O tereré é uma bebida típica sul-americana feita a partir da infusão da erva-mate com água fria e gelo. Muito popular no Paraguai, no Brasil e na Argentina, essa refrescante bebida carrega consigo várias curiosidades interessantes.
1. A Origem indígena do Tereré: A história do tereré remonta aos indígenas Guarani, povo nativo de regiões do Paraguai, Brasil e Argentina. Eles já consumiam a erva-mate em rituais, encontros e para obter seus benefícios energéticos.
O próprio nome “tereré” deriva do Guarani e significa “mate frio”, em referência ao modo de preparo com água gelada. Os Guaranis acreditavam que a erva-mate tinha propriedades medicinais e seu consumo fazia parte de uma visão holística de saúde.
2. Propriedades nutricionais surpreendentes: Além de ser uma bebida refrescante, o tereré apresenta muitos benefícios nutricionais. Ele é rico em antioxidantes, que ajudam a retardar o envelhecimento e combater os radicais livres.
Também possui vitaminas do complexo B, vitaminas C e E. Essas substâncias ajudam a acelerar o metabolismo, auiliando pessoas que buscam perder peso de forma saudável com o tereré.
Outro benefício do tereré é a presença natural de cafeína e teofilina, que melhoram o foco, concentração e disposição por mais tempo.
3. Uma variedade surpreendente de sabores: Embora o sabor original do tereré seja o da erva-mate com água, é muito comum adicionar frutas, verduras e especiarias para realçar o gosto. As frutas cítricas como limão e laranja combinam muito bem com o mate. Já frutas como maracujá, morango e kiwi, deixam o tereré com um delicioso gosto doce. Gengibre, capim-limão e hortelã também são opções refrescantes.
Essa variedade de sabores transforma o ritual de tomar tereré em uma experiência surpreendente a cada nova mistura de ingredientes.
4. O ritual de compartilhamento do Tereré: Uma curiosidade que pode surpreender estrangeiros é que o tereré sempre é tomado de forma compartilhada. Ele é muito mais do que uma bebida: é um catalizador social.
Quem prepara o tereré utiliza uma cuia – recipiente feito normalmente do fruto da cabaça – e uma bomba, que é uma caneca com um filtro. O preparo e o compartilhamento da cuia fazem parte de um ritual de hospitalidade e união.
5. O Tereré como esporte nacional do Paraguai: Você sabia que o tereré é considerado um esporte nacional no Paraguai? Ele está intrinsicamente ligado à cultura e identidade paraguaia. É comum ver atletas, políticos e artistas tomando tereré.
Nos estádios de futebol, os torcedores tomam tereré para se refrescar. Até em competições como maratonas, o tereré está presente para recuperar as energias dos participantes.
Crédito: Ana Karla Souza