quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Projeto ´Arte nas Estações´ tem programação especial hoje e amanhã na Capital

A exposição “Entre o céu e a terra”, parte do projeto Arte nas Estações, está no Centro Cultural José Octávio Guizzo até 07 de dezembro.

Idealizada pelo colecionador e gestor cultural carioca Fabio Szwarcwald e com curadoria de Ulisses Carrilho, a mostra reúne 87 obras de 19 artistas autodidatas.

Nesta quarta (20) e na quinta-feira (21), em celebração ao Dia da Consciência Negra, o projeto realiza oficinas e roda de conversa. O Arte nas Estações foi viabilizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio master da Energisa.

PROGRAMAÇÃO

Nesta quarta-feira (20), das 9h30 às 10h30, o projeto Arte nas Estações realiza a ´Oficina de Construção de Colares e Guias´. As miçangas são elementos de adorno corporal e ritual. Suas dimensões de sagrado manifestam-se nas religiões de matrizes africanas como na umbanda e candomblé.

Nesta oficina os participantes são convidados a confeccionar seus próprios adereços de miçangas (colares, pulseiras e guias) enquanto conversam sobre travessias, religiosidade, ressignificação e resistência.

Já no período da tarde, das 14h às 16 horas, acontece a roda de conversa ´ De onde eu vim, pra onde eu vou: caminhar na ancestralidade´ com Jéssika Rabello.

Enquanto fazem um escalda pés, técnica ancestral que utiliza água quente, ervas e óleos essenciais para relaxar os pés, melhorar a circulação e aliviar o estresse, os participantes aprendem sobre as propriedades curativas das ervas escolhidas, como a erva-cidreira, camomila, alecrim e lavanda, além de práticas de relaxamento e autocuidado associadas ao ritual.

Durante o escaldar, os participantes serão convidados a compartilhar suas experiências e sentimentos relacionados à ancestralidade, permitindo que a troca de histórias, vivências e conhecimentos seja incorporada ao momento por meio da oralidade.

Na quinta-feira (21), das 18h às 20 horas, o projeto Arte nas Estações realiza a ´Oficina de dança Entre o céu e a terra, o mar: negros dançares com memórias da travessia´, com Rose Mendonça e Aline SerzeVilaça.

A oficina de danças negras (Dança afro-contemporânea, House, AfroJazz, Dance) é fundamentada nos princípios de Corpo e Ancestralidade (Inaicyra Falcão), no conceito de Escrevivência (Conceição Evaristo) e de Tempo Espiralar (Leda Maria Martins).

O encontro convida os participantes a experimentarem sensivelmente o que as memórias da travessia informam aos corpos e como podemos aterrar e reterritorializar raízes tão longe do continente mãe, África, e negando os efeitos da escravização.

Todas as atividades são gratuitas, tem classificação indicativa livre e acontecem no Centro Cultural José Octávio Guizzo (rua 26 de agosto, 453, centro). A Exposição ´Entre o céu e a terra´ pode ser visitada de terça a sábado, das 9h às 18 horas (na quinta com horário estendido até as 20 horas). Mais informações em www.artenasestacoes.com.br.

O Ministério da Cultura apresenta Arte nas Estações. Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocínio Master da Energisa; patrocínio Copa Energia, BMA Advogados, Banco BV; apoio Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul, Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura do Mato Grosso do Sul e Governo do Mato Grosso do Sul; apoio cultural: Instituto Energisa; apoio do programa educativo, Fundo de Filantropia da Família Hees; Correalização do programa educativo do Instituto 3C, concepção A Ponte, realização Ikigai Produções e do Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

Fonte: Assessoria

Circuito de Robótica Sesi MS vai reunir em Campo Grande 27 equipes

Vai começar a maior competição de robótica educacional em Mato Grosso do Sul. Entre os dias 18 e 19 de novembro, o Centro de Convenções Albano Franco, em Campo Grande, se transforma no ponto de encontro de alunos para a disputa do Circuito de Robótica Sesi MS.

Mais de 200 estudantes do ensino fundamental e médio, representando 27 equipes das sete escolas da Rede Sesi de Educação, são esperados para o evento, além de professores e técnicos. Haverá disputas e demonstrações em quatro modalidades da robótica: FIRST Lego League (FLL), FIRST Tech Challenge (FTC), FIRST Robotics Competition (FRC) e Formula 1 in Schools.

O Circuito de Robótica Sesi MS é mais do que uma competição: é um espaço de formação de futuros líderes, inovadores e cidadãos conscientes. Por meio da robótica, os participantes são desafiados a solucionar problemas do mundo real, exercitando capacidades técnicas e valores humanos, sempre em um espírito de colaboração e respeito.

