segunda-feira, 22 de junho de 2026

Juventude AG vence Marreco Futsal e segue na briga por oitavas da LNF

Oitavas de final segue na mira do Juventude AG na Liga Nacional de Futsal. O time douradense voltou ao Ginásio da Unigran nesta sexta-feira (23) para enfrentar o Marreco Futsal, de Francisco Beltrão, saiu vencendo com gols de Lucas Freitas e Rikelme, levou empate no início do segundo tempo com Amadeu e Gui Reis, mas buscou a segunda vitória em casa com gol de Liniker, fechando em 3 a 2.

Com o resultado, o JAG agora soma 13 pontos e tomou a vaga do Blumenau Futsal-SC, com 12, no G5. Mas os dois times devem brigar ponto a ponto pela quinta posição até a última rodada. Faltando dois jogos para encerrar a primeira fase, o Juventude agora se concentra na disputa da Taça Brasil de Futsal, em Dourados, entre os dias 25 e 31 de julho, e depois encerra enfrentando Joinville-SC e Cascavel Futsal-PR.

Gols

Jogo começou com ataques para os dois lados, mas que foi para rede no primeiro tempo foi o Juventude AG. Com quatro minutos de bola rolando, Rikelme sofreu pênalti e Lucas Freitas foi bem na cobrança, deslocando o goleiro, para abrir o placar. Dois minutos depois, Lucas Freitas tocou para Rikelme e o artilheiro do JAG ajeitou e bateu rápido, no ângulo, ampliando para 2 a 0, placar que seguiu até o intervalo.

Na etapa final, o Marreco voltou com a marcação acertada, dominou os douradenses e chegou ao empate. Com três minutos, Amadeu bateu cruzado da esquerda e venceu Bigode para diminuir para 2 a 1. No minuto seguinte, em cobrança rápida de escanteio, Gui Reis bateu da entrada da área e igualou em 2 a 2.

O susto fez o Juventude AG voltar para o jogo, mas sem aproveitar as chances criadas, com uma série de gols perdidos. Até que em uma roubada de bola, veio a vitória. Faltando oito minutos na regressiva, Liniker apertou a marcação em Gui Reis, ficou com a bola, avançou e bateu no ângulo na saída do goleiro. Um golaço para garantir a vitória por 3 a 2.

 

Assessoria

 

Rio Brilhante obtém nota máxima no índice de capacidade de pagamento do Tesouro Nacional

As boas práticas administrativas e financeiras implantadas pela atual gestão já refletem em resultados positivos para Rio Brilhante, que obteve o melhor índice de avaliação da capacidade de pagamento (CAPAG) avaliada pelo Tesouro Nacional.

Com eficiência e transparência, o município atinge nota máxima no CAPAG, um dos principais indicadores financeiros do país e responsável pelo diagnóstico da situação financeira dos estados e municípios.

Rio Brilhante possui nível de excelência no controle de todos os quesitos avaliados pelo índice CAPAG, sendo classificado com nota A nos indicadores endividamento, poupança corrente e índice de liquidez.

O objetivo da CAPAG é apresentar de forma simples e transparente os dados sobre a saúde financeira dos órgãos públicos e o cumprimento das regras previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal, além de ser um serviço similar às avaliações realizadas pelas agências de classificação de risco de crédito.

Na prática significa que em casos de empréstimos financeiros, Rio Brilhante não apresenta o risco de inadimplência. O Governo Municipal trabalha com responsabilidade para manter o equilíbrio das contas públicas.

