor desde outubro.

“O comandante do braço armado da organização terrorista Hamas em Gaza foi eliminado ontem”, escreveu o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, em uma mensagem na rede social X.

O anúncio da operação também foi confirmado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Horas depois, a morte também foi confirmada pelo grupo extremista palestino.

Segundo as autoridades de Israel, Odeh havia assumido o comando das Brigadas Ezzdine al-Qassam (o do braço armado do grupo) há apenas duas semanas, após a morte de seu antecessor, Izz al-Din al-Haddad.

O comando israelense afirma que Odeh era um dos últimos comandantes seniores do Hamas ainda vivos que participaram diretamente do planejamento e da execução dos ataques de 7 de outubro.

Em seu papel na liderança da inteligência do grupo nos últimos anos, ele teria sido o responsável por coordenar a infiltração dos terroristas e mapear os alvos em território israelense durante o massacre.

Ainda de acordo com a inteligência militar de Israel, ao longo do atual conflito, Odeh permaneceu na coordenação de operações de campo, no gerenciamento de combates contra as tropas e no direcionamento de novos ataques contra militares e civis israelenses.

Fonte: Portal IG

Desmatamento no Brasil registra queda de 20,6% em 2025

Pela primeira vez desde 2019, a área total de vegetação nativa desmatada no Brasil ficou abaixo de 1 milhão de hectares em um único ano. De acordo com o Relatório Anual do Desmatamento no Brasil (RAD2025), divulgado pelo MapBiomas nesta quarta-feira (27), foram desmatados 984.794 hectares no país em 2025, uma redução de 20,6% em relação a 2024.

Todos os biomas do país tiveram redução da área desmatada. O Pantanal registrou a maior redução proporcional entre todos os biomas, com queda de 48,4% na área desmatada em relação a 2024, somando 12.260 hectares perdidos no ano. O Cerrado continua sendo o bioma com maior área desmatada, com 540.614 hectares em 2025.

O MapBiomas alerta que, apesar da redução no desmatamento no ano passado, a área desmatada no Brasil chegou à média de 2.698 hectares por dia, cerca de 112 hectares por hora.

“É como se 17 parques do Ibirapuera – o maior parque urbano da cidade de São Paulo – fossem desmatados todos os dias”, comparou a entidade, em nota.

Nos últimos sete anos, série histórica do MapBiomas Alerta, o Brasil perdeu mais de 10,9 milhões de hectares de vegetação nativa, área superior à do estado de Pernambuco.

Mais desmatados

A Amazônia e o Cerrado foram os biomas mais desmatados em 2025. Juntos, os dois biomas responderam por mais de 84% de toda a área desmatada no país no ano.

O Cerrado concentrou sozinho 54,9% do desmatamento do país, um total de 540.614 hectares, apesar da queda de 16,9% em relação a 2024. O bioma perdeu 1.482 hectares de vegetação nativa diariamente.

Na Amazônia, foram desmatados 289.478 hectares em 2025, uma redução de 23,5% frente ao ano anterior. O desmatamento no bioma foi de 792 hectares por dia, o que equivale à perda de cerca de 5 árvores por segundo, segundo análise do MapBiomas.

O levantamento mostrou que as formações savânicas lideram o tipo de vegetação nativa mais ameaçada. Pelo terceiro ano consecutivo, foram as mais afetadas pelo desmatamento no Brasil, respondendo por 51,4% da área total desmatada, seguidas das formações florestais, com 46,3%.

Na Amazônia e Mata Atlântica predominou o desmatamento em formações florestais, enquanto nos biomas Cerrado, Caatinga e Pantanal, o predomínio foi de supressão das formações savânicas.

Estados

A região conhecida como Matopiba, que reúne os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e Mato Grosso, concentra mais de 63% do desmatamento entre os estados. São as cinco unidades federativas com maior área desmatada em 2025.

No acumulado de 2019 a 2025, o Pará é o estado com maior área desmatada, com mais de 2 milhões de hectares de vegetação nativa perdidos no período. No entanto, em 2025, o estado registrou queda de 40% em relação ao ano anterior.

Entre os estados com maiores reduções absolutas, Maranhão, Pará e Tocantins registraram queda superior a 50 mil hectares de área desmatada. Sergipe e Alagoas reduziram mais de 60% em relação ao ano anterior.

