sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Arte Inclusiva promove oficinas de argila para pessoas cegas e surdas em Campo Grande

O projeto Arte Inclusiva chega a Campo Grande com a proposta de oferecer oficinas de artesanato em argila especialmente adaptadas para pessoas cegas e surdas, criando um espaço de aprendizagem, criatividade e inclusão social. As atividades serão 100% voltadas para pessoas com deficiência sensorial, proporcionando acessibilidade plena e valorizando as habilidades de cada participante. A iniciativa é uma realização da Política Nacional Aldir Blanc por meio de edital da Prefeitura de Campo Grande.

A primeira oficina será realizada no Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos – ISMAC, com início no dia 2 de setembro e encontros sempre às terças e quintas-feiras durante todo o mês. Os instrutores serão os mestres artesãos Rodrigo Marçal e Vanderson Avalhaes. Já na Associação dos Surdos de Campo Grande, a oficina começa no dia 6 de setembro, sempre aos sábados, em período integral, sob a condução dos mestres artesãos Cleber Ferreira e Felipe Avalhaes.

Produtora das oficinas, a artesã Fabiane Avalhães ressalta que a expectativa é muito positiva,“Estamos muito felizes em colocar esse projeto em prática. Acredito que será um momento de troca, aprendizado e valorização das habilidades de cada participante, mostrando que a arte é um espaço para todos.”

Para o mestre artesão Cleber Ferreira, a ação representa um avanço importante,“Trabalhar com acessibilidade total é entender que o artesanato pode transformar vidas, e que o toque, o olhar e a criação não têm barreiras.”

O mestre artesão Rodrigo Marçal também reforça a importância da iniciativa,“É uma honra fazer parte de um projeto que não só ensina uma técnica, mas abre portas para a inclusão e o protagonismo cultural de pessoas com deficiência.”

As oficinas contarão com material sensorial de fácil manuseio, intérprete de Libras, divulgação em Braille e equipe especializada em acessibilidade. Ao todo, serão beneficiados 30 participantes – 15 pessoas cegas e 15 pessoas surdas – com a meta de produzir 90 peças de artesanato ao longo do projeto, fortalecendo a autoestima e o papel ativo de cada um na cena cultural de Campo Grande.

Fonte: Assessoria

Gabi, ‘a menina da Kombi Rosa’ é destaque em programa infantil em SP

Conhecida pela sua Kombi cor de rosa, a douradense Gabi Rincos, 11 anos, tem se destacado entre as apresentadoras do programa infantil “Mundo Mavi”. Ela participa do quadro “Você Sabia”, com transmissão aos sábados pela internet e na TH+ TV!.

No quadro, ela fala sobre curiosidades e também ensina a linguagem de sinais (libras), um dos seus principais hobbis.

“No final do ano passado ela se interessou por libras por meio do Tik Tok e não parou mais, faz curso e já está gravando mini aulas em suas páginas do Instagram. Esse ano ela também conheceu uma menina surda onde ela ajuda na interpretação e comunicação entre as pessoas. Gabi também ama ler, sempre está com um livro em suas mãos”, relata a mãe, Adriana Pedroso.

Adriana conta que desde pequena, Gabi já gravava vídeos para o You Tube junto com seu primo, “Com 3 anos ela já planejava os vídeos e seu primo gravava e editava. Quando ela chegava do trabalho já estava pronto, era só diversão”, afirmou ao Estado Notícias.

Gabi Rincos ainda fez intercambio de atores no Rio de Janeiro e três workshops com o diretor de TV Oscar Zinelle, também fez cursos com a Hanna coreografa da globo, aula de passarela com Sergio Matos, faz aula de Balé, entre outros cursos.

 CLIQUE AQUI E PARTICIPE DA COMUNIDADE DO EN NO ZAP

Todas atividades realizadas por ela são acompanhadas por seus pais, que sempre se preocupam com a imagem e bem-estar da filha.