Os dados estão disponíveis no portal do Tesouro Nacional Transparente: https://www.tesourotransparente.gov.br/temas/estados-e-municipios/capacidade-de-pagamento-capag

 

Fonte: Assessoria

 

Poupatempo facilita acesso a serviços em um só local em Dourados

O Poupatempo é um programa da Prefeitura de Dourados que busca facilitar o acesso a serviços públicos no município unindo as atividades em um só local. Entre as ações realizadas está a solicitação do RG (Registro Geral), a emissão da Carteira de Trabalho e parceria com o Procon, para facilitar a entrada aos processos.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cleriston José Recalcatti, o programa integra os atendimentos de vários serviços públicos em um só lugar. “O intuito é facilitar para a população que conseguem encontrar a solução de algumas demandas de forma rápida em um só lugar. Além de serviços públicos, temos buscado parceria com algumas instituições privadas”, revela.

Além da emissão dos documentos, o local disponibiliza acesso aos serviços fornecidos pelo Procon, que atua na proteção e defesa dos direitos do consumidor. Se tornando um meio alternativo para a solução de impasses e conflitos decorrentes das relações de consumo.

Serviços da Defensoria Pública também são encontrados através do Poupatempo. No local é realizado orientação jurídica, promoção dos direitos humanos e defesa dos direitos individuais e coletivos em todos os graus, de forma integral e gratuita, para aqueles que não possuem condições financeiras para contratar um advogado.

Segundo a coordenadora do Poupatempo, Eudulia Delgado, quem vai até a sede acaba encontrando outros serviços e aproveita para resolver algumas pendências. “Algumas pessoas não conhecem todos os serviços que são realizados por aqui e é comum pessoas virem até nossa sede e já buscar orientação, ou resolver problemas, que nem imaginavam que iriam resolver”, destaca.

O local ainda atende como uma mini agência digital da Energisa, distribuidora de energia do município, indo além do pagamento de contas e oferecendo serviços, em que o consumidor pode resolver a maioria das questões relativas à conta de luz de maneira rápida e eficiente. E permite o acesso a multas, com a identificação do condutor infrator e requerimento de defesa de auto de infração. Além de facilitar a emissão do Cartão de Estacionamento para o Idoso e para PcD (Pessoa com Deficiência).

Lista de serviços realizados

Centro de Controle de Zoonoses
Sefaz (Secretaria de Fazenda)
Procon
Agehab (Agência de Habitação Popular)
Carteira de Trabalho
Sala do empreendedor (MEI)
Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito)
Defensoria Pública (da Família, Saúde e Consumidor)
RG
Correspondente bancário – Banco do Brasil
Energisa

O atendimento ocorre pela ordem de chegada e apenas o RG e a Defensoria Pública precisam de agendamento, que pode ser realizado no local. O Poupatempo está localizado na rua Salviano Pedroso, 1030, no Jardim Água Boa. O telefone para contato é (67) 3411-7759.

 

Fonte: Assecom

Morre o professor Wilson Biassotto, ex-vereador e candidato a prefeito de Dourados

Morreu na tarde desta quarta-feira (14), no Hospital do Coração, em Dourados, o professor e Wilson Valentin Biasotto, vereador em Dourados, secretário de governo e candidato à prefeitura no ano de 2008.

Há anos Biasotto lutava contra o câncer e nos últimos dias foi diagnosticada a metástase, e insuficiência renal, o que o levou à óbito nesta tarde, no Hospital do Coração, onde estava internado.

Wilsson Biasotto nasceu em 28 de novembro de 1947, na cidade de Borborema (SP), e iniciou sua carreira no magistério em 1972.

No ano de 1974 veio para Dourados lecionar na UEMT (Universidade Estadual de Mato Grosso), hoje Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, onde em 1976 casou-se com a professora Helena Maria Schvarcz Biasotto, com quem teve três filhos.

Recebeu o título de “Cidadão Douradense”, pelos relevantes serviços prestados ao Município em 1998 e em janeiro de 2001 assumiu vaga de vereador na Câmara Municipal de Dourados, ficando por dois anos como presidente da casa.

Em 2003 assumiu a Secretaria de Governo, onde permaneceu até 2004, quando se desincompatibilizou para voltar à Câmara Municipal.

