segunda-feira, 13 de maio de 2024

Árvores são utilizadas como espaço para anúncio publicitário em Dourados

Fixar faixas ou cartazes em árvores nas proximidades de escolas na área central de Dourados é ilegal, segundo o Código de Posturas do município. Leia mais...

Compartilhar

Rafael Henrique

Diário MS

 

Sem fiscalização, faixas publicitárias fixadas em arvores já se tornou comum em frente as escolas neste período do ano (Foto - Estado Notícias)

O uso de árvores para fixação de placas de publicidade é proibido em Dourados, de acordo com o Código de Posturas do município. Porém, não é difícil encontrar estes tipos de anúncios em diversos locais da cidade. Por falta de conhecimento da lei, ou não, muitos ainda insistem em usar as árvores como espaço de propagandas. É muito comum neste período de volta às aulas, por exemplo, encontrar placas divulgando serviços de transporte escolar.

 

Os locais mais comuns de encontrar anúncios deste tipo são em árvores próximas a escolas e universidades. Nas proximidades de quase todas as escolas, há uma placa anunciando serviço de transporte escolar, fixada nas árvores ou amarradas em poste. A reportagem do Diário MS encontrou uma destas placas, fixada em uma árvore de frente a Escola Municipal Joaquim Murtinho, na esquina da Rua Onofre Pereira de Matos com João Candido Câmara, no centro.

 

Segundo o diretor do Departamento de Fiscalização da prefeitura de Dourados, Luiz Carlos Palomita, a fiscalização existe e em situações assim o proprietário da faixa ou placa pode pagar multa e tem o material publicitário apreendido. “Nós fazemos a fiscalização e quando encontramos este tipo de irregularidade, aplicamos a multa e o material publicitário é apreendido. Isto é proibido, mas tem gente ainda que insiste em divulgar nestes locais”, explica o diretor.

 

A divulgação de propagandas não é proibida apenas em árvores. De acordo com o Código de Posturas, a proibição estende aos postes e monumentos públicos. O artigo 182 do Código deixa claro que “a colocação destes anúncios é proibida, quando de alguma forma prejudiquem os aspectos paisagísticos da cidade, os panoramas naturais, monumentos típicos, históricos e tradicionais”.

 

LEIA MAIS: SEM FISCALIZAÇÃO, ÁRVORES EM DOURADOS SÃO USADAS COMO ESPAÇO PUBLICITÁRIO

 

Para divulgar um anúncio em locais públicos é necessário autorização da prefeitura. No pedido de licença para publicidade ou propaganda por meio de cartazes ou anúncios, o interessado deverá seguir algumas exigências previstas na lei, como mencionar qual será o local utilizado para divulgação do anúncio, o tipo de material utilizado para confecção do anúncio, as dimensões, as inscrições do texto e as cores utilizadas.

 

Anúncios de shows também são comuns de serem encontrados amarrados ou colados em postes e em árvores. De acordo com o diretor do Setor de Fiscalização, o efetivo é pequeno e por isso há dificuldades em inibir esta prática na cidade.

Últimas notícias