Os campeões garantem vaga para as etapas regional (FLL) e nacional (demais modalidades) do Circuito de Robótica do Sesi.

PROGRAMAÇÃO RESUMIDA

18 de novembro |Segunda-feira

07h – Recepção e credenciamento das equipes

10h – Acesso ao público

10h30 – Treinos das equipes

11h30h – Almoço

13h – Avaliações das equipes

17h – Abertura oficial

18h – Festa da Amizade

19 de novembro | Terça-feira

07h – Recepção das equipes

08h – Avaliações

11h30 – Almoço

13h – Finais nas modalidades de FLL e FTC

16h30 – Cerimônia de premiação

Conheça as modalidades em disputa

FIRST Lego League (FLL)

O programa desafia estudantes de 9 a 15 anos a buscarem soluções para problemas da sociedade moderna a partir de um mergulho no conceito STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

Os jovens, liderados por dois adultos, técnicos da equipe, precisam trabalhar em sintonia tendo como base Valores Essenciais (Core Values) como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Eles constroem robôs baseados na tecnologia LEGO®, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.

Equipes participantes:

 Alphadroids (Aparecida do Taboado)

Aqua Force (Aparecida do Taboado)

Akkotech (Corumbá)

Tupinambótica (Corumbá)

Mega Mentes (Dourados)

Poseidon (Dourados)

Acqua Bots (Maracaju)

Oratrix (Maracaju)

Robóticos do Caribe (Naviraí)

Tech Vikings (Naviraí)

Aquabots (Três Lagoas)

Tera Robotics (Três Lagoas)

Capitech (Campo Grande)

F1 in Schools

Os alunos modelam e constroem um carro em miniatura de Fórmula 1, que corre em uma pista reta de 20 metros impulsionado por um cilindro de CO2.  Os estudantes também são avaliados pelos diversos recursos que utilizam para projetar, modelar, construir e programar os robôs e as miniaturas de carros da Fórmula 1; além de projetos sociais com a comunidade e do plano de marketing e da gestão financeira das equipes.

Equipes participantes:

Peregrine Race (Campo Grande)

Jaguar Race (Corumbá)

BR Racing (Dourados)

FIRST Tech Competition (FTC)

Os estudantes constroem e programam robôs de médio porte, de até 19kg, a partir de um kit de peças reutilizáveis para que eles cumpram atividades, como carregar discos e blocos, em uma arena.

Equipes participantes:

Alphadroids (Aparecida do Taboado)

Tupitech (Corumbá)

Mega Mentes (Dourados)

Oratrix (Maracaju)

Tech Vikings (Naviraí)

Tera Robotics (Três Lagoas)

Capitech (Campo Grande)

FIRST Robotics Competition (FRC)

Os competidores constroem e programam robôs de porte industrial, que chegam a 56 kg e 2 metros de altura, para realizarem tarefas em uma arena.

Equipes participantes:

FRCapi (Campo Grande)

Tech Vikings (Naviraí)

Tera Robotics (Três Lagoas)

Fonte: Assessoria

Bioparque Pantanal abrirá as portas no feriado com horário especial

O Bioparque Pantanal, maior aquário de água doce do mundo, estará aberto em horário especial nos dias 14 e 15 de novembro, das 8h30 às 14h30, com última entrada às 13h30.

Hoje é ponto facultativo em celebração ao Dia do Servidor Público Estadual. Já na sexta-feira comemora-se a Proclamação da República.

A visita é gratuita e deve ser agendada pelo site oficial do empreendimento que estará de portas abertas para receber o público. Com mais de cinco milhões de litros de água, o ponto turístico é a casa de aproximadamente 40 mil animais.

O Bioparque é uma excelente opção de passeio no feriado, mas vai além do lazer e oferece uma experiência única, proporcionando educação ambiental e popularização da ciência para todas as idades. Quem estiver no local terá a oportunidade de conhecer a famosa sucuri Gaby, jiboia Rachel Carson, a lobinha Delinha e o imponente pintado Adriano.

E para os amantes de inovação e tecnologia, o Bioparque ainda conta com o Museu Interativo da Biodiversidade (MiBio). O local oferece cinema com imagens dos rios de Mato Grosso do Sul, tela interativas, exposição com sons de animais do Pantanal, microscópio e muito mais.

Fonte: Portal do MS

Programas de residência abrem 63 vagas no Hospital Regional em Campo Grande

A Fundação Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul (Funsau/MS) está com processos seletivos em aberto para preenchimento de vagas em programas de residência Médica, Multiprofissional e Uniprofissional do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul.

Para o Programa de Residência Médica 2025 estão sendo ofertadas 33 vagas para acesso direto, discriminadas nas seguintes especialidades: Anestesiologia (2), Clínica Médica (7), Cirurgia Geral (5), Ginecologia e Obstetrícia (4), Medicina Intensiva (3), Neurologia (2) e Pediatria (10). Com pré-requisito estão disponíveis dez vagas: Cardiologia (4), Coloproctologia (1), Gastroenterologia (2) e Nefrologia (3).

As inscrições para a residência médica iniciaram nesta quinta-feira, 5 de setembro, e seguem até dia 18 de setembro de 2024, e são feitas exclusivamente pelo site da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), pelo endereço www.amrigs.org.br ou www.amms.com.br

Já o Programa de Residência Multiprofissional e Uniprofissional 2025 ofertam 20 vagas em diversas áreas e três áreas de concentração.

O período de inscrições para o Programa de Residência Multiprofissional e Uniprofissional 2025 iniciou no dia 26 de agosto de 2024 e segue até 10 de setembro de 2024. As inscrições deverão ser realizadas através da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec), exclusivamente pelo site www.fundatec.org.br

Fonte: Portal do MS

 

Onças pintadas se recuperam após terem patas feridas em queimadas do Pantanal

As onças-pintadas Miranda e Antã passaram por mais uma rodada de exames e curativos na quarta-feira (28) no Hospital Veterinário Ayty, em Campo Grande.

Os dois felinos estão em tratamento devido a queimaduras sofridas em incêndios no Pantanal. Enquanto Miranda já apresenta um quadro de cura nas patas, Antã ainda requer cuidados especiais, mas dá sinais promissores de recuperação.

Os procedimentos foram conduzidos por uma equipe do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Além dos curativos nas patas, os animais passaram por exames de rotina, incluindo ultrassom e raio-X, essenciais para monitorar a saúde geral dos felinos.

Aline Duarte, gestora do Hospital Veterinário Ayty, afirmou que Miranda está em excelente estado de saúde. “Agora estaremos seguindo com a alimentação de Miranda e sua reabilitação para futura soltura do animal”, explicou.

O tratamento de Miranda incluiu a aplicação de pomadas cicatrizantes e sessões de ozonioterapia, técnicas que têm se mostrado eficazes na recuperação das lesões. A onça, batizada em homenagem ao município onde foi encontrada, chegou ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) no dia 15 de agosto, pouco mais de 24 horas após ser avistada mancando em uma fazenda. Com a continuidade do tratamento, a expectativa é que ela possa retornar ao seu habitat natural dentro de 30 dias.

Procedimentos foram conduzidos por uma equipe do Imasul e da UFMS

Aitã, por outro lado, ainda necessita de cuidados mais intensivos. O macho foi resgatado no dia 17 de agosto na região do Passo do Lontra, em estado extremamente debilitado, com problemas pulmonares devido à inalação de fumaça das queimadas.

Sob os cuidados atentos da equipe veterinária, ele já começou a se alimentar melhor e a apresentar uma melhora gradual nos ferimentos. No entanto, a recuperação de Aitã será mais lenta, exigindo monitoramento diário até que ele esteja totalmente curado.

O Hospital Veterinário Ayty, comprometido com o bem-estar dos animais, realizou recentemente melhorias significativas em suas instalações. Miranda foi realocada para uma nova jaula, especialmente adaptada para suportar a força de uma onça-pintada adulta.

A jaula recebeu barras de ferro reforçadas, novos trincos, e teve seu espaço ampliado para proporcionar mais liberdade de movimento. A iluminação do local também foi renovada, criando um ambiente mais adequado para a recuperação dos animais.

A equipe veterinária segue monitorando de perto a recuperação dos dois felinos, que simbolizam a resiliência da fauna brasileira e a importância do trabalho de conservação realizado pelo Hospital Veterinário Ayty e pelo CRAS. A esperança é que, em breve, tanto Miranda quanto Aitã possam retornar ao seu habitat natural, saudáveis e fortalecidos.

Fonte: Portal do MS

Estande do Bioparque Pantanal será atração no Festival Vida Animal MS

O final de semana será de muita diversão, aprendizado e amor pelos animais na Esplanada Ferroviária, em Campo Grande. Nos dias 10 e 11 de agosto, o maior evento pet de Mato Grosso do Sul contará com diversas atrações, incluindo um stand do Bioparque Pantanal.