Biasotto concorreu à prefeitura de Dourados, em 2008, onde ficou em terceiro lugar e obteve 21.821 votos, atrás de Murilo Zauith e do prefeito eleito, Ari Artuzi.

Credito:  Jhonatan Xavier / Dourados News

Anaurilândia acredita na juventude para buscar o título do Amadorzão 2021

Uma equipe jovem e formada por jogadores jovens. Assim se prepara Anaurilândia, município distante 368 km da capital, localizada na região Sudeste de Mato Grosso do Sul.

Acostumados a disputa do campeonato municipal, agora buscam outros caminhos, talvez conquistar o título do Amadorzão 2021. “Sabemos que é difícil, teremos pela frente boas equipes e muito mais experientes que a nossa, mas nosso foco é ser campeões e trazer o título para Anaurilândia” afirma Felipe um dos coordenadores da equipe.

Anaurilândia está no grupo I com a equipe denominada Meninos da Vila, juntamente com a seleção de Angélica, Stiana de Nova Andradina e Jaba de Dourados, dessas, duas avançam para a próxima fase e a terceira colocada disputa uma repescagem.

Fonte: Assessoria

Prefeitura recapeia rua Fernando Ferrari, na região central de Dourados

A Prefeitura de Dourados, através da Semop (Secretaria Municipal de Obras), executa o recapeamento da rua Fernando Ferrari, na região central do município, no trecho correspondente ao cruzamento das vias rua Maria da Glória e rua Cabral, que contempla cerca de cinco quadras.

De acordo com o secretário municipal de Obras, Luis Gustavo Casarin, o serviço na rua completa os trabalhos que serão realizados pelo Governo do Estado que tem realizado o recapeamento de diversas vias no centro de Dourados.

“São duas frentes de serviços, uma administrada pelo Estado e a outra pelo Município, em que, no caso da Rua Fernando Ferrari, nós executamos uma parte e o Estado realiza o recapeamento do restante da via”, explica.

O lote administrado pela prefeitura tem custo de R$ 245.186.90 e é feito pela empresa Planacon. As ações tiveram início no dia 11 de março. “Esse é um trabalho em parceria que tem ajudado muito a recuperar e recapear, toda a região central da cidade, o que melhora de forma direta o trânsito, para a população e também para quem depende das linhas de ônibus”, ressalta o prefeito Alan Guedes.

Foto: Assecom

Câmara de Dourados aprovou 117 projetos no primeiros semestre

Balanço da secretaria legislativa revela que os seis primeiros meses de 2021 foram de muito trabalho na Câmara Municipal de Dourados. Desde o início do ano legislativo, em fevereiro, até o dia 7 de julho, foram realizadas 23 sessões ordinárias e três sessões extraordinárias. Neste período, foram quase duas mil proposições apresentadas pelos vereadores, entre indicações, requerimentos e moções. O plenário também discutiu e votou quase 150 projetos de lei.

Conforme o balanço, os vereadores apresentaram 117 projetos de leis ordinárias, 17 projetos de leis complementares, oito projetos de decretos legislativos e um projeto de emenda à Lei Orgânica do Município, totalizando 143 projetos. Também foram apreciados três vetos do executivo.

Neste primeiro semestre, os 19 vereadores douradenses apresentaram um total de 1.957 proposições, a maioria direcionada a órgãos da administração pública municipal, solicitando a execução de obras ou a realização de serviços diversos, na busca de melhorar a infraestrutura urbana e rural e proporcionar condições adequadas para o desenvolvimento do município e o bem-estar da população. No período, foram 1.288 indicações, 412 requerimentos e 111 moções.

O balanço da secretaria legislativa aponta ainda um total de 3.115 protocolos gerais, 379 ofícios expedidos, 189 comunicações internas e a realização de seis audiências públicas.