Fonte: Agência Brasil

Voo da Latam não pousa em Dourados por causa da neblina

O voo da Latam que partiu na manhã de hoje (27) as 7h25 do Aeroporto Internacional de Guarulhos/SP para Dourados não chegou ao destino.

A aeronave não conseguiu pousar no Aeroporto Regional Francisco de Mattos Pereira por causa do mau tempo. A forte neblina sobre a cidade não permitiu que os pilotos pudessem fazer a aterrissagem.

Por causa do problema o pouso foi deslocado para o Aeroporto Internacional de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul que fica a 220 km de distância.

O fato afetou também os passageiros que embarcariam no voo da companhia aérea em Dourados com destino a São Paulo, que estava previsto para decolar as 8h55.

Os pilotos tentaram pousar em Dourados com auxílio de instrumentos, já que no ‘visual’ era impossível, porém tiveram que fazer o procedimento de arremeter em duas oportunidades e foram obrigados por questões de segurança a transferir o pouso para Campo Grande.

Ainda não há informações se a aeronave vai retornar ainda hoje para Dourados com passageiros que pousariam na cidade, ou se eles serão transportados por via terrestre. O mesmo vale para as pessoas que estão na espera se conseguirão embarcar para São Paulo.

Fonte: Canal Daqui

Juventude AG enfrenta Sport Recife hoje em Dourados pela LNF

Mais uma noite de futsal de alto nível para o torcedor sul-mato-grossense. O Juventude AG volta à quadra nesta quarta-feira (26), às 21h, pela sétima rodada da Liga Nacional de Futsal Silver, e recebe em Dourados o Sport Recife, um dos clubes mais tradicionais do Nordeste.

A partida acontece no Ginásio Municipal Ulysses Guimarães, onde o JAG jogou duas vezes, com empates, e busca a primeira vitória.

Para o jogo, o técnico Sérgio tem duas dúvidas: o goleiro Jackson e o pivô Nathan, com dores no joelho, fazem exames antes da partida. O restante do elenco fica à disposição, inclusive o ala Lucas Freitas, último contratado que retorna ao clube depois de defender o Marreco Futsal-PR na LNF e no Campeonato Paranaense de Futsal.

Preço Promocional

Os ingressos para o jogo estão à venda pelo preço promocional até às 18h nas lojas Salim Esportes e Sport.Com, parcerias do clube na temporada.

Os ingressos antecipados tem preço único de R$ 10. Nas bilheterias do Ginásio Municipal, o preço é o regular de R$ 20, com meia entrada a R$ 10 para idosos, estudantes identificados e professores das redes municipal e estadual. Crianças até 12 anos, doadores de sangue e pessoas com deficiência (PcD) não pagam.

Nas lojas também estão sendo vendidas as camisas do Juventude AG na temporada 2026. Os tamanhos disponíveis são do M ao G3 pelo preço de R$ 120 no combo incluindo ingresso para a próxima partida.

Jogos

A sétima rodada da LNF Silver começou no domingo (24), com a vitória, fora de casa, do Lages Futsal-SC sobre o Joaçaba Futsal-SC por 4 a 2. Nesta terça (26), o Vélez Camaquã-RS venceu o Blumenau Futsal-SC por 5 a 1.

Nesta quarta, além de JAG e Sport, acontecem outros três jogos: Liga São Caetano Futsal-SP e Vasco da Gama; São Miguel Futsal-SP e Dracena Futsal-SP; e Chopinzinho Futsal contra Futsal São Lourenço-SC. A rodada termina na quinta (28) com mais duas partidas.

Fonte: Assessoria

JBS abre inscrições para Ensino Médio com bolsas integrais em Dourados

A JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, está com inscrições abertas para o processo seletivo da Escola VET em Dourados.

A iniciativa é voltada à formação de jovens lideranças para a indústria. As inscrições são gratuitas, realizadas 100% online, e seguem abertas até 15 de junho pelo link: https://admissao.jef.digital/2/inscreva-se

Em parceria com o Instituto J&F, o programa é destinado a estudantes que atualmente cursam o 9º ano do ensino fundamental e vão ingressar no Ensino Médio em 2027.

É oferecido a todos os alunos aprovados bolsa integral, alimentação, material didático e kit onboarding. O processo seletivo inclui inscrição, curso preparatório, avaliação cognitiva, entrevistas e matrícula. O resultado final será divulgado até dezembro de 2026.

As aulas acontecem em período integral dentro das chamadas “fábricas educadoras”, integradas às operações da JBS, proporcionando aos alunos contato direto com a rotina industrial da companhia. Desde o início da formação, os estudantes participam de atividades práticas remuneradas, vivenciando processos produtivos e experiências alinhadas às demandas do mercado de trabalho. O modelo combina formação teórica e prática, conectando o aprendizado à realidade da indústria.

“Percebemos nesses jovens um desenvolvimento significativo, não apenas na parte técnica, mas também em comunicação, maturidade, engajamento com a escola e na forma de se relacionarem. Além disso, os estudantes têm acesso a uma estrutura diferenciada que faz toda a diferença no aprendizado”, afirma Jucione do Carmo Santos, gerente de RH da unidade da Seara em Dourados.

A iniciativa reforça a estratégia da companhia de investir na formação de jovens talentos nas regiões onde atua. A JBS conta com cerca de 158 mil colaboradores no Brasil e promoveu mais de 70 mil profissionais nos últimos dois anos, fortalecendo sua cultura de crescimento interno e desenvolvimento de carreira. Entre os alunos formados pelo Instituto J&F entre 2022 e 2024, cerca de 85% estão atualmente atuando em empresas do Grupo J&F.

Mantido há 15 anos pelo grupo, o Instituto está presente em mais de 30 unidades da companhia. Atualmente, conta com mais de 1,9 mil estudantes ativos e oferece uma trilha de desenvolvimento que conecta educação básica, ensino técnico, ensino superior e capacitação corporativa. Como resultado, cerca de 85% dos alunos formados são contratados por empresas do Grupo J&F.

Presença em MS

A JBS mantém uma das maiores operações industriais do setor de alimentos em Mato Grosso do Sul, com presença em sete municípios: Anastácio, Caarapó, Campo Grande, Dourados, Naviraí, Nova Andradina e Sidrolândia. Ao todo, são 14 fábricas no Estado, incluindo unidades da Friboi, Seara e JBS Novos Negócios, além de operações de couros, transportadora, incubatórios, confinamento e centro de distribuição.

A Companhia atua nas cadeias de bovinos e suínos, além de segmentos de valor agregado e novos negócios industriais. A JBS é responsável por mais de 18 mil empregos diretos em Mato Grosso do Sul.

Fonte: Assessoria

Lia Nogueira defende mais viaturas para fortalecer combate à violência contra a mulher

Em um cenário em que milhares de mulheres ainda convivem com o medo, a insegurança e a violência dentro de casa, fortalecer a estrutura das forças de segurança se tornou uma necessidade urgente.

Pensando nisso, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) apresentou uma indicação solicitando ao Governo do Estado investimentos na renovação e ampliação da frota operacional da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, com atenção especial às unidades de Dourados e à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM).

O pedido foi encaminhado ao governador Eduardo Corrêa Riedel (PP) e ao secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira. A proposta busca garantir melhores condições de atendimento às vítimas, além de oferecer mais suporte operacional aos servidores da Polícia Civil.

Lia Nogueira destaca que a rotina das delegacias exige deslocamentos constantes para diligências, cumprimento de medidas protetivas, atendimento de ocorrências e encaminhamento de vítimas, especialmente em casos de violência doméstica.

Segundo a deputada, a falta de viaturas em condições adequadas pode comprometer a rapidez das ações e dificultar o acolhimento necessário às mulheres que buscam ajuda.

A parlamentar reforçou ainda que a DEAM de Dourados desempenha um papel essencial na rede de proteção às mulheres e precisa de estrutura compatível com a demanda crescente de atendimentos. Para ela, investir em segurança pública também significa garantir dignidade, proteção e resposta rápida para quem mais precisa.

“Quando falamos em combate à violência contra a mulher, não estamos falando apenas de leis, mas também de estrutura e agilidade. Uma viatura faz diferença no tempo de resposta, no atendimento e até na proteção de uma vítima em situação de risco”, afirmou Lia Nogueira.

A deputada também pontuou que a renovação da frota operacional fortalece a atuação preventiva e repressiva da Polícia Civil, melhora as condições de trabalho dos servidores e contribui diretamente para a efetividade das políticas públicas de enfrentamento à violência em Mato Grosso do Sul.

Fonte: Assessoria