Profissionais do empreendimento turístico estarão no local apresentando os trabalhos de educação ambiental, pesquisa, conservação e inclusão desenvolvidos por pesquisadores. O espaço ainda contará com animais taxidermizados utilizados para experiência tátil com deficientes visuais, laboratório móvel, microscópio e óculos de realidade virtual.

Para a Diretora-Geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieiri levar conhecimento para outros locais cumpre o papel de conscientizar a população sobre a preservação dos recursos naturais.

“O objetivo é aprimorar o trabalho que já vem sendo realizado durante as visitas, tornando o momento enriquecedor e cumprindo o propósito do empreendimento de ser um espaço de experiência e conhecimento para todos”, conclui.

Sobre o evento

Data: 10/08 (Sábado) – 13h às 22h

Domingo (11/08) – 13h às 21h10

Local: Esplanada Ferroviária

Fonte: Portal do MS

Maior medalhista paralímpico vem a Campo Grande para lançamento de livro

Multicampeão e maior medalhista paralímpico brasileiro da história, Daniel Dias tem uma história de sucesso como atleta. Mas para chegar ao lugar mais alto do pódio, ele precisou superar várias dificuldades que iam muito além da piscina, como o preconceito, o medo, a insegurança, a discriminação.

E foi para contar um pouco da sua história e falar dos valores que o esporte o ensinou que ele publicou o livro “Valores de Ouro – Os Princípios que Transformaram a Minha História” (Life Editora), que será lançado em Campo Grande, com noite de autógrafos, na próxima segunda-feira (29), das 18h às 22h, na Livraria Leitura.

“Eu sempre tive o sonho de ter um livro contando a minha história. Como sou uma pessoa que gosta de ler bastante, acabei pensando que tinha tanta coisa que gostaria de compartilhar, e aí veio a vontade e o sonho de escrever esse livro sobre valores que o esporte me ensinou, que ele potencializou na minha vida. Para mim foi uma alegria poder concluir esse livro em um ano tão especial, ano de Olimpíada e de Paralimpíada, mas acima de tudo em um momento especial da minha vida, por poder realizar mais esse sonho de escrever um livro”, resume Daniel Dias.

Segundo o autor, os valores que ele compartilha no livro, como fé, respeito, constância, coragem e igualdade, foram essenciais para sua trajetória e podem ser aplicados por todos que querem ter sucesso, não só no esporte, mas na vida. “Os valores a gente não negocia, e quando a gente não negocia os nossos valores, a gente alcança o extraordinário e alcança as vitórias na nossa vida”, define. Para proporcionar inclusão na prática e acessibilidade, o livro “Valores de Ouro” contém um QR Code que direciona para o formato de audiolivro com audiodescrição.

Daniel de Faria Dias nasceu em Campinas (SP) e passou sua infância e adolescência na cidade de Camanducaia (MG). Nascido com má formação de seus membros superiores e inferiores, se tornou o maior medalhista paralímpico brasileiro da história, com 14 medalhas de ouro, sete de prata e seis de bronze. Sua carreira é repleta de conquistas e recordes, o que fica evidente pelos seus três prêmios Laureus – o “Oscar do Esporte”. Ele é o único atleta brasileiro a ganhar três vezes o prêmio. Hoje é palestrante, gestor do Instituto Daniel Dias, empresário e escritor. É casado com Raquel Dias e tem três filhos, Asaph, Daniel e Hadassa.

O lançamento do livro na Capital coincide com o início da Olimpíada de Paris, período de máxima celebração do esporte, e dá a oportunidade de atletas em formação e entusiastas conhecerem de perto uma figura tão importante para o esporte brasileiro. Essa é a primeira vinda de Daniel para Campo Grande em evento aberto ao público. “A expectativa é muito grande de estar em Campo Grande para esse lançamento, de poder falar do meu livro, de ter um tempo com pessoas que me acompanham, torcem e vibram”, comenta.

Fonte: Assessoria

Vias de Campo Grande serão interditadas neste domingo para realização de maratona

A realização da terceira edição da Maratona de Campo Grande provocará a interdição parcial de ruas e avenidas de Campo Grande neste domingo, dia 7, das 5h da manhã ao meio-dia.

Segundo a organização, o trânsito será totalmente liberado até o meio-dia, mas as vias serão imediatamente abertas após a passagem do último participante, o que pode ocorrer antes do horário previsto.

A logística do evento envolve o apoio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), da Polícia Militar, da Guarda Municipal, do Corpo de Bombeiros Militar e da Qualisalva.

“A Agetran estará cuidando do trânsito e coordenando o trabalho, com o apoio de vários órgãos parceiros, priorizando a segurança dos participantes da competição e o bem-estar de todos os moradores da nossa cidade. Vamos orientar sobre os horários que deverão ser cumpridos, verificar a interdição das vias e posicionar agentes e integrantes do staff da prova em pontos estratégicos”, explica o gerente de fiscalização da Agetran, Carlos Guarini.

Segundo a organizadora da prova, Kassilene Cardadeiro, serão 400 pessoas mobilizadas somente como staffs do evento, garantindo a segurança de todos os envolvidos.

“A logística de interdição das vias começa às 5h de domingo. Para que tudo corra bem, será realizada uma megaoperação”, detalha. O Detran ficará responsável por coordenar o trânsito e o fluxo de veículos na região do Parque dos Poderes. “Serão 8 agentes, divididos em 4 viaturas, que estarão dando apoio ao longo do percurso, juntamente com as outras forças”, afirma Otílio Ruben Ajala Júnior, chefe da Fiscalização de Trânsito do Detran-MS.

“A Polícia Militar vai realizar o policiamento ostensivo e preventivo e vai contar com cerca de 150 policiais militares para realizarem a segurança das vias de acesso à Maratona de Campo Grande. A maior disposição de policiais será na região central da Capital. A PMMS também fará patrulhamento, visando coibir os crimes de furto e roubo”, explica o tenente-coronel Wellington Klimpel. Participantes da prova e público em geral poderão usar o estacionamento do Yotedy e atravessar pelo Parque das Nações Indígenas até a Cidade da Maratona, pois o parque teve sua abertura antecipada para às 5h durante este domingo, especialmente para a realização da prova. Haverá policiamento nas redondezas para evitar roubos e furtos.

O evento tem sua importância como primeira e única maratona de Mato Grosso do Sul e movimenta o turismo de Campo Grande e do Estado. Os corredores de fora poderão conhecer a cidade por meio da corrida, e os corredores da Capital terão a oportunidade de percorrer vias que normalmente não viabilizam a prática do esporte, especialmente no centro.

A interdição necessária para a realização da maratona gera alguns desvios de rota, mas toda a cidade ganha com a realização de um evento como esse. “Quem ganha é Campo Grande, é o Estado, pois mais pessoas virão para cá, competindo, trazendo seus familiares, aproveitando para conhecer outros locais de MS”, finaliza Ajala.

Maratona de Campo Grande: A Maratona de Campo Grande será realizada neste domingo, dia 7 de julho, e terá, além da maratona que carrega no nome, percursos de 7 km e 21 km. Serão 3 mil participantes confirmados. Todas as informações sobre vias interditadas estão disponíveis no site: https://maratonadecampogrande.com.br/vias-interditadas/

Fonte: Assessoria

Após intervenção do deputado Paulo Duarte, Energisa retira fios clandestinos na Capital

Na noite de quarta-feira (26) a Energisa, com apoio das equipes da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Relações de Consumo (Decon) e Garras, realizou a primeira operação de retirada dos fios, cordoalhas e cabos clandestinos, caídos, entrelaçados o que estivessem oferecendo riscos à rede de distribuição de energia elétrica e também à segurança das pessoas.

A ação foi iniciada após o deputado estadual Paulo Duarte (PSB) denunciar o problema durante as sessões ordinárias, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Concomitante à denúncia, o parlamentar iniciou conversas com a Energisa e também com a Secretaria de Segurança do Estado, solicitando apoio policial para que a operadora de energia elétrica do MS, a Energisa, pudesse realizar a retirada das redes que ocupam os postes e que não atendiam os padrões e normas técnicas definidos por leis federais.

De acordo com Paulo Roberto dos Santos, diretor técnico comercial da Energisa foram identificadas apenas 164 empresas que ocupam a estrutura da Energisa de forma legalizada. Mesmo assim, todas foram notificadas quanto à qualidade de suas instalações.

ontem foram retirados 4 mil metros de fios irregulares em um pequeno trecho onde estavam 22 postes (Foto: Divulgação)

O diretor técnico comercial da empresa de energia elétrica do estado informou ainda que na região onde a operação foi iniciada “foram encontradas 15 operadoras clandestinas que não possuíam nenhuma identificação nos cabos e que também não tiveram nenhum contato com a Energisa. Portanto, os fios dessas empresas foram todos retirados”, explica.

De acordo com a Energisa, um mapeamento feito em toda a capital identificou mais de dois mil pontos cujas instalações são feitas por empresas clandestinas. “Para a Energisa é fácil a identificação dos fios. O cabo que está regularizado tem uma placa colorida e cada cor identifica o seu proprietário. Quem não tem a placa está clandestino”, reforça Paulo Roberto dos Santos.

Equipes da Polícia Civil, Decon e Garras, deram apoio à operação. O delegado titular da Decon, Reginaldo Salomão, esclareceu que o acompanhamento da polícia “além de garantir a segurança dos técnicos da Energisa, é para comprovar a conduta criminosa de ocupação clandestina das estruturas da operadora de energia elétrica.

De acordo com o delegado, “os consumidores não têm ciência de que possivelmente adquiriram um serviço clandestino”, e orienta: “caso tenham seus serviços de internet cortados devem procurar seus direitos na Decon ou no Procon e registrar uma ocorrência”.

Principal articulador que culminou no início da retirada dos fios, o deputado estadual Paulo Duarte ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para apresentar os resultados dessa primeira ação.

“Muitas operadoras estão fazendo instalações de forma absolutamente irregular. Isso significa que estamos vivenciando no Mato Grosso do Sul uma verdadeira terra sem lei. Cada um instala o que bem entender, não tem autorização, é uma espécie de furto porque quem está regular está pagando pelas empresas que operam de forma clandestina. Só ontem foram retirados 4 mil metros de fios irregulares em um pequeno trecho onde estavam 22 postes”, conclui o parlamentar.

Fonte: Assessoria

Capivara Blasé realiza festa junina com bebida exclusiva no dia 05 de julho na Capital

O tradicional bloco de carnaval Capivara Blasé realiza no próximo dia 5 de julho seu arraiá Capivara Caipira, a partir das 18h até as 23h, no gramado da Esplanada Ferroviária, vai ter muita comida, diversão, área kids e o exclusivo “mel da capivara”, uma bebida que está sendo preparada exclusivamente para a festança.

As atrações musicais ficarão por conta do grupo Sampri e o Tapioca Forró com muito arrasta pé que é o que pede um bom arraiá. Outra atração será o Touro Mecânico onde quem mais permanecer montado no bicho vai concorrer a prêmios. Uma área kids com muitos brinquedos será montada para que a festa seja de toda a família.

E o que não pode faltar são as comidas típicas, o Capivara Caipira terá cerca de 25 barracas com os mais diversos tipos de comidas e bebidas tradicionais das festas juninas, vai ter pipoca, quentão, doces, milho verde e muito mais.

Para o fundador do Capivara, Vitor Samudio, “o Capivara Caipira surge da vontade de celebrar junto com nosso bando essa festa tão tradicional e esperada, depois do carnaval, o Capivara Caipira vem pra ficar, pra entrar pro calendário de arraiás do Mato Grosso do Sul, prometemos uma grande festa com muita música, comidas típicas, brincadeiras e nossa bebida exclusiva, o Mel da Capivara, que se cair no gosto do bando, quem sabe volta pro carnaval”.

Fonte: Assessoria

Desapega Campo Grande oferece mais de 20 mil itens em maior evento de desapego da cidade

Neste sábado, dia 25 de maio, das 8h às 16h, o Parque Ayrton Senna será palco do Desapega Campo Grande, um evento promovido pelo Coletivo de Brechós do Mato Grosso do Sul, que promete reunir a comunidade em torno de um propósito comum: o desapego e o consumo consciente. Com mais de 100 expositores confirmados, os visitantes terão acesso a uma ampla variedade de produtos, incluindo roupas, calçados, acessórios, brinquedos, livros, plantas e itens de casa e decoração, com preços a partir de R$1,00.

O evento destaca a importância de desapegar não apenas como uma prática de consumo, mas como um movimento que promove sustentabilidade e renovação. Desapegar significa dar uma nova vida a itens que já não usamos, reduzindo o desperdício e incentivando uma economia circular. Esta ação beneficia tanto quem desapega quanto quem adquire novos produtos, criando um ciclo virtuoso de reutilização e redução de resíduos.

Val Reis, coordenadora do Coletivo de Brechós, comenta sobre a relevância deste evento para a cidade: “O Desapega Campo Grande é uma oportunidade única para nossa comunidade adotar práticas mais conscientes e sustentáveis. Este evento não só promove a reutilização de itens, mas também fortalece a economia local e cria um espaço de interação e troca entre as pessoas. É um passo importante para um futuro mais sustentável e responsável.”

Amparim Lakatos, subcoordenadora do Coletivo de Brechós, ressalta os benefícios dessa prática: “Desapegar é libertador. Quando nos desfazemos de objetos que já não têm utilidade para nós, abrimos espaço para o novo e contribuímos para a sustentabilidade. A prática do desapego traz leveza, nos permite viver de forma mais organizada e consciente, além de ajudar outras pessoas a encontrar utilidade naquilo que não precisamos mais.”

Além disso, o Desapega Campo Grande oferece uma oportunidade única para a comunidade se envolver em um evento socialmente responsável, onde o desapego de itens estimula novas conexões e a valorização de objetos com história e significado. Em tempos onde o consumo desenfreado gera impacto significativo no meio ambiente, eventos como este são essenciais para conscientizar a população sobre alternativas mais sustentáveis e econômicas.

Os participantes também encontrarão roupas de inverno, garantindo que todos estejam preparados para a estação mais fria do ano. O Desapega Campo Grande é uma excelente oportunidade para renovar o guarda-roupa e a casa de forma acessível e ecológica.

Fonte: Assessoria

Bosque dos Ipês será ponto de vacinação durante fim de semana de Páscoa

O Shopping Bosque dos Ipês será ponto de vacinação nos dias 30 e 31 de março, das 10h às 17h. A ação visa oferecer acesso facilitado à imunização para a comunidade local durante o feriado de Páscoa.

A área de vacinação estará localizada no 1º piso, em frente à academia Positivamente. Serão disponibilizadas doses das vacinas contra Influenza (gripe), Covid-19 e as vacinas de rotina.

Os interessados devem consultar a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) no local para saber para qual grupo populacional cada vacina está liberada. Para receber a vacina, é necessário apresentar um documento pessoal.

A carteirinha de vacinação é opcional, mas pode ser útil para registrar as doses recebidas. A vacinação é gratuita e tem como objetivo promover a saúde e segurança da população.

O Shopping Bosque dos Ipês fica na avenida Cônsul Assaf Trad, 4796, Novos Estados. Mais informações pelo telefone (67) 3004-5555.

Fonte: Assessoria

Em clima de união, PSB filia pré-candidato a prefeito de Corumbá

O ato de filiação de pré-candidatos do interior do estado, realizado pelo diretório estadual do PSB, na tarde desta segunda-feira (25), contou com participação de vários partidos de diferentes correntes.

Estavam presentes o ex-governador Reinaldo Azambuja, o ex-governador André Puccinelli, o vice-presidente do PSB/MS, Ricardo Ayache, o deputado federal Geraldo Resende, o deputado federal e pré -candidato à prefeitura de Campo Grande, Beto Pereira, o deputado estadual Paulo Corrêa, deputado estadual Jamilson Name, deputado estadual Pedrossian Neto, a ex-deputada federal Bia Cavassa.

Durante a cerimônia foram filiados ao partido o médico Gabriel Alves de Oliveira, pré-candidato à prefeitura de Corumbá e o vereador, também do município corumbaense, Chicão Vianna. Na oportunidade, se filiaram ao PSB/MS, Flávia Porto da Mota Vasconcelos, vereadora em Sonora; Ezequiel Reginaldo do Santos, pré-candidato a prefeito, também de Sonora e o vereador Hélio César da Silva, de Nova Alvorada do Sul.

Presidente do PSB/MS falou à imprensa no início do evento (Foto: João Pires/Estado Notíicas)

Com um clima de união, todos os participantes exaltaram a vontade de construir um Mato Grosso do Sul mais justo e democrático, trabalhando pela convergência das melhores ideias de cada corrente política presente.

O ponto alto da cerimônia foi a filiação do ex-vereador de Corumbá e médico, Gabriel Alves e do vereador, também corumbaense, Chicão Vianna. Em seu discurso, dr. Gabriel agradeceu pela oportunidade de fazer parte de um time que se uniu pela vontade de mudar a situação do município pantaneiro.

“Há um ano começamos as conversas políticas com esse grupo. Todos fomos adversários, mas nós nós respeitamos. Na política nós conversamos com quem pensa igual a gente, mas principalmente com quem pensa diferente. Lá em Corumbá nós precisamos nos unir para acabar com a política de perseguição, para que a nossa cidade passa se desenvolver e o nosso povo ter boas condições de educação e principalmente saúde”.

Para o ex-governador Reinaldo Azambuja e presidente estadual do PSDB, “política se constrói com time, com grupo, com pessoas e principalmente com ideias. As coisas boas da esquerda podemos aproveitar, as coisas boas da direita podemos aproveitar. O importante é construir políticas públicas em benefício das pessoas”.

O presidente do diretório estadual do PSDB e deputado estadual, Paulo Duarte, reforçou a vontade do grupo formado há um ano de construir não apenas uma Corumbá melhor, mas também um Mato Grosso do Sul mais justo e próspero para todos. “Nós estamos aqui hoje, porque lá atrás, nós não estouramos nenhuma ponte. Muito pelo contrário. Tivemos respeito por nossas diferenças de ideias. Nós estamos aqui, hoje, com muita alegria e de cabeça erguida, com muita vontade de conversar sobre um projeto para Corumbá”, finaliza.