O presidente Laudir Munaretto (MDB) avalia que os números mostram claramente o empenho e a dedicação dos vereadores neste início de Legislatura com as questões mais urgentes e pontuais da comunidade. “As intervenções dos vereadores buscaram melhorias nos mais variados setores, sempre com a intuito de melhorar a prestação do serviços à população”, disse, observando também que os vereadores também propuseram ações voltadas aos efeitos da pandemia de coronavirus.

Aliás, por conta da pandemia, a Câmara passou a realizar sessões virtuais, fundamental para a segurança dos vereadores e servidores e, ainda, importante para que os trabalhos legislativos não fossem prejudicados. “Procuramos nos adaptar à situação e, com apoio de todos, vereadores e funcionários, conseguimos realizar as sessões sem prejuízo dos debates em torno das questões relevantes para a sociedade”, diz Laudir, lembrando ainda que administrativamente a Câmara adotou todos os protocolos de segurança apontados pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19.

Em conformidade com o parágrafo único do Artigo 8º do Regimento Interno, a Câmara de Dourados iniciou no dia 8 o recesso parlamentar, que se estende até o dia 21. As sessões ordinárias serão retomadas no dia 26 de julho.

Fonte: Assessoria CMD

CCZ de Dourados realiza feira de adoção e vacinação antirrábica no sábado

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) realiza neste sábado (10) uma feira de adoção com 30 cães e gatos, além de vacinação antirrábica. Os animais em busca de um lar foram resgatados em situação de rua e, hoje, recebem diariamente acompanhamento veterinário com medicação, alimentação e higienização do espaço.

Para apoiar a campanha de adoção consciente, o CCZ preparou a ação em parceria com um petshop. Além da vacinação antirrábica, acontecerá também a vermifugação, feita pelo petshop, com preços mais acessíveis. A coordenadora do Centro de Zoonoses, Rosana Alexandre, aponta que quem deseja adotar precisa levar um documento com foto.

“Alguns animais nós já entregamos castrados, mas caso seja muito filhote pode esperar chegar a fase adulta e nos procurar para a castração. Adotar um bichinho é levar mais amor para sua casa e ainda ajudar a salvar esses animaizinhos das ruas. Entretanto, é preciso estar ciente das necessidades que um cãozinho ou gatinho demandam, como, por exemplo, cuidados com veterinários”, destaca.

O trabalho no CCZ é diário, logo pela manhã as equipes realizam a limpeza do canil, repõem a ração e ministram a medicação nos cães mais novos. Atualmente, existem mais de 20 cães entre filhotes e adultos, e uma gata fêmea, já castrada, disponíveis para adoção.

A ação social e feira de adoção ocorre neste sábado (10, das 8h às 12h, no Pet Center na Rua Camilo Hermelindo da Silva, n° 1415 – Vila Tonani.

 

Fonte: Assecom

Papa está consciente e respira normalmente após cirurgia

O papa Francisco está em boas condições gerais, consciente e respira normalmente após a intervenção cirúrgica à qual foi submetido ontem devido a uma uma diverticulite, inflamação na parede do intestino grosso comum em pessoas acima de 50 anos, segundo informou nesta segunda-feira, 5, o Vaticano.

O pontífice, de 84 anos, continua internado na Policlínica Gemelli, em Roma, onde se recupera da operação de estenose diverticular do cólon, que havia sido marcada com antecedência.

“Sua Santidade o Papa Francisco está em bom estado geral, consciente e respirando sozinho”, disse o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, em nota divulgada pela Santa Sé, no primeiro boletim médico sobre o estado de saúde do pontífice emitido hoje.

Bruni explicou que “a cirurgia para estenose diverticular realizada na noite de 4 de julho envolveu uma hemicolectomia esquerda e durou aproximadamente três horas”.”A expectativa é de uma hospitalização de aproximadamente sete dias, sem complicações”, acrescentou.

Na noite anterior, após horas de espera por notícias sobre o estado do pontífice, o próprio Bruni havia anunciado que Francisco havia “reagido bem” e que uma anestesia geral havia sido aplicada, sem dar maiores detalhes, exceto que a cirurgia tinha sido realizada por Sergio Alfieri, chefe do departamento digestivo de Gemelli, acompanhado por uma equipe de outros oito médicos.

O papa foi internado neste domingo, 4, após a oração dominical do Angelus, quando anunciou aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano, que sua próxima viagem seria à Hungria e à Eslováquia e aconteceria entre os dias 12 e 15 de setembro.

Sua internação ocorreu de forma totalmente anônima e acompanhada apenas por um motorista e por um de seus colaboradores mais próximos, de modo que sua presença passou despercebida no centro médico, segundo fontes hospitalares citadas pela imprensa italiana.

O anúncio causou surpresa, pois não se sabia que Francisco teria de se submeter a uma operação que estava marcada para os primeiros dias de julho, mês em que o pontífice reduz ao máximo seus atos para descansar e só mantém sua presença na oração do Angelus.

Segundo especialistas no aparelho digestivo, o objetivo deste tipo de cirurgia é reduzir os problemas causados pelos divertículos, que são pequenas hérnias na parede do cólon com um amplo espectro de manifestações clínicas, incluindo hemorragia, inflamações (diverticulites) e as complicações associadas. /COM EFE

 

Portal Terra

CMDCA critica extinção da Vara da Infância e da Adolescência de Dourados

O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) por meio da Resolução 249, de 21 de junho, determinou que a responsabilidades dos processos referentes à Vara da Infância e da Adolescência de Dourados passam a ser competência da 7ª Vara Cível. Na mesma resolução também fica autorizado à desinstalação da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Dourados. Segundo Kátia Petelin, que é presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e da comissão da infância e da adolescência da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil) a decisão foi tomada sem discussão.

“Recebemos uma comunicação e a justificativa é por motivo de economia processual, mas é preciso entender que o sistema não funciona quando você está falando de vidas em formação, que é o caso da Vara da Infância e da Adolescência. A decisão é contra a Constituição Federal por conta da tramitação processual e devido à celeridade, e também vai contra a CNJ (Conselho Nacional de Justiça) que diz que todo município a partir de 100 mil habitantes tem que ter uma Vara da Infância e Dourados, que é o segundo maior município do Estado tem 225mil”, defende Kátia.

Atualmente são 1.081 processos em andamento e a presidente acredita que por meio de dialogo será possível encontrar uma solução. “Queremos dialogar porque a decisão não foi unanime. O Ministério Público também não estava sabendo e por isso temos que discutir a decisão, porque isso pode vir a acontecer no Brasil todo e é um prejuízo muito grande”, aponta.

 

Fonte: Assecom

Dourados abre vacinação para jornalistas e profissionais da imprensa

A Prefeitura de Dourados, através da campanha Dourados Vacina, vai vacinar jornalistas e profissionais da imprensa que estão na linha de frente da pandemia e que tenham 18 anos ou mais. O “Dia D” acontecerá nesta quinta-feira (01), a partir das 7h30, no CCI Andre Chamorro.

Podem se vacinar jornalistas, cinegrafistas, radialistas, colunistas, fotógrafos, auxiliares de produção e profissionais que atuam em assessorias de imprensa. Os profissionais devem apresentar comprovante de atuação. Serão aceitos como comprovante profissional um dos documentos a seguir: crachás, 2 matérias publicadas ou veiculadas (impressas), holerite atualizado, carteira de trabalho atualizada ou DRT.

Além de um dos documentos citados acima, será preciso levar documento com foto, CPF, comprovante de residência e uma auto declaração atestando que trabalha na linha de frente da pandemia. Todos os profissionais contemplados devem se vacinar durante o “Dia D”.

Fonte: Assecom

Hospital de Amor de Dourados realiza exames gratuitos de Mamografia e Papanicolau

O Instituto do Hospital de Amor de Dourados continua com os atendimentos gratuitos. No local, que fica na Rua Izzat Bussuan, nº 1.795, sala 14, na Vila Progresso, são realizados diariamente exames de mamografia e papanicolau com o intuito de cuidar da saúde da mulher por meio da prevenção.

