Por Gabriela Pavão, G1 MS

A onda de frio que continua atuando sobre Mato Grosso do Sul provocou temperaturas negativas em vários municípios nesta quarta-feira (19).
Os termômetros registaram -2,2°C no começo da manhã em Bela Vista, sudoeste do estado, e outros três municípios também tiveram temperaturas abaixo de zero grau: Rio Brilhante (-1,7°C), Amambai (-0,8°C) e Jardim (-0,5°C).
Segundo o meteorologista Natálio Abrahão Filho, a geada atingiu pelo menos 19 municípios, todos na região sul do estado.
O fenômeno foi mais forte em Bela Vista, Água Clara, Jardim, Juti, Maracaju, Bodoquena, Ponta Porã, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Sonora. Geada moderada e leve foram registradas em Sonora, Sete Quedas, Miranda, Ivinhema, Itaquiraí, Dourados, Coxim e Campo Grande.
Calor
Foi o segundo dia de frio intenso em quase todas as regiões de Mato Grosso do Sul. O Inmet emitiu alerta para perigo de declínio de temperatura até esta quarta-feira (19), quando as temperaturas voltam a subir lentamente.
O fim de semana ainda deve ter mínimas de 11°C no sábado (22) e de 16°C no domingo (23), conforme a meteorologia. O calor volta com força na próxima semana e a umidade relativa do ar deve atingir valores críticos, abaixo dos 15%, conforme Abrahão.
O fim de semana ainda deve ter mínimas de 11°C no sábado (22) e de 16°C no domingo (23), conforme a meteorologia, e o calor permanece até o começo de agosto, quando nova frente fria está prevista para o estado.
Essa foi a terceira onda de frio que atinge o estado neste ano, segundo o meteorologista Natálio Abrahão Filho. Ele lembra que, apesar do frio nesta semana, as mínimas estão mais amenas se comparadas com o inverno de 2013, que foi um dos mais rigorosos da história.