Fonte: Assessoria

Pesquisa revela variação de até 89% no preço de produtos de Páscoa na Capital

Pesquisa do Procon/MS (Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor) aponta variação de preços de até 89% entre os ovos de Páscoa, 60,7% nas caixas de bombons e 24,7% nas colombas em supermercados de Campo Grande.

Equipes de pesquisa da instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) compararam, no período de 18 a 20 de março, o valor aplicado a dez itens em dez estabelecimentos comerciais.

Entre os ovos de Páscoa a maior variação foi encontrada em produto da Arcor, de 100 gramas, que acompanha brinquedo que distorce a voz. Ela chega a 89,27%, considerando os preços que são praticados em supermercados nos bairros Santa Fé (R$ 65,99) e Vilas Boas (R$ 124,90).

A caixa de bombons Garoto, com 250 gramas, teve diferença de 60,7% nos locais pesquisados. O produto foi encontrado a R$ 9,95 no Jardim São Conrado e R$ 15,99 na Vila Santa Luzia.

Já no caso das colombas, a Bauducco com gotas de chocolate de 400 gramas teve variação de 24,73%, sendo comercializada por R$ 18,80 na Vila Santo Antônio e R$ 23,45 na Vila América.

ORIENTAÇÕES

“É importante pesquisar em diferentes estabelecimentos, considerando itens como qualidade, peso e preço. Isso ajuda, inclusive, na análise de eventual substituição dos tradicionais ovos de Páscoa por produtos com valores mais atrativos e que caibam no orçamento familiar”, orienta o secretário-executivo do Procon/MS, Angelo Motti.

Ele destaca ainda que produtos licenciados de personagens costumam ter um valor maior, em função do licenciamento da marca. Brinquedos devem apresentar selo do Inmetro, indicação de faixa etária, do fabricante ou importador, instruções de uso e montagem, além de alertas sobre eventuais riscos de segurança à criança.

A pesquisa completa está disponível para consulta no site do Procon/MS.

Fonte: Portal do MS

Domingo e segunda de Carnaval na Esplanada será cheio de, samba, pagode e muito axé

Dancinhas, coreografias, muito axé e pagode é o que prometem os dois dias de Carnaval do bloco Capivara Blasé,  a expectativa é de 50 mil foliões por dia na Esplanada Ferroviária, o bando de capivaras, como são chamados carinhosamente o público do bloco pode esperar muita música e hits do momento.

No domingo, 11, quem abre os shows do Bloco é o cantor Silveira que vem com um repertório cheio de swing, logo depois vem o cantor Chokito com samba e pagode e pra fechar a noite com muito axé, cheio de hits de carnaval o grupo Koisabamba, os foliões que preparem-se pra fazer muitas dancinhas e viralizar nas redes sociais

Na segunda-feira os shows começam com a Dj Gaiezza, logo depois o grupo Koisabamba sobe ao palco e a noite fecha com o tradicional show do grupo Sampri, pra deixar o Carnaval do Bloco Capivara Blasé com aquele gosto de quero mais e já espera para 2024.

O Bloco faz 10 anos e toda a programação foi pensada especialmente para esse momento, “começam os com os esquentas, o público correspondeu lotando nossos eventos, se divertindo então acreditamos que na rua não vai ser diferente, o bando sempre entrega alegria, diversão e muita festa, será uma comemoração histórica dos primeiros 10 anos do Capivara”, anseia o organizador do bloco, Vitor Samúdio.

O Capivara Blasé foi fundado em fevereiro de 2014 pela Urgente Companhia, uma companhia de teatro composta por atores e produtores culturais. O bloco ocupa as ruas da região da Esplanada Ferroviária sempre no domingo e na segunda-feira de carnaval.  Em 2023, o Capivara teve um público de 100 mil pessoas, em 2024, a organização espera cerca de 120 mil “capivaras no bando”, como chamam carinhosamente os foliões do bloco.

Capivarinhas

No domingo (11/02) e segunda-feira (12/02) o bloco das crianças Capivarinha Blasé entra na folia das 15h às 18h, na Esplanada Ferroviária. “Teremos carnaval de rua com espaço exclusivo para as capivarinhas, com banda de marchinhas, fraldário, banheiro exclusivo, pintura facial e confete de carnaval”, explicou a produtora do bloco, Angela Montealvão. A entrada é gratuita.

Fonte: Assessoria