domingo, 28 de abril de 2024

Cantora Lírica Sul-Mato-Grossense conquista o 2º Lugar em concerto no Theatro Municipal de São Paulo

Compartilhar

Jayana concluiu sua pós-graduação em Canto e Expressão pela FACEC em 2021 (Foto: Divulgação)

Na emocionante noite de 18 de dezembro, o Theatro Municipal de São Paulo se encheu de celebração ao sediar o concerto de premiação da segunda edição do Concurso Joaquina Lapinha.

Entre os destaques da noite estava a soprano Jayana Paiva, originária de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, que conquistou o 2º lugar neste inovador concurso dedicado exclusivamente a cantores pardos, negros e indígenas.

A iniciativa pioneira, promovida pela Sustenidos, busca fomentar a diversidade na cena lírica brasileira, conforme destacado por Alessandra Costa, diretora executiva da instituição responsável pelos contratos de gestão do Complexo Theatro Municipal de São Paulo e do Conservatório de Tatuí, que realiza o evento.

O Concurso Joaquina Lapinha, realizado em novembro de 2023, presta homenagem a renomados músicos negros da história brasileira. Na prova final, ocorrida no Teatro Procópio Ferreira do Conservatório de Tatuí, Jayana Paiva se destacou entre os talentosos participantes,

ganhando o 2º lugar feminino. O júri, presidido pela mezzo soprano Mere Oliveira, uma das idealizadoras do concurso, contou também com notáveis artistas, na comissão avaliadora, como a soprano Edna D’Oliveira, o barítono Michel de Souza, o pianista Marcos Aragoni e a diretora cênica Julianna Santos.

A crítica especializada, publicada na Revista Concerto pela musicóloga e autora Camila Fresca, elogia a performance marcante de Jayana Paiva no concerto de 18 de dezembro. Fresca destaca a poderosa e versátil voz da cantora, evidenciada na execução da ária “Io sono l’umile ancella” (Adriana Lecouvreur), de Cilea.

JAYANA PAIVA

A renomada soprano lírico Jayana Paiva, natural de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, é uma artista que traz em sua trajetória uma notável dedicação à música e uma sólida formação. Iniciando seus estudos sob a orientação do Prof.º Dr.º Manoel Rasslan e recebendo suas primeiras lições de canto da mezzo-soprano Cristina Passos, Jayana consolidou sua expertise ao longo dos anos.

Fonte: Assessoria

Últimas notícias