A KOMBI ROSA

Segundo Adriana, a “Kombi Rosa” surgiu de uma brincadeira do funileiro amigo do pai, Prof. Rincos, que juntos decidiram comprar e pintar uma Kombi de rosa e utiliza-la em projetos sociais. “Com a Kombi ajudamos o projeto de Tampinhas do Amor para o Hospital do Amor de Dourados que ajuda a auxilia as pessoas de nossa cidade que estão em tratamento oncológico. Também apoiamos a causa do Autismo. Com seu irmão sendo autista a família vivencia as dificuldades encontradas, discriminação e preconceito que ainda tem com as pessoas autistas”, diz Adriana.

Gabi – A menina da Kombi Rosa (Foto: Reprodução/Isntagram)

Crédito: João Pires

Prefeitura dá rápida resposta em atendimentos após vendaval em Dourados

Após um vendaval atingir Dourados, nesta terça-feira (19) com ventos que registraram entre 60 km/h a 80 km/h, a Prefeitura realizou atendimento de forma ágil em vários pontos da cidade, com os trabalhos se estendendo até a madrugada desta quarta-feira (20) e prosseguindo pela manhã com a limpeza de ruas e remoção de árvores. Conforme a Defesa Civil foram 12 chamados durante a noite de terça-feira (19), que tiveram início antes do entardecer e seguiram até a madrugada de hoje.

As ações foram acompanhadas inclusive pelo prefeito Marçal Filho, que pediu celeridade e eficiência ‘caso a caso’. O próprio prefeito foi às ruas dar apoio ao trabalho e levar solidariedade às pessoas atingidas. As ações contaram com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, disponibilizando equipamentos diversos e do Corpo de Bombeiros.

Conforme o coordenador da Defesa Civil, Johnes Aniceto Santana, no Jardim dos Girassóis, uma árvore do tipo farinha seca caiu e atingiu quatro veículos, sendo que três ficaram danificados. “Esse fato aconteceu dentro do estacionamento de lojas comerciais e próximo a uma faculdade, com registro de danos materiais”, explica Santana.

Ventos de até 80 km/h atingiram Dourados e prefeitura conduziu ações rápidas para atendimento- Divulgação/ Defesa Civil

O prefeito Marçal Filho destacou que a Prefeitura tem atuado de forma preventiva a esse tipo de situação, trabalho que seguirá com intensidade. “As equipes tem realizado podas e supressão de árvores que ofereçam riscos, um trabalho que nunca havia sido feito e vai continuar visando prevenção”, destacou. Graças justamente às podas preventivas e supressão de árvores condenadas, o estrago causado pelo temporal desta terça-feira não foi maior.

Também foi registrado queda de árvores no Parque Alvorada, Vila Matos, área central e no Jardim dos Estados. Foi registrado ainda o destelhamento de uma casa no Jardim Novo Horizonte. Neste caso, a Defesa Civil atuou com entrega de lona e socorro imediato aos moradores.

Conforme o Código Brasileiro de Desastres (Cobrade) o fenômeno registrado na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul foi classificado como “Tempestade local convectiva/Vendaval”. As ações da Defesa Civil seguem nesta quarta-feira (20) e, a prefeitura segue dando continuidade às medidas emergenciais e preventivas em diferentes pontos da cidade.

Fonte: Assecom

Dourados garante primeiras medalhas nos Jogos Escolares da Juventude de MS

Com apoio da Prefeitura, por intermédio da Fundação de Esportes de Dourados (Funed), a delegação douradense está tendo participação destacada nos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul (Jojums), que acontece em Campo Grande. Participando de todas as modalidades, Dourados levou 58 atletas e 13 técnicos para os Jogos Escolares, garantindo 24 atletas medalhistas entre a colocação de 1° a 3° lugares.

Abertos na sexta-feira (25), os Jojums são disputados em três blocos, reunindo estudantes-atletas de todo o estado em diversas modalidades esportivas. No primeiro bloco, encerrado na segunda-feira (28), foram disputadas as modalidades de natação, xadrez, judô, badminton, ginástica artística, tênis de mesa, wrestling, karatê e atletismo.

O segundo bloco começou dia 29 e vai até 4 de agosto, com disputas de voleibol e futsal (1ª e 2ª divisões) e, por fim, o terceiro e último bloco contará com as modalidades de basquetebol, handebol (1ª e 2ª divisões) e vôlei de praia, com encerramento previsto para o dia 10 de agosto.