“O Instituto de Prevenção do Hospital de Amor é uma clínica de elucidação diagnostica, mantendo-se na linha de cuidado da prevenção ao câncer de mama e colo de útero. Seu objetivo é ampliar a detecção precoce desses dois tipos de câncer de grande importância epidemiológica na região. A porta de entrada são os exames de rastreamento papanicolaou, para mulheres de 25 a 64 anos e Mamografia para mulheres de 50 a 69 anos, que são realizados gratuitamente na unidade”, explica Fernanda Palma, que é enfermeira do Hospital de Amor.

A paciente só precisa ligar agendando um horário pelos telefones fixo 3410-6600 ou pelo whatsApp (67) 99611-0371. Depois de agendado, basta comparecer com os seguintes documentos: RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de endereço. Os exames são realizados sem custo nenhum para a paciente.

O exame da mamografia é direcionado para mulheres entre 50 a 69 anos e deve ser realizado com um intervalo de 2 anos. Já o papanicolau é realizado para mulheres entre 25 a 64 anos e a indicação é com intervalo de 1 ano. Os resultados dos exames realizados também são retirados no local e quando necessário pode-se encaminhar a paciente para realizar exames complementares.

“As ações de detecção precoce e elucidação diagnóstica acontecerão por meio de exames complementares e consultas médicas especializadas, o que possibilitará a estratificação dos casos que requerem encaminhamento a outros pontos de atenção da rede para seguimento dos casos. Identificar lesões sugestivas de câncer e encaminhá-las para investigação e tratamento, diminui consequentemente a incidência, bem como a mortalidade por câncer”, alerta Fernanda.

Para realizar os exames não é necessário encaminhamento médico, basta estar na faixa etária recomendada para cada exame e fazer o agendamento. “Diariamente estão sendo efetuados, por conta do protocolo de biossegurança da covid-19, apenas 54 coletas e 20 mamografias, no entanto, a expectativa é que o número de atendimentos possa aumentar em breve, porque o espaço tem capacidade para realizar um número maior”, destaca Fernanda Palma.

O Instituto Hospital de Amor de Dourados fica na Rua Izzat Bussuan, nº 1.795, sala 14, na Vila Progresso. Para agendar os contatos são pelos telefones: fixo 3410-6600 ou pelo whatsApp 99611-0371.

 

Fonte: Assecom

Burger King faz campanha pela diversidade e vira alvo de críticas nas redes sociais

Uma campanha da rede de fast food Burger King virou alvo de ataques nas redes sociais – e foi parar nos trending topics do Twitter nesta sexta-feira (25).

A campanha “Como explicar?”, voltada à promoção da diversidade, traz o olhar das crianças em relação à comunidade LGBTQIA+. Em co-criação com especialistas em psicologia e diversidade, mostra a perspectiva infantil quanto ao amor e ao respeito.

No vídeo que vem sendo criticado, o mote é a pergunta “Nossa, como eu vou explicar a sigla LGBTQIA+ para as crianças?”. Crianças e jovens são convidados a darem sua opinião sobre o tema.

“Ao longo de todo o filme, os protagonistas da campanha compartilham a sua visão real sobre a diversidade, sempre acompanhados por seus responsáveis. As perguntas foram feitas por profissionais e as respostas são completamente espontâneas, por meio de uma gravação sem roteiro”, afirma Juliana Cury, diretora da marca no Brasil.

Críticas

A peça, no entanto, não agradou a uma parcela do público. Na manhã desta sexta, as hashtags ‘burgerkinglixo’ e ‘burgerkingnuncamais’ estavam entre as mais comentadas do Twitter. Consumidores se posicionavam contra a marca e faziam campanha contra o consumo dos produtos.
Doação e cartilha

Além da campanha, o Burger King também anunciou que fará uma doação à ONG Mães Pela Diversidade. Junto com a entidade, a rede de fast food vai lançar também uma cartilha com dicas e instruções para as pessoas que desejarem conhecer mais e se aprofundar na temática.

“Essa cartilha contém a informação necessária para desconstruir o preconceito e para que cada vez menos as famílias sofram o efeito da LGBTfobia”, reforça Maju Giorgi, Idealizadora e coordenadora nacional da ONG Mães pela Diversidade.

 

Fonte: G1

Gilmar Mendes estende suspeição de Moro a mais dois processos de Lula

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou nesta quinta-feira (24) o então juiz Sergio Moro suspeito em mais dois processos relacionados ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A decisão vale para os processos relacionados a um sítio em Atibaia (SP) e a supostas vantagens indevidas envolvendo imóveis em São Paulo, como o Instituto Lula.
Com a decisão, os dois processos terão de recomeçar do zero, e as provas não poderão ser aproveitadas. Como Gilmar Mendes decidiu individualmente, cabe recurso do Ministério Público Federal.

Após a decisão, os advogados de Lula, Cristiano Zanin e Valeska Martins, divulgaram a seguinte nota:

“A decisão do Ministro Gilmar Mendes confere a amplitude necessária à suspeição do ex-juiz Sergio Moro que foi consolidada pelos recentes julgamentos do Supremo Tribunal Federal. Com essa extensão, que atende ao pedido que formulamos, todos os processos em que o ex-juiz Sergio Moro atuou envolvendo o ex-presidente Lula estão maculados pela nulidade irremediável — de forma que nenhum ato poderá ser reaproveitado em qualquer instância.”

Desde o início das investigações, Lula tem reafirmado ser inocente e ter sido “vítima da maior mentira jurídica” da história do Brasil.

Nesta quarta (23), o Supremo Tribunal Federal reconheceu a parcialidade de Moro ao condenar Lula no caso do triplex em Guarujá (SP).

 

Fonte: Portal G1

Dourados zera fila de pacientes e tem uma vaga de UTI do SUS disponível para Covid-19

Dourados tem uma vaga de leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do SUS para Covid-19, segundo informações do boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (21) pela Sems (Secretaria Municipal de Saúde).

Ainda de acordo com os dados, não há paciente na fila de espera para leito da UTI Covid e a taxa de ocupação das UTIs Covid do SUS está em 98%. O último registro de leitos desocupados em Dourados foi em 23 de março, quando a taxa de ocupação das UTI’s Covid era de 97%.

“Estávamos há 90 dias com fila de espera para leito de UTI Covid em Dourados”, informou o médico responsável pela Central de Regulação do município, Frederico Weissinger.

Também não houve nenhuma notificação de óbitos de douradenses no boletim epidemiológico de hoje. “O resultado positivo que começa aparecer nos dados é fruto do esforço coletivo da população douradense após o lockdown. No entanto, é muito importante que continuemos com todas as medidas preventivas contra a contaminação da Covid-19, como o uso da máscara e do álcool em gel, o distanciamento físico, evitar aglomerações e também tomar a vacina para quem já está disponível”, alerta o Prefeito Alan Guedes.

No sábado, Dourados aplicou 1.400 doses de vacinas no Drive Thru do Pavilhão de Eventos Dom Teodardo. Também é importante ressaltar, que mesmo com os dados positivos com relação à fila de espera de pacientes por leito de UTI, ainda temos 63 pacientes internados nas UTIs para Covid-19 no SUS, sendo que quatro pacientes são suspeitos e um está na UTI pós-Covid. Foram registrados 22 casos confirmados de Covid-19 nesta segunda-feira.

Dourados decretou lockdown entre os dias 30 de maio e 12 de junho, quando a fila de espera por uma UTI Covid estava com quase 60 pacientes.

 

 

Fonte: Assecom