terça-feira, 30 de abril de 2024

Huck desiste de disputar a Presidência e diz que não se filiará a partido

“Não serei candidato mas não quero falar mais sobre o assunto agora. Preciso digerir a decisão”, comentou o apresentador

Compartilhar

Huck se deprime após decisão: “Vou ali chorar um pouquinho e já volto” (Foto: Reprodução)

Congresso em Foco

 

Huck se deprime após decisão: “Vou ali chorar um pouquinho e já volto” (Foto: Reprodução)

Caso a nova resolução do apresentador Luciano Huck (TV Globo) se confirme, o programa “Caldeirão do Huck” está garantido na temporada 2018. Cortejado por partidos como PSDB e PPS, Huck decidiu de uma vez por todas de disputar a corrida presidencial em outubro, e diz descartar até filiação a partido político. As informações foram publicadas pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, e depois confirmadas por jornalistas como Sônia Racy (O Estado de S. Paulo) e Mônica Bergamo (Folha de S.Paulo).

 

De acordo com a nota veiculada nesta quinta-feira (15), o apresentador anunciará sua decisão até amanhã (16). O próprio Huck já espalhou a notícia entre as pessoas de seu círculo de relações, diz Lauro. “Ontem, Huck rascunhou algumas linhas para explicar seus motivos. O apresentador não se filiará a partido algum, mas dirá que continuará discutindo as questões relevantes do Brasil. Mais cedo, chegou a dizer a um interlocutor: ‘Com o mergulho que fiz nos últimos meses, me sinto preparado a discutir qualquer assunto’”, diz trecho da coluna.

 

“Não serei candidato mas não quero falar mais sobre o assunto agora. Preciso digerir a decisão”, comentou o apresentador a Sônia Racy.

 

Nos últimos dias, o nome Huck esteve em destaque no noticiário graças às declarações entusiasmadas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, um dos principais líderes do PSDB, em torno da possível candidatura do apresentador pelos tucanos. Em um das entrevistas recentes, FHC manifestou a certeza de que Huck concorreria em outubro e disse que ele “é a cara” de seu partido.

 

Segundo a colunista Mônica Bergamo (Folha de S.Paulo), um dos interlocutores mais próximos a Huck diz que ele está triste “como quem interrompe uma gravidez”. Segundo Mônica, o apresentador estava entusiasmado e imaginando cenários no poder, com popularidade suficiente para emplacar projetos e consolidar um movimento de renovação política. “O corpo todo se preparava e se movia para a chegada dessa nova vida, e ela teve que se interrompida. É frustrante”, diz o amigo de Huck, no relato da jornalista.

 

O próprio Huck descreveu seu estado de espírito depois da decisão: “Vou ali chorar um pouquinho e já volto”, disse a colegas depois da desistência, ainda segundo Mônica Bergamo.

 

Há cerca de uma semana, Huck e FHC jantaram na última quinta-feira (8). Na ocasião, segundo o noticiário, o apresentador ainda considerava a hipótese de disputar as eleições presidenciais. Durante aqueles dias, movimentos de renovação como RenovaBR, Agora! e Livres articulavam um encontro com Huck justamente para debater alternativas de reciclagem da política nacional. Paralelamente, partidos políticos davam continuidade ao cortejo do global.

 

Enquanto as articulações e paqueras se davam nos bastidores, a Rede Globo pressionava Huck a decidir logo que caminho seguiria. A empresa já havia comunicado ao apresentador que, caso ele aceitasse enveredar pelas searas da política, teria que deixar a emissora junto com sua esposa, Angélica, que conduz o programa saturnino “Estrelas”. A política interna da Globo prevê que seus funcionários, de qualquer setor, têm que encerrar o vínculo empregatício caso optem por se candidatar a cargos eletivos.

 

Caminho livre

 

O prazo para registro de candidatura vai até 15 de agosto. Até lá, qualquer impedimento judicial foi retirado, ao menos por enquanto, do caminho de Luciano Huck. Nesta quinta-feira (15), o ministro Napoleão Nunes Maia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), optou pelo arquivamento do processo movido pelo PT contra os apresentadores Luciano Huck e Fausto Silva, bem como a própria TV Globo, por abuso de poder econômico com fins eleitorais.

 

Os petistas reclamaram de aparição de Huck no Domingão do Faustão, programa dominical de elevada audiência, e acusaram a emissora de reforçar o nome de Huck subliminarmente. Mas, para Napoleão Maia, “inexiste, neste processo, qualquer elemento minimamente confiável que possa lastrear o pedido apresentado”. O magistrado levou em conta que, na própria defesa apresentada ao TSE, Huck se colocou fora da disputa eleitoral.

 

“[Faustão também] informou aos telespectadores que Luciano Huck havia enviado comunicado aos meios de imprensa negando a intenção de candidatar-se”. anotou ainda o juiz.

 

 

Últimas notícias