Nesse primeiro bloco, Dourados conquistou o primeiro lugar geral por equipe na ginástica artística categoria juvenil; o 1º e 3º lugares individual geral, com as atletas Louise e Beatriz. Na categoria infantil o 3º lugar geral por equipe e o 2º lugar individual geral com a atleta Ana Laura. As atletas Louise e Ana Laura e o técnico Vitor foram classificados para Jogos Escolares Brasileiros. No masculino, Dourados foi vice-campeão por equipe e ficou com o 3⁰ lugar individual geral com o atleta Benjamin, classificado para Jogos Escolares Brasileiros.

Benjamin, Ginástica Artística

No judô, Dourados ficou com o 1º lugar, classificando o atleta Luiz Fernando Rodrigues para os Jogos Escolares Brasileiros. Ainda no judô, medalhas de 2º lugar para Emanuelly Matias e Luiz Felipe Muniz; além de 3º lugar com João Gabriel Martins, Alisson Machado, Samuel de Almeida e Thalisie Liras Costa.

No tênis de mesa, cinco 3º lugares: individual masculino – Vinicius Dias – Escola Sesi; individual feminino – Elena de Lima Sakaguti – Escola Erasmo Braga; duplas masculinas – Vinicius Dias (Escola Sesi) e João Cláudio Baseggio Stello (Escola Erasmo Braga), e no geral masculino e geral feminino.

No atletismo, Dourados garantiu o 2º lugar no salto em altura com Kauã Henrique Gaspar Ribeiro (Escola Estadual Tancredo Neves); 2º lugar no arremesso de peso, com  Guilherme Henrique Rodrigues (Escola Estadual Presidente Getulio Vargas); 3º com Luiz Miguel Franco Martine (Escola Municipal Etalívio Penzo) na prova combinada hexatlo; 2º com Maria Fernanda Corrêa de Souza (Erasmo Braga) nos 80 metros com barreiras, e 3º com Gabriel Zeferino Mauricio (Erasmo Braga) no arremesso de peso.

Na natação, 15 a 17 anos, Pedro Henrique Nunes (Escola Vilmar Viera Matos), ficou com o 2° lugar nos 200m livre e Higor Aparecido de Melo (Escola Presidente Vargas) com o 3° lugar nos 1.500m livre.

Já no karatê, Rafael Claus Oliveira (Escola Castro Alves) foi o vice campeão kumite masculino, 45kg; Aimi Giovana Tomonaga (Escola Imaculada Conceição), 3° lugar kumite feminino, -42kg; e Maria Eduarda Irigaray Nishioka (Escola Erasmo Braga), 3° lugar kumite feminino, 54 kg.

Luiz Fernando, Judô

A organização dos Jogos Escolares da Juventude de MS é Governo do Estado, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura). A edição 2025 reúne cerca de 3,4 mil participantes, entre atletas, técnicos e dirigentes, representando 52 municípios sul-mato-grossenses. Os Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul tem caráter seletivo para os JEB´s (Jogos Escolares Brasileiros), que serão realizados em Uberlândia entre os dias 5 e 28 de outubro.

A diretora-presidente da Funed, Giselly Amaral, destaca o desempenho dos atletas douradenses e atribui a participação positiva ao apoio decisivo do prefeito Marçal Filho, que não mediu esforços para garantir o transporte da  delegação. “O prefeito Marçal Filho é um grande incentivador do esporte e isso tem gerado resultados altamente positivos, como foi a Meia Maratona do Fogo e, agora, a brilhante participação de Dourados nos Jogos Escolares da Juventude de MS. Estamos muito bem no esporte”, comemora a diretora da Funed.

Fonte: Assecom

Grafiteiros colorem as paredes da UFGD em comemoração aos 20 anos da instituição

Como parte da programação comemorativa pelos 20 anos da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), artistas visuais das cidades de Goiânia (GO), Dourados (MS) e Campo Grande (MS) estão transformando os espaços das Unidades 1 e 2 da instituição com grafites que dialogam com a cultura, o meio ambiente e as identidades locais.

