segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Curso de Letras-Libras da UFGD recebe nota máxima em avaliação do INEP

Compartilhar

Tradutora/intérprete de Libras da UFGD, Dariane Chita Martins Barcelos - Foto: Divulgação

O curso de Bacharelado em Letras-Libras da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) foi reconhecido com nota máxima na avaliação in loco, coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O curso é ofertado na modalidade de ensino a distância e visa formar tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A coordenadora do curso, professora Rosana de Fátima Janes Constâncio, enfatiza a crescente demanda por profissionais que atuem como tradutores e intérpretes de Libras, uma vez que cada vez mais palestras, vídeos e até mesmo shows musicais passaram a se preocupar com a acessibilidade para pessoas surdas. O campo de trabalho está se expandindo e faltam profissionais. “O curso prepara e qualifica profissionais para atuar como tradutores intérpretes de Libras em espaços educacionais, sociais, culturais e demais áreas profissionais”, explica Rosana.

AVALIAÇÃO ON-LINE

A equipe de avaliadoras nomeadas pelo INEP realizou a avaliação de forma virtual, no período de 17 a 19 de outubro. O coordenador de Ensino de Graduação (COGRAD/PROGRAD), professor Maurício Stefanes, explica que desde 2020, devido à pandemia, o INEP passou a realizar avaliações in loco de forma remota. Essa nova forma de avaliação pode ser muito desafiadora para as instituições e, especialmente, para alguns cursos, pois não é uma tarefa simples encontrar uma forma efetiva para apresentar e disponibilizar todas as informações requisitadas pelos avaliadores. “Esse modo remoto de avaliação foi uma experiência nova para a UFGD e foi uma experiência positiva. O fato da Faculdade EAD ter recursos, com todo um sistema funcionando, contribuiu para que a UFGD conseguisse, ainda que remotamente, demonstrar tudo o que a universidade oferece para os alunos deste curso”, avalia o professor Maurício.

A professora Rosana enumera algumas qualidades diferenciais do curso, como a possibilidade de acolher estudantes de todo o Brasil (por ser totalmente remoto), o fato da UFGD disponibilizar centenas de livros virtuais aos seus alunos, por meio do dispositivo Minha Biblioteca e o atendimento de intérpretes de Libras para estudantes surdos.

O professor Maurício ainda afirmou que a UFGD dá destaque para a questão da inclusão de pessoas portadoras de deficiência tanto em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) como no plano de gestão da atual reitoria. “O destaque à questão inclusiva deve ter pesado bastante junto aos avaliadores. Os demais requisitos como a excelente formação dos profissionais, a estrutura técnica, a estrutura predial, toda expertise que a Faculdade EaD tem, também foram decisivos para elevar essa pontuação”, analisa o coordenador da COGRAD.

Nesse sentido, a professora Rosana acrescenta que a maioria dos professores do curso possui formação específica na área ou comprovação de experiência como intérpretes. Além dos professores, a equipe que atua na área da Tecnologia de Informação também é bastante qualificada e auxilia os estudantes com dificuldades de acesso. As ferramentas tecnológicas permitem que, mesmo a quilômetros de distância, os alunos do curso possam interagir no ambiente das salas de aula virtuais, tendo aulas ao vivo e aulas gravadas. A equipe da Faculdade EAD também oferece a opção de contato via whatsapp, para facilitar o diálogo com os estudantes.

CURSOS COM NOTA MÁXIMA

Todos os cursos de graduação, conhecidos popularmente como “faculdades”, passam por uma série de avaliações para verificar sua qualidade. As formas de avaliação dos cursos de Ensino Superior são estabelecidas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Antes de formar a primeira turma, o curso precisa passar por uma avaliação in loco, conduzida pelo INEP, atribuindo uma nota ao curso e assim, determinando o seu reconhecimento, ou não.

A avaliação com nota cinco do curso de Letras-Libras foi motivo de muita comemoração na universidade, pois dos 34 cursos de graduação da UFGD, a grande maioria tem nota 4 – que já é uma avaliação bastante positiva. Apenas os cursos de Engenharia de Energia, Geografia, Letras e Licenciatura Intercultural Indígena da UFGD receberam a nota máxima na avaliação de reconhecimento. “O resultado da avaliação foi extremamente gratificante. A nota máxima ressaltou o valor do curso, considerando toda a sua estrutura, isto é, equipe docente e discente, equipe de TI, equipe administrativa, equipe de gestão, equipe de tradutores intérpretes de Libras”, analisa a professora Rosana.

VESTIBULAR

O Bacharelado em Letras-Libras faz parte dos 33 cursos que estão ofertando vagas no Vestibular 2023. Os interessados têm até 9 de dezembro para realizar e inscrição pelo portal da UFGD: https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/processo-seletivo-vestibular-psv/psv-2023 .

A taxa de inscrição é de R$ 120 e as provas objetiva e de redação serão realizadas em 5 de fevereiro de 2023, no período vespertino, das 13h às 18h30, nas cidades de Dourados, Campo Grande, Coxim, Três Lagoas, Naviraí e Corumbá.

Felipe Sampaio é egresso do curso e na foto faz o sinal de Letras-Libras – Foto: Divulgação

Fonte: Assessoria UFGD

Últimas notícias