sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Com autonomia, lideranças indígenas fortalecem PSB em Dourados

Grupo político indígena poderá lançar candidaturas próprias, tanto na eleição proporcional como ao Executivo

Compartilhar

Presidente regional do PSB, Mauricio Lemes, conversou com lideranças indígenas, na aldeia Jaguapirú (Foto: Assessoria)

Encontro realizado no sábado (9), na aldeia Jaguapirú, com o presidente do PSB em Dourados, Mauricio Lemes, consolidou a adesão do grupo Pró-RID (Reserva Indígena de Dourados) para o pleito eleitoral em 2024.

Participaram da reunião diversas lideranças políticas, entre eles, o ex-candidato a prefeito, o advogado Wilson Matos e o ex-vereador Aguilera de Souza, primeiro vereador indígena eleito em Dourados.

De acordo com Mauricio Lemes, o encontro serviu para fortalecer o partido no munícipio, com a vinda de 10 novas lideranças indígenas e diversos apoiadores.

“Pela primeira vez na história da política douradense, a grande maioria das lideranças indígenas conseguem se organizar em um grupo partidário, com o propósito de eleger seus representantes”, afirma.

Mauricio considera ainda que a vinda do RID ao PSB tem fortalecido ainda mais o partido, ampliando as chance de maior representatividade no próximo pleito eleitoral.

“Este grupo tem autonomia para lanças seus candidatos ao cargo de vereador, podendo inclusive candidatura própria à prefeito, a exemplo da eleição passada com a candidatura de Wilson Matos”.

A RID (Reserva Indígena de Dourados) é considerada uma das maiores aldeias indígenas do país, com aproximadamente 8 mil eleitores, distribuídos nas aldeias Jaguapirú, Bororó e Panambizinho , composta por três etnias: Caiuás (Kaiowá), Guarani (Ñandeva) e os Terena.

Somente na aldeia Jaguapirú a população é de 13.473 moradores, segundo o coordenador do Censo/Dourados, Leandro Cabral. Já a aldeia Bororó é composta por 12.054 habitantes, ainda conforme o Censo em Dourados.

  • Matéria atualizada para o acréscimo de informações, às 15h30.

Redação

Últimas notícias