domingo, 5 de outubro de 2025

Acadêmico da UFGD desenvolve aplicativo de celular que ajuda na alimentação de peixes

Aplicativo AquiNutri já possui mais de 10.000 downloads e está disponível para tilápia, pacu, carpa e tambaqui

Compartilhar

O apliicativo é destinado ao cálculo de arraçoamento de peixes (Foito: Reprodução)

O acadêmico do curso de Engenharia de Aquicultura da Universidade Federal da Grande Dourados, Renan Sizílio Boranga, desenvolveu junto com seus orientadores, Elton Aparecido Siqueira Martins e Dacley Hertes Neu, um aplicativo de celular que auxilia os produtores de peixes na hora de alimentar os animais.

De acordo com Boranga o objetivo desse aplicativo é otimizar o tempo dos produtores durante os cálculos de arraçoamento (ato de fornecer ração aos peixes).

O professor Elton explica que muitos produtores ainda têm o costume de fazer o cálculo na mão, e isso leva certo tempo, além de que o produtor precisa levar uma tabela de manejo alimentar até a beirada do viveiro ou do tanque, e com o aplicativo, devido sua interface intuitiva, todo esse trabalho é feito de forma rápida, apenas incluindo o peso dos peixes, a temperatura da água e a quantidade de animais naquele local, a partir disso, o aplicativo fornece um relatório com a quantidade de ração diária, quantidade de ração por trato, o teor de proteína para a fase de desenvolvimento dos animais e o tamanho do pélete dessa ração, condizente com a boca do peixe.

“Todo esse trabalho foi feito na Universidade a partir de uma ideia que surgiu durante uma disciplina do 5º semestre do curso de Engenharia de Aquicultura, e isso desencadeou uma série de preocupações, desde evitar sobras de ração no viveiro e evitar que o produtor forneça ração demais ou de menos, o que pode comprometer o crescimento e a saúde do animal, além de aumentar o custo com alimentação”, ressalta o acadêmico.

Com uma interface simples, é possível calcular a quantidade de ração que deve ser fornecida ao dia para as espécies tilápia, pacu, carpa e tambaqui. “Como o aplicativo possui usuários do Brasil inteiro, muitos nos enviam e-mail pedindo se pode ser utilizado para uma espécie que eles possuem em sua região, por isso, até o o aplicativo foi atualizado com a inclusão de mais duas espécies, dessa forma englobamos a tilápia que é o peixe mais criado no Brasil, pacu com grande abrangência na região Centro-Oeste, carpas que é um peixe mais criado na região Sul e tambaqui com maior criação na região Norte” enfatiza o professor Elton.

A nutrição de peixes representa cerca de 60 a 70% dos custos de produção, e o manejo alimentar inadequado pode aumentar ainda mais esse custo e degradar a água de criação, por isso, todas as medidas de manejo devem ser realizadas garantindo que os animais consumam uma ração boa, mas também em quantidades suficientes. O aplicativo AquiNutri já possui mais de 10.000 downloads e pode ser baixado gratuitamente na PlayStore. Está disponível apenas para celulares com sistema Android.

Fonte: Assessoria

Últimas notícias