Com realização da Pró-reitoria de Cultura e Extensão (PROEC), a ação faz parte do projeto Galeria a Céu Aberto, que segue até setembro, e conta com a participação dos artistas Parrésio, Damata, Wes Gama, Vandal, Rafael Mareco, Lívia e Deble Koala.

Conheça os artistas participantes:

Vandal (@inkvandal) – Natural de Goiânia, tem 29 anos e atua como artista visual e coordenador de produção em murais de grande escala, projetos e exposições. Suas obras são marcadas por cores vibrantes, com referências ao cerrado e a elementos do cotidiano.

Parrésio (@parresio) – Multiartista de Dourados (MS), tem 26 anos e atua como rapper, MC, batmaker, skatista, grafiteiro, publicitário e editor de vídeo. Começou sua trajetória no hip-hop aos 10 anos, por meio do skate, e desde 2013 atua como artista urbano e grafiteiro, conciliando sua atuação cultural com a produção artística.

Wes Gama (@wesgama) – Autodidata, tem 37 anos e é natural de Goiânia. Desenvolve trabalhos de design, murais, ilustrações digitais e esculturas. É conhecido por inserir pássaros sobre os olhos dos personagens que cria, propondo uma nova percepção do mundo e reflexões sobre questões raciais, ambientais e culturais. Seu estilo é conhecido como “Caipira Futurista”. Atua com arte urbana desde os anos 2000 e é referência nacional na área.

Damata (@da.mataa) – Artista douradense, começou sua trajetória em 2017 e integra sua formação em Gestão Ambiental às expressões artísticas. Representa mulheres, povos originários do MS, fauna e flora brasileira, promovendo visibilidade para pautas socioambientais. Atua com muralismo, desenho analógico, arte digital, além de performance, maquiagem artística, rima/poesia e fotografia.

Rafael Mareco (@rafaelmareco) – De Campo Grande (MS), iniciou sua carreira em 2009 grafitando muros da cidade. Especializou-se na criação de personagens no universo do grafite e expandiu sua atuação para áreas como ilustração, animação, modelagem 3D e impressão digital. Fundador do Studio Mareco, busca profissionalizar e integrar suas múltiplas atividades artísticas.

Foto: Raique Moura

Fonte: Assessoria

Deputada Gleice Jane enfatiza o combate à violência de gênero

A 5ª Conferência Regional de Políticas para as Mulheres, realizada nos dias 24 e 25 de julho, em Dourados, reuniu representantes de diversos municípios da região, bem como e equipe do mandato da deputada estadual Gleice Jane,  para debater políticas públicas voltadas às mulheres.

O evento, que teve como tema central a promoção da igualdade de gênero, melhoria das condições de vida e fortalecimento de ações interseccionais, também foi palco para as mulheres que se destacam neste debate. A parlamentar destacou a importância da conferência, que voltou a ser realizada após uma década de interrupção.

Gleice Jane ressaltou que o enfrentamento e combate à violência contra a mulher é uma das prioridades de seu mandato. Precisamos garantir que as mulheres reconheçam todas as formas de violência e saibam onde buscar ajuda”, afirmou.

A deputada também destacou o trabalho da Assembleia Legislativa e da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres na busca por mais recursos para programas de proteção. 

Entre as ações em andamento, Gleice Jane citou a ampliação dos espaços especializados no atendimento às vítimas de violência, com emendas parlamentares destinadas à estruturação desses locais em diversos municípios do estado, bem como os projetos de lei, de sua autoria, que tramitam na Casa de Leis.

A necessidade de capacitar profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social para identificar sinais de violência e oferecer suporte adequado às vítimas, foi outro ponto destacado pela parlamentar. “A capacitação é essencial para que todos os setores estejam preparados para agir corretamente”, reforçou.

Ao final, Gleice Jane pontuou a importância da união entre mulheres, movimentos sociais e lideranças para avançar em políticas públicas mais justas e eficazes. “Nós, mulheres, precisamos estar unidas. Cada uma de nós tem uma voz e, juntas, conseguimos conquistar muito mais”, concluiu.

