Assessoria
Será realizado no próximo sábado (27), no Simted Dourados (Rua Maria da Glória nº 670 – Vila Industrial), o primeiro encontro “Diálogos de Esquerda”, com o tema “Direito à cidade e questões indígenas em Dourados”, a ser abordado pelos debatedores Anastácio Peralta (Liderança Kaiowá Guarani) e Jones Dari Goettert (UFGD).
O evento é uma ação de militantes de esquerda com o objetivo de reunir pessoas interessadas em refletir sobre temas relacionados ao cotidiano do município de Dourados, na perspectiva de contribuir para a construção de projeto político de esquerda para Dourados, baseado em políticas públicas que atendam as necessidades da população.
A escolha dos temas vem de encontro a discussões que estão na pauta dos diversos movimentos sociais e de esquerda nos últimos anos.
O direito à cidade é um conceito desenvolvido pelo sociólogo francês Henri Lefebvre no livro “Le droit à la ville” (1968) que busca discutir soluções para os problemas enfrentados pelas populações urbanas, com vistas a garantir que todos os cidadãos tenham acesso a serviços de qualidade em áreas como saúde, educação, cultura, transportes, infraestrutura, moradia, segurança e lazer.
Em Dourados, além das questões envolvendo essas áreas, vem se somar as questões indígenas, uma vez que aqui se encontra uma das maiores aldeias do país, e que nas últimas décadas, devido à expansão do perímetro urbano, passou a sofrer com a falta de estrutura e o preconceito contra as comunidades indígenas.
A proposta em torno da constituição deste espaço de diálogos também será discutida nesta primeira atividade. A ideia é que seja um processo contínuo de debates agregando todas as pessoas que lutam por uma cidade mais justa e igualitária.