João Pires

Dezenas de crianças da comunidade indígena da aldeia Jaguapirú receberam doces, balas e brinquedos na manhã de domingo (08). Pelo menos 35 ciclistas se mobilizaram para levar os donativos durante o percurso de passeio organizado pelo grupo ‘Bicicrético’s’, criado há 2 anos, com o objetivo de incentivar o esporte, principalmente aos iniciantes no ciclismo.
Os donativos foram adquiridos pelos próprios ciclistas que definiram o trajeto de aproximadamente 35 quilômetros, passando pelos locais onde já são habituados pedalarem durante as atividades. A iniciativa faz parte de outras ações solidárias desenvolvidas pelo grupo no período de fim de ano.
Na opinião da ciclista Janete de Souza Ribeiro, o pedal solidário representa a união do grupo em ajudar o próximo, independente da raça, cultura, religião ou classe social. “Um simples gesto de entregar um pirulito a uma criança ou parar para ouvir a história de alguém, faz uma diferença enorme na vida da pessoa. Foi lindo demais e estou muito feliz!”, comentou.
Já para um dos administradores do grupo, Cleber Molliet, a alegria proporcionada aos pequenos indígenas foi gratificante. “Para mim foi uma experiência fantástica ter participado desta ação, pois, o presente não é para as crianças e sim para nós mesmos”, disse. “Fazer parte deste grupo foi um divisor de águas em minha vida, tanto na questão física pela atividade como social, por conhecer pessoas fantásticas”, completou.

A indígena Floriza de Souza é professora na aldeia Jaguapirú e relatou durante a visita, algumas dificuldades enfrentadas pela comunidade, como na questão cultural que ela faz questão de preservar e incentivar seus alunos (assista o vídeo abaixo). Ela conta que ministra aula sobre cultura indígena às crianças e agradeceu a iniciativa. “Foi uma surpresa muito boa conhecer vocês, realmente eu não esperava esta visita. Fiquei emocionada”, enfatizou.
Para Rodrigo Von Block, um dos principias líderes do grupo Bicicrético’s, o sucesso das ações solidárias do final de semana se deve pelo comprometimento de todos em amar o próximo. “Estou chegando do melhor pedal da minha vida. Gratidão a todos que participaram presencialmente ou não. Espírito leve e renovado. Uma lição de vida hoje. Carregarei esse dia na minha memória para o resto da minha. Parabéns e obrigado a todos”, comentou na rede social, após o pedal solidário.

Creche Memei
Na tarde de sábado (07) o grupo também esteve na creche ‘Casa da Criança Meimei’, localizada no Jardim Flórida II, onde levaram bolo e presentes às crianças atendidas pela entidade. Durante a visita o ciclista Cleber Molliet se fantasiou de Papai Noel, levando alegria aos presentes. “Alguém me chamou dizendo que uma menina queria chegar perto do Papai Noel e quando veio, deu um abraço e começou a chorar de emoção. Quase chorei junto, pequenos carentes que se alegram de forma intensa”, considerou.