PARTICIPAÇÃO DO MANDATO

Uma das representantes do mandato, a assessora jurídica Bianca Cavalcante, que possui uma trajetória marcante como militante das causas de gênero, pontuou, durante sua participação, uma questão corriqueira: a negação de atendimento a indígenas e a pessoas de matriz africana.

Os povos indígenas, principalmente os de Dourados, que concentra uma das maiores comunidades indígenas do estado, com mais de 20 mil pessoas, não conseguem acessar os serviços públicos por causa do racismo e das barreiras linguísticas, já que não há intérpretes nas delegacias, nem em outros serviços públicos. Essas pessoas, que já são mais empobrecidas e subalternizadas, acabam sendo totalmente negligenciadas”, reforçou.

Ela também falou sobre a importância da produção de dados para que se consiga avançar na pauta. Além disso, destacou a conferência como um espaço para provocar mais providências por parte dos poderes públicos, em especial do governador do estado, quanto à necessidade da formação continuada dos servidores públicos sobre gênero, raça, etnia e outras diversidades, como PCDs, idosos e crianças.

Já a delegada eleita para representar o município de Dourados na etapa estadual da conferência, Maynara Nantes, também assessora parlamentar do mandato em Dourados, enfatizou a importância do debate na região.

“As conferências dão voz a quem vive e conhece as necessidades do seu território. Voltar a debater e propor é um ato de reconstrução coletiva. Aqui em Dourados, vivenciamos uma participação diversa e potente: mulheres indígenas, imigrantes, negras, jovens, LGBTQIAP+, todas construindo juntas um espaço onde a diversidade é força”, disse. Ela ressaltou que as diversidades também escancaram as desigualdades históricas.

Sobre a situação dos povos tradicionais, ela destacou: “A população indígena de Dourados, uma das maiores em área urbana, sempre enfrentou a negação de direitos básicos, como acesso à terra, à saúde e à água potável. No ano passado, vimos mulheres indígenas liderando mobilizações junto às suas comunidades por água nas aldeias, sendo brutalmente reprimidas com violência pelo governo do estado. Enquanto isso, ao lado das aldeias, se erguem condomínios de alto padrão. O contraste é brutal e revela o quanto é urgente enfrentar essas desigualdades com políticas públicas sérias e comprometidas”, contou.

Outro assunto urgente a ser debatido é a situação da comunidade imigrante. Dourados foi, até 2024, a quinta cidade que mais acolheu imigrantes no país e, proporcionalmente, a que mais recebeu. Ainda assim, essa comunidade segue invisibilizada e enfrentando inúmeras dificuldades para acessar direitos básicos.

“Como mulher negra, jovem, LGBTQIAP+ e delegada eleita, participar dessa conferência tem sido uma experiência de profunda formação política. Espaços como esse fortalecem, ensinam e mostram que a política que queremos precisa ser construída por nós, com a nossa cara e tão diversa quanto nós”, finalizou a representante. 

Fonte: Assessoria

Você está alimentando seu pet com carinho ou colocando a saúde dele em risco?

A obesidade entre pets brasileiros, especialmente cães e gatos, requer atenção. Segundo os dados do Banfield Pet Hospital, rede norte-americana pioneira em cuidados veterinários, de 2011 a 2020, o número de cães brasileiros obesos ou com sobrepeso cresceu 108% e o de gatos, 114%.

A mesma pesquisa apontou que no Brasil 25% a 40% dos pets enfrentam a doença, o que além de contribuir para o sedentarismo, torna-o mais vulnerável a outros problemas de saúde. Além disso, os dados revelam que, embora 95% dos entrevistados se preocupem com a obesidade dos cães e gatos, 41% adiam a ida ao veterinário por causa do problema.

Para a médica veterinária da Brazilian Pet Foods, Dorie Zattoni, a situação é alarmante e é essencial que os tutores se conscientizem sobre as consequências da má alimentação e da falta de exercícios físicos para a saúde de seus animais.

A crescente preocupação com a obesidade em pets brasileiros, como cães e gatos, está levando os tutores a repensarem os hábitos de vida de seus animais.

A dieta inadequada surge como um dos principais vilões, onde alