sexta-feira, 26 de abril de 2024

Publicidade e Propaganda aborda ‘Arte e Emoção’ na profissão durante Sincom 2024

O curso de Publicidade e Propagando da Unigran realizou a Semana Integrada de Comunicação – Sincom 2024. O evento, que teve como tema ‘Arte e Emoção na Publicidade’, teve como objetivo desvendar os segredos que transformam anúncios em experiências inesquecíveis.

“Este ano trabalhamos o audiovisual na publicidade, com foco na arte e emoção”, apontou o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Oseias Iapechino. Ele explica que o curso tem buscado acompanhar as tendências de mercado, apontando que a comunicação é volátil, evoluindo rapidamente, além de ser cultural e possuir diversas vertentes, por isso é necessária a realização destes eventos, para a atualização, principalmente, dos acadêmicos.

“O mercado publicitário está se modelando cada vez mais dentro das mídias digitais. E o vídeo se destaca com um dos produtos que são explorados e utilizados pelas marcas como ferramentas de comunicação em suas campanhas e formas de relacionamento com os clientes”, revelou o coordenador, completando que o profissional que sabe escrever roteiros, fazer storytelling, gravar, editar, dirigir, produzir ou fazer pós-produção possui um grande diferencial no mercado audiovisual.

Para a palestra de abertura do evento, foram convidados os publicitários Jean Correa, produtor de vídeo e empresário da Chakal Films, e Alexandre Carneiro, videomaker e proprietário da XNDFILM,.

Com o tema ‘Narrativas que emocionam’, Alexandre, que é egresso da Unigran, falou aos acadêmicos sobre a sensibilidade e habilidades que o profissional precisa ter para se destacar na profissão.

“Para fazer um vídeo ou uma fotografia bonita, não basta apenas ter a melhor câmera, a melhor lente, tem que haver uma narrativa que conecte as pessoas ao que você está fazendo, uma narrativa que emocione. É preciso deixar a sensibilidade ser aflorada, para que você coloque amor no que está fazendo. E assim, você vai conquistar seu cliente ou seu público”, comentou.

Alexandre ainda apontou que o mercado de trabalho para o publicitário é grande, mas é preciso saber atuar de forma assertiva na profissão. “O profissional de marketing tem emprego garantido. Toda empresa precisa ser vista, toda marca precisa ser lembrada e é através deste profissional que isso acontece. De que adianta ter um produto bom se só uma bolha de pessoas o conhece? É o publicitário que leva sua empresa para lugares onde ela não alcançava e leva de forma assertiva. O mercado é enorme, só saiba valorizar seu trabalho, porque vão querer te desvalorizar”, ressaltou o publicitário.

O egresso ainda deu algumas dicas para os acadêmicos, de como encarar o mercado de trabalho como profissional. “O publicitário tem que estar sempre atualizado, se encher de referências e tem que errar. Erre. Porque só errando a gente aprende. Olhando para os nossos erros cometidos e, com certeza, conseguimos ver que somos profissionais melhores hoje. Deixe sua sensibilidade e seu coração em cada trabalho. Ame o que for fazer. Seja ambicioso e goste de café”, finalizou Alexandre.

Fonte: Assessoria

Escola do Legislativo oferece Módulo II do Curso de Libras

A Escola do Legislativo da Câmara de Dourados promoveu no ano passado o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os servidores. Agora, em 2024, o curso está em seu segundo módulo, e nesta terça-feira, 23, os alunos tiveram a oportunidade de receber durante a aula, a vendedora do Shopping Avenida Center, Bruna, que é surda, e se comunicou com os servidores através da Língua de Sinais.

O professor Aurelio Alencar, graduado em Libras e mestre em Educação, é o responsável pelo curso. Na aula do dia 18 de abril ele levou os alunos até a loja em que Bruna trabalha para que eles pudessem se apresentar para a jovem. Nesse dia, Aurelio convidou Bruna para participar da aula do curso e trocar suas experiências com os servidores da Câmara. “É de extrema importância que os alunos possam vivenciar a prática, principalmente porque parte dos servidores faz parte da equipe da recepção da Câmara, e ter a prática da Língua de Sinais torna a Casa de Leis mais inclusiva, além de capacitar os profissionais”.

Bruna contou suas experiências para os servidores, disse que trabalha na loja há três anos e atualmente exerce um cargo de liderança dentro do comércio, mas o início de sua jornada não foi fácil, ela só teve contato com um intérprete de Libras na escola quando fez 12 anos, e hoje, aos 27, ela usa suas redes sociais para ensinar dicas de maquiagem à outros surdos através das libras.

A vendedora falou sobre suas dificuldades que passa e afirmou que as pessoas ainda não sabem lidar com os surdos, mas que ela tenta sempre ter paciência para ensinar e se comunicar, e que isso também pode servir de aprendizado para todos. Bruna deseja que cada vez mais as pessoas aprendam a se comunicar através da Língua de Sinais.

Curso para o público externo

Além do curso voltado aos servidores da Casa de Leis, na próxima quinta-feira, dia 25, terá início o curso de Libras para a comunidade externa. Aurelio conta que todos os vendedores do Shopping Avenida Center foram convidados, além de comércios da região. “O objetivo do curso é tornar o comércio mais inclusivo e preparado para atender à comunidade surda de Dourados.  As inscrições estão sendo realizadas na recepção da Câmara de Vereadores, localizada no Shopping Avenida Center”, afirma Aurelio.

Fonte: Assessoria CMD

Crescimento do setor turístico no pós-pandemia favorece investimentos no setor

O turismo brasileiro está em ascensão, mostrando sinais de recuperação após os desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus.

De acordo com dados recentes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP), o setor registrou um crescimento expressivo de 7,8% no ano passado, alcançando um faturamento aproximado de R$189,4 bilhões.

Este aumento representa não apenas uma retomada, mas também consolida um período de recuperação para uma das indústrias mais impactadas durante a crise sanitária.

O mês de dezembro de 2023 foi particularmente notável, com um incremento de 1,1% em comparação ao mesmo período do ano anterior, resultando em um aumento de R$ 18,1 bilhões no faturamento do setor. Esse desempenho é o melhor registrado desde o início da pandemia em 2020.

Esses insights são baseados em dados da Pesquisa Anual de Serviços, com atualizações da Pesquisa Mensal de Serviços, ambas conduzidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os valores são ajustados mensalmente pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), e foram destacadas as atividades que têm uma relação direta ou indireta com o turismo.

Diante desse cenário promissor, a inauguração da quinta unidade da Pera Turismo, agora na cidade de Dourados/MS, se mostra oportuna e estratégica. A gerente nacional da empresa, Mayra Pereira, destaca que o momento é extremamente favorável para as empresas do setor.

“Este ano, a procura já se igualou ao período pré-pandemia, mostrando que as pessoas se sentem plenamente seguras para viajar, inclusive para fora do Brasil”, analisa ela. “Dourados foi escolhida para receber nossa 5ª unidade devido ao grande potencial de consumo, à localização estratégica e ao sucesso dos nossos negócios de outras bandeiras na cidade.”

A unidade da Pera Turismo em Dourados fica localizada na Av. Marcelino Pires, 3855 – Centro, Dourados – MS, dentro do Supermercado Comper. A inauguração será nesta quarta, 24 de abril, a partir das 9h.

Fonte: Assessoria

Família usa sucesso da Kombi Rosa para promover conscientização e respeito

O Dourados News recebeu nesta semana uma visita mais que especial, a Kombi Rosa da Gabi, que tem chamado atenção por onde passa em Dourados, e fez parada em nosso jornal. Quando a família Rincos decidiu comprar o veículo pensa apenas em uma opção de passeio e diversão, mas logo a Kombi trouxe a oportunidade de fazer o bem ao próximo e promover o respeito às pessoas e ao todo.

A paixão pelo veículo tem passada de geração em geração na família da professora Adriana Ferreira Pedroso, e durante anos o veículo foi meio de transporte e trabalho para eles. Certa vez o esposo de Adriana, o também professor Laureci Rincos, presenteou a sogra com uma mesa que trazia o adesivo de uma Kombi ‘Corujinha’.

Foi aí que a filha mais nova do casal, Gabi Rincos, alertou a família de um fato interessante, ela era única ali que nunca tinha andado de Kombi e pediu aos pais que comprassem um exemplar do veículo.

Posteriormente um amigo da família descobriu uma Kombi que estava a venda e depois de adquirir o veículo, em uma brincadeira com o amigo e mecânico responsável por cuidar da Kombi, Rincos decidiu pintar a nova aquisição de rosa, para agradar a esposa e a filha.

A paixão pelo veículo tem passada de geração em geração (Foto: DouradosNews)

“Eu pensava que a Kombi seria para momentos de passeio em família, aproveitar o momento enquanto a Gabi ainda é criança e quer andar com os pais. Mas ele [Rincos] já estava pensando em participar dos encontros e ventos de carros antigos, que nós já participávamos”, relembra Adriana aos risos.

Logo a Kombi Rosa da Gabi se tornou parte da família, foi caindo no gosto de todos e ganhou perfil na rede social. É neste ponto que a família Rincos soube aproveitar a notoriedade para fazer a diferença na vida das pessoas.

Eles sempre tiveram uma consciência ambiental, atuando principalmente na reciclagem e cuidado dos espaços públicos. Foi aí que começaram com o ‘Tampinhas do Amor’, projeto onde recolhem tampinhas de plástico, retirando do meio ambiente e encaminhando ao Hospital de Amor, que arrecada o material para reciclar e converter em auxilio no tratamento de pessoas com câncer.

“Com as arrecadações que fizemos nas escolas onde lecionamos e com os pedidos através das redes sociais, já lotamos a Kombi uma vez e estamos quase lotando de novo. Além de fazer a felicidade da Gabi, a Kombi também se tornou um meio de ajudar as outras pessoas”, conta Rincos.

A Kombi Rosa da Gabi se tonou parte da família (Foto: Dourados News)

Além desse lindo trabalho, a família utiliza o Canal no YouTube e as redes sociais para levar mensagens de conscientização e respeito. O filho mais velho do casal possui o espectro autista e eles sabem na pele as dores causadas pelo preconceito e a desinformação, por isso utilizam os canais para levar mensagens de respeito a todos.

Para conhecer mais sobre a Kombi Rosa da Gabi e ajudar nos projetos sociais da família Rincos, basta entrar em contato através do perfil no Instagram, @kombirosa_da_gabi

Fonte: Jhonatan Xavier/ Dourados News

Defesa de Robinho entra com HC no Supremo contra prisão por estupro

A defesa de Robson de Souza, mais conhecido como o ex-jogador de futebol Robinho, impetrou um habeas corpus (HC) no Supremo Tribunal Federal (STF), com pedido de liminar (decisão provisória) urgente, para tentar impedir a prisão do ex-atleta.

Nesta quarta-feira (20), a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) homologou a sentença de nove anos de prisão por estupro coletivo a qual o jogador foi condenado na Itália. Pela decisão, o cumprimento da pena deve começar de imediato, em regime inicial fechado. O crime ocorreu em 2013 e o caso transitou em julgado na Justiça italiana, ou seja, não há mais possibilidade de recurso.

Por maioria, os ministros do STJ determinaram a prisão imediata de Robinho. Diante da iminência de uma prisão, a defesa impetrou o habeas corpus poucas horas depois, às 23h10 de quarta-feira. O advogado José Eduardo Alckmin escreveu que “existe urgência na apreciação do pedido, pois o paciente está na iminência de ser preso, em razão da Corte Especial ter determinado o imediato cumprimento da pena ao paciente”. O ministro Luiz Fux foi sorteado relator do HC.

A defesa argumenta que o STJ violou a jurisprudência pois ainda seria cabível recurso do tipo embargo contra a homologação, bem como recurso extraordinário ao Supremo, motivo pelo qual seria obrigatório aguardar o trânsito em julgado da própria decisão de homologação da sentença estrangeira, ou seja, somente quando não couber mais nenhuma apelação.

“Na hipótese, a decisão tomada está sujeita a recursos, como embargos de declaração e recurso extraordinário, sendo claro que o tema envolve debate de relevantes temas constitucionais, como o tema da não possibilidade de extradição do cidadão brasileiro nato, fora dos casos de tráfico de entorpecentes (art. 5º, LI), não retroação da lei penal mais gravosa (art. 5º, XL) e falta de observância do devido processo legal”, argumenta a defesa no HC.

No HC, a defesa acrescenta que “no caso em questão, o paciente aguardou em liberdade todo o processo de homologação e nunca representou um risco à aplicação da legislação pátria, portanto sua liberdade é de rigor até o trânsito em julgado da discussão”.

Na decisão de quarta-feira, a Corte Especial determinou o envio imediato da certidão de julgamento ao juiz federal da Subseção Judiciária de Santos (SP), onde Robinho possui residência, para início do cumprimento da pena. Dessa maneira, restariam apenas trâmites burocráticos antes de a polícia cumprir a ordem de prisão contra o ex-jogador.

Os autos do processo mostram que Robinho e amigos estupraram uma imigrante albanesa em uma boate de Milão, em 2013. A homologação para que o ex-jogador cumpre a pena no Brasil foi requisitada pela Itália, diante da impossibilidade de extradição dele, uma vez que a Constituição não permite o envio de brasileiros natos.

Ricardo Falco, amigo de Robinho e outro condenado pelo crime, também é alvo de pedido de cumprimento de pena no Brasil.

Foto: Agência Brasil

Onda de calor impacta na prática de atividades físicas

A partir desta quinta-feira (14), uma onda de calor excepcional está prevista para atingir os estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, conforme alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os termômetros podem registrar temperaturas extremas, podendo chegar até 40 °C.

Em mensagem publicada nas redes sociais, o Inmet esclareceu que, apesar do calor intenso, nem todo o aumento de temperatura configura uma onda de calor, sendo necessária a observância de critérios técnicos específicos. Para ser considerado uma onda de calor, as temperaturas devem permanecer 5 °C acima da média durante cinco dias consecutivos, com variações entre 3 °C e 5 °C durante o período.

Com março marcando a transição do verão para o outono, as mudanças bruscas nos padrões meteorológicos podem ocorrer, além de possíveis variações nas previsões dos modelos numéricos.

Apesar das previsões do Inmet, o serviço meteorológico Climatempo alertou para a chegada iminente da onda de calor. Segundo a previsão, o ar quente ganhará força na região do Chaco Paraguaio e no norte da Argentina, áreas de alta pressão atmosférica que favorecem a permanência do calor.

O impacto do calor intenso e da baixa umidade do ar não se limita apenas ao clima, mas também afeta a prática de atividades físicas. Leandro Twin, professor de educação física, assessor esportivo e embaixador da Bluefit, ressalta a importância de adaptar a rotina de treinos e adotar medidas preventivas para evitar problemas de saúde, especialmente respiratórios, alérgicos e crônicos.

Twin compartilha cinco orientações cruciais para a prática de exercícios durante períodos quentes e de baixa umidade, veja:

1. Hidratação Inteligente: Aumente o consumo de água e isotônicos para evitar a desidratação e potencializar os resultados do treino.

2. Adapte-se ao Calor: Diminua a intensidade do treino e considere mudanças para minimizar o desconforto causado pelas condições climáticas.

3. Ambiente Livre de Impurezas: Escolha locais limpos e livres de poeira, ácaros e sujeira para prevenir problemas respiratórios.

4. Climatização e Umidificação: Opte por ambientes climatizados ou umidificados, como nas academias Bluefit, para manter uma temperatura ideal e evitar desconfortos durante o exercício.

5. Horário Estratégico: Evite atividades ao ar livre entre 10h e 16h, período de sol intenso e baixa umidade, escolhendo horários mais amenos para preservar a saúde e o desempenho nos exercícios.

Diante do cenário desafiador imposto pelo clima, a precaução e a adaptação são fundamentais para garantir o bem-estar e a eficácia das atividades físicas durante a onda de calor que se aproxima.

Fonte: Assessoria

Em sessão de homenagens às mulheres, Câmara entrega Prêmio Marta Guarani

A Câmara de Dourados vai realizar na noite desta sexta-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, sessão solene em homenagem a personalidades femininas que se destacam em suas atividades no decorrer dos anos.

Na mesma sessão, ocorrerá a entregue do Prêmio “Mulher Cidadã – Marta Guarani”, 17ª edição, e assinatura de decreto regulamentando lei que institui no legislativo municipal o “Protocolo Não é Não”, de atendimento à mulher vítima de violência sexual ou assédio.

O presidente Laudir Munaretto (MDB) e o prefeito Alan Guedes (PP) assinarão o Decreto nº 2.968 de 06 de março de 2024, que regulamenta a Lei nº 5.087 de 1º de outubro de 2023, que institui o “Protocolo Não é Não”, de atendimento à mulher vítima de violência sexual ou assédio.

O Protocolo consiste em um conjunto de ações e medidas que se destinam a detectar situações de risco de agressão sexual, assédio e/ou vítima de violência, para o devido acolhimento, bem como procedimento de ações a serem implementadas pelas empresas, empresários e responsáveis pelos estabelecimentos (bares, restaurantes, casas noturnas, eventos esportivos, entre outros), em casos ocorridos em suas dependências.

MULHER DESTAQUE

O Diploma Mulher Destaque 2024, proposição da vereadora Liandra da Saúde (PTB), vai homenagear 34 mulheres da sociedade douradense, indicadas pelos vereadores, em reconhecimento às suas atuações em várias áreas, como educação, esporte, cultura, segurança e tantas outras.

Serão homenageadas com o Diploma Mulher Destaque 2024: Joane Pedroso de Oliveira Corrêa, Liliane Graziele Céspedes de Souza Nascimento, Shirley Manzeppe, Ana Paula Marques Calça, Andreia Alonso, Andréia Moraes Bonito Silva, Aureliana de Souza Viegas, Bárbara Marques Rodrigues, Cinthia Carla do Nascimento, Daniela da Silveira Sangalli, Edina Silva de Souza, Fernanda de Oliveira Etges Soerger, Franciele Aparecida Cornéli, Giovanna Delarissa Missiato, Joelma Melo de Castro Chibeni, Josimara Caetano Pinto Cacheffo, Jovina Nevoleti Corrêa, Jucélia Pinheiro Teixeira, Laís Amanda Cavalcante da Silva Melo, Lucilene Barros, Lucinete Monteiro de Araújo, Margarida Araújo dos Santos, Marinei Cristina Suguiura Mendes, Marli Menani Heid, Naiara Lima, Nayde Domingos, Nilza Jesus dos Anjos Santana, Priscilla Kohatsu Fujii, Regina Hamoud, Rilziane Guimarães Bezerra de Melo, Rosângela Balbuena Crespim, Sandra Regina Barazzutti, Simone Brasil Chamorro e Tânia Aparecida de Miranda Rezende.

MARTA GUARANI

Já o Prêmio “Mulher Cidadã – Marta Guarani”, instituído pela Câmara de Dourados para agraciar mulheres que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher, questões do gênero e atuação de destaque no município, em sua 17ª edição, contempla a universitária Aline de Souza da Silva, estudante do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

Aline de Souza, cujo nome indígena é Che Hara’pe ka’aguy ygua kunatai yvotyju (moça das flores amarelas), é indígena do povo Guarani-Kaiowá, tem 25 anos e reside na Reserva Indígena de Dourados. Artista plástica e ativista, artesã e defensora das causas indígenas, ela compõe a comissão de diversidade sexual e de gênero da 4ª subseção da OAB de Mato Grosso do Sul.

MOÇÕES

Também foram indicadas para o Prêmio e receberão Moção de Aplausos: Mirna Juliana Oliveira Martins, Luciana Ramires Fernandes Magalhães, Juracy Lopes Martins, Lusmária da Silva Oliveira, Cláudia Rosa de Assumpção Pompeu, Daniela Weiler Wagner Hall, Antonia de Souza Silva, Mara Regina Goulart Bosco, Ana Teresa Gusmão de Lucia e Liliane Graziele Céspedes de Souza Nascimento.

A sessão solene tem início previsto para as 19 horas e acontecerá no Plenário da Câmara Municipal, anexo ao Shopping Avenida Center.

Fonte:  Assessoria CMD

 

Após coração, Faustão faz transplante de rim em hospital de São Paulo

O apresentador Fausto Silva, o Faustão, passou por um transplante de rim na segunda-feira (26), no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo.

A cirurgia ocorreu sem intercorrências, segundo o hospital. Faustão fez um transplante de coração em agosto de 2023.

“O paciente Fausto Silva deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein no dia 25 de fevereiro para preparação para um transplante de rim, em função do agravamento de uma doença renal crônica, após o Einstein ter sido acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo e realizado a avaliação sobre a compatibilidade do órgão doado.

“A cirurgia aconteceu, sem intercorrências, na manhã de ontem (26). O paciente seguirá em observação para acompanhamento da adaptação do órgão e controle clínico”, diz nota do hospital enviada nesta terça, assinada pelos médicos Marcelino Durão, nefrologista e coordenador médico de transplante renal, Sérgio Ximenes, urologista e membro da equipe de transplante renal, Fernando Bacal, cardiologista, e Miguel Cendoroglo Neto, diretor médico de serviços hospitalares e prática médica do Hospital Israelita Albert Einstein.

De acordo com familiares de Faustão, quando ele passou por um transplante de coração, no ano passado, seus rins já estavam comprometidos e ele estava fazendo hemodiálise. O apresentador ficou na fila por um transplante de rim por dois meses.

Fonte: Portal G1

Dourados terá quatro postos de saúde abertos das 7h às 19h

Dourados terá quatro postos de saúde abertos das 7h às 19h, com 12 horas diárias de atendimento sem interrupção a partir do mês de março. As UBS (Unidades Básicas de Saúde) dos bairros Jóquei Clube, Ildefonso Pedroso, Jardim Maracanã e Parque do Lago II terão o horário de atendimento ampliado.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Waldno Lucena, essas quatro unidades de saúde foram escolhidas levando em consideração o critério populacional e o geográfico, sendo uma em cada região da cidade.

“Vamos fortalecer o atendimento primário com a ampliação do quadro de profissionais, o que vai possibilitar que o atendimento nessas unidades seja expandido também e oportunizando horário para quem chega do trabalho às 17h ou 18h, e precisa do atendimento”, explicou o secretário durante a coletiva realizada hoje. 

A ampliação do horário de atendimento dos postos de saúde será possível graças a chegada de 31 novos profissionais de saúde, sendo seis deles médicos, por meio da parceria firmada pela Sems (Secretaria Municipal de Saúde) com a FioCruz e o Ministério da Saúde, que garantiu a implantação do projeto Laboratório de Inovação na Atenção Primária à Saúde (InovaAPS), com aprovados nos programas de residência médica em Medicina de Família e Comunidade Multiprofissional em Saúde da Família.

Além dos seis médicos, outros especialistas vão compor uma equipe multiprofissional, como enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e dentistas, sendo cinco em cada especialidade. “Esses profissionais farão essa residência por dois anos. O programa pretende, após esse período inicial, ter a formação de 31 especialistas por ano, que esperamos fixar na nossa rede”, afirmou Waldno.

Fonte: Assecom

Malafaia eleva o tom em ato de Bolsonaro e faz acusação contra Lula

Magistrados avaliam que está cada vez mais clara a mudança no entendimento de Bolsonaro e de seus aliados de que o cerco esta se fechando pois, antes, falava-se no ex-presidente como autor intelectual, como se propostas de golpe fossem apresentados a ele.

No entanto, com o avanço da PF, evidencia-se que Bolsonaro estava “materializando” a proposta —nas palavras de um ministro da Corte. “Não só era ativo, como era proativo”.

Apesar de Bolsonaro ter evitado ataques ao STF, ministros viram uma terceirização de ataques, numa ação coordenada, a Silas Malafaia —chamado por integrantes da Corte, nos bastidores, de ‘ventríloquo”.

No alto do trio elétrico, ele falou o nome de Moraes e ainda, sem provas, sugeriu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sabia dos atos golpistas de 8 de janeiro, que resultaram na depredação dos prédios dos Três Poderes, em Brasília (Distrito Federal).

“Bolsonaro foi embora para a América sem atacar ninguém, sem falar mal de ninguém. Chegamos no fatídico dia 8 de janeiro, com algo que não concordamos. Quebraram Brasília. Começou então a narrativa de golpe”, declarou

 “Mas eu tenho algumas perguntas para fazer: primeiro, por que Lula saiu às pressas de Brasília e foi para Araraquara, sendo que a enchente em Araraquara ocorreu no dia 28 de dezembro, dez dias antes? Ele foi avisado que ia ter baderna? Outra pergunta: cadê os vídeos gravados pelas câmeras do governo, que estão em posse de Alexandre de Moraes? O povo precisa saber quem está por trás daquela baderna, daquela safadeza”, continuou.

Durante o seu discurso, Malafaia chegou a citar a morte do baiano Cleriston Pereira da Cunha, de 46 anos, dentro do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, em novembro do ano passado. Ele foi um dos presos pelo ataques de 8 de Janeiro. O pastor culpou Moraes pela morte do empresário. Os apoiadores de Bolsonaro responderam a declaração com gritos de “assassino” em referência a Moraes.

Durante o seu discurso, Malafaia chegou a citar a morte do baiano Cleriston Pereira da Cunha, de 46 anos, dentro do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, em no

vembro do ano passado. Ele foi um dos presos pelo ataques de 8 de Janeiro. O pastor culpou Moraes pela morte do empresário. Os apoiadores de Bolsonaro responderam a declaração com gritos de “assassino” em referência a Moraes.

Fonte: Portal Terra

 

Enfermeira do HU-UFGD é destaque na área da ciência

No dia 11 de fevereiro é celebrado o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, com o objetivo de chamar atenção para a necessidade de mais equidade de gênero na ciência, além de encorajar mulheres e meninas a seguirem carreiras nessas áreas. Por isso, este dia é uma oportunidade para promover, de forma plena e igualitária, tanto o acesso quanto a participação de mulheres e meninas.

Embora haja uma grande desproporção de mulheres em posições de liderança e influência na ciência e tecnologia – dados da ONU mostram que apenas 35% das cientistas do mundo são mulheres – escolhemos nesta data enfatizar o papel de mulheres que se destacam na ciência.

Como a enfermeira do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD/Ebserh), Ellen Biavatti.

Ela é bacharel em enfermagem com ênfase em saúde pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Desde a graduação realizou pesquisas científicas. Fez mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em gestão e inovação tecnológica em saúde e pode trabalhar em padronização, protocolos institucionais, gestão da qualidade e gestão do conhecimento.

Também fez doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com pesquisa voltada para a área de trabalho, em cinco Hospitais Universitários Federais (um em cada região do país) sobre autenticidade da liderança e cultura organizacional. “Busquei conhecer qual é o perfil dos hospitais universitários federais dentro da Rede Ebserh, os contextos regionais e qual é o perfil de lideranças na área de enfermagem”, explica.

O trabalho foi publicado na Revista Brasileira de Enfermagem e Ellen também foi convidada para apresentá-lo no Congresso Mundial de Enfermagem, em Nova Iorque.

Hoje a enfermeira atua na Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde do HU-UFGD. “Estou sempre tentando trazer essas questões da ciência e da pesquisa para o contexto dos hospitais universitários federais: inovação, avaliação de tecnologias em saúde (que é uma área bem nova)”. Atualmente Ellen é coordenadora do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde, fazendo pareceres e protocolos técnico-científicos para subsidiar a tomada de decisões dos gestores e capacitando os profissionais, além de apoiar pesquisas acadêmicas.

“É muito importante a participação das mulheres na ciência e na pesquisa, porque tradicionalmente, historicamente, a pesquisa é uma área dominada por homens, e ao longo dos anos esse contexto vem se modificando. Esse cenário predominantemente masculino era resultado de décadas de estereótipos que afastam as mulheres da ciência por elas se dedicaram à casa, aos filhos”, afirma a enfermeira.

Ellen acredita que o cenário vem se modificando e essa questão da diversidade de gênero na pesquisa é extremamente importante. “As mulheres vêm cada vez mais conquistando espaços na pesquisa, e eu fico muito feliz de estar incluída nessa parcela que consegue, dentre várias atividades, se dedicar a pesquisar, publicar, contribuir, não apenas com o ambiente acadêmico, na produção de artigos científicos, mas nesse contexto de estar inserida em um hospital universitário, onde há uma prerrogativa de formação de recursos humanos, que a gente pode contribuir com esse contexto de expansão e avaliação de tecnologias em saúde. Espero que a gente invista cada vez mais na participação das mulheres em pesquisa, que as mulheres sejam valorizadas e elas tenham oportunidades de participar e que possam inspirar outras mulheres a se dedicarem à área da pesquisa”.

Fonte: Assessoria

Dourados tem novo coordenador Geral de Direitos Humanos e Cidadania

A Prefeitura de Dourados nomeou o servidor Diego Araújo Oliveira, no cargo de provimento em comissão de Coordenador Geral dos Direitos Humanos e Cidadania. Natural de Dourados e pastor na Comunidade Tempo de Vida, Diego Araújo Oliveira é casado com Gisele Araújo, cursou direito, é empreendedor e líder social.

Liderou trabalhos com a juventude douradense por 12 anos, onde atuou no enfrentamento às drogas e na conscientização da formação de família para o crescimento deles. Ainda lidera um projeto social que completou quatro anos, com início na pandemia.

Por dois anos serviu as aldeias de Dourados com 200 refeições diárias para crianças indígenas (2020/2021). Atualmente o seu projeto atende em média 300 pessoas por dia, com refeições gratuitas. Nesses quatro anos o projeto ultrapassou a marca de 300 mil refeições entregues, atendendo mulheres, mães solos, moradores de rua e pessoas que se encontram em algum tipo de vulnerabilidade social.

Atuou na recepção de 200 imigrantes venezuelanos em Dourados, ajudando no encaminhamento para o mercado de trabalho e a conseguir um lugar para morar.

“Encaro como uma grande missão de vida poder continuar o trabalho que tenho feito a anos agora na esfera pública municipal. Com muita responsabilidade iremos formular, articular e coordenar a Política Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, de forma transversal, participativa e com respeito a diversidade de áreas abrangentes, por meio da promoção e defesa de direitos, em benefício da população, com atenção especial às pessoas em situação de vulnerabilidade, visando a uma sociedade justa, igualitária, inclusiva e solidária. Estou muito feliz e faço das palavras de Martin Luther king, as minhas: A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todo lugar”, afirma Diego.

Entre os órgãos atendidos pela Coordenadoria Geral de Direitos Humanos e Cidadania estão as coordenadoria especiais de Assuntos Indígenas; Políticas Públicas para Mulheres; Políticas Públicas para Juventude; Promoção da Igualdade Racial; Imigrantes; Políticas para a Diversidade Sexual; Políticas de Proteção aos Direitos Animais e a de Políticas sobre Drogas.

Fonte: Assecom

Alan Guedes visita ex-prefeitos no dia do aniversário de Dourados

Como vem fazendo desde o primeiro ano de sua gestão, o prefeito Alan Guedes visitou ex-prefeitos nesta quarta-feira, 20 de dezembro, dia do aniversário de Dourados.

Junto com a esposa Kely, Alan vai até a casa dos ex-prefeitos para homenagear essas pessoas que já comandaram o Poder Executivo do município. “Esta é uma forma de também agradecer por tudo o que fizeram por nossa cidade”, diz ele.

Kely e Alan e Zonir e Tetila (Foto: Divulgação)

No final da manhã do dia 20, o casal esteve na casa do ex-prefeito Laerte Tetila, acompanhado pela esposa Zonir. Em seguida, Alan e Kely foram até a residência do ex-prefeito Braz Melo, que os recepcionou junto com a esposa Anete.

Na conversa, grandes recordações sobre as gestões anteriores, visto que tanto Braz como Tetila ocuparam o cargo de prefeito por duas gestões cada um. Alan Guedes falou sobre o trabalho que vem realizando tendo como meta o melhor futuro para o município e fez um resumo a respeito do andamento das obras e ações a serem realizadas no próximo ano.

O ex-prefeito Murilo Zauith e a ex-prefeita Délia Razuk não estavam em Dourados no dia 20 de dezembro.

Fonte: Assecom

Alan Guedes libera 13º salário e Dourados é o primeiro de MS a pagar servidores integralmente

Comprovando uma gestão fiscal eficiente em conjunto com um planejamento responsável com as contas da Prefeitura de Dourados, o Prefeito Alan Guedes autorizou o depósito do 13° salário dos servidores nesta segunda-feira, dia 13 de novembro. Totalizando R$ 28.662.187,75, o valor líquido da folha do 13° salário será pago de forma integral e o saldo estará disponível para saque ao longo do dia desta terça-feira (14).

Dourados é a primeira cidade de Mato Grosso do Sul a pagar o décimo dos servidores na totalidade. “Esse pagamento adiantado só foi possível graças ao planejamento e ao compromisso com as contas da prefeitura. Esse esforço tem permitido que a gente consiga se organizar financeiramente para honrar os compromissos e fazer entregas importantes para nossa cidade”, afirmou Alan Guedes.

Ainda de acordo com o prefeito, o pagamento dos salários em dia e a antecipação do décimo terceiro agora em novembro tem vários objetivos. “Primeiro, honrar, reconhecer e agradecer todos os servidores que ajudam a cuidar da cidade. Sem os servidores, nada seria possível. Segundo, permitir que as famílias se organizem melhor para o fim do ano, antecipando compras e colocando os compromissos em dia e terceiro, fomentar o comércio, antecipando o movimento de compras nesse período que antecede o Natal”, enumerou.

A gestão tem procurado, sempre que possível, antecipar os pagamentos dos salários dos servidores, uma forma de valorizar e reconhecer o desempenho do funcionalismo, além de fomentar a economia da cidade, movimentando o comércio e serviços em geral.

Fonte: Assecom

Marido de Ana Paula Padrão é internado após sofrer queda de 7 metros em fuga de assalto

Gustavo Diament, marido de Ana Paula Padrão, sofreu um acidente ao fugir de uma perseguição de um assalto na Via Dutra, no domingo (22).  O casal passou o fim  de semana na Serra da Mantiqueira e retornava para São Paulo, ela de carro, com o cachorro da família e ele de moto.

“Quando eu estava chegando em São Paulo, eu soube que tinha acontecido alguma coisa com o Gustavo, me mandaram a localização, eu voltei 30 KM. Ele foi assaltado com duas pessoas armadas, ele parou, jogou a moto no chão e saiu correndo. Parece que houve uma perseguição e entre uma pista da Dutra e outra, num determinado trecho, tem uma vala de sete metros de profundidade e ele caiu nessa vala” , contou a apresentadora no Instagram nesta segunda-feira (23).

Por conta da queda, ele teve as duas escápulas quebradas em vários lugares, uma vértebra no meio da coluna fraturada, outra vértebra na base da coluna fraturada e também quebrou a bacia.

“Tem outros exames para fazer, por enquanto está descartada cirurgia. Já teve muita dor, o pior já passou, está medicado”, disse. A apresentadora contou que o marido foi içado da vala após ser imobilizado e colocado em uma maca. Ela agradeceu à CCR ( Concessionária da Rodovia Presidente Dutra) e à polícia rodoviária federal.

“Estava bem nervosa, a presença da polícia rodoviária federal, foi fundamental”, avaliou.

Inicialmente, ele foi levado para o hospital de Ipiranga, de Arujá. “Graças ao resultado dos exames conseguimos vir para um hospital perto da nossa casa”, completou.  Ana Paula disse que no momento o marido está bem e passará por novos exames. “Vai ser uma recuperação difícil e longa, tem muita fratura, mas dentre as inúmeras possibilidades de final de história, essa está muito bem”, concluiu.

Fonte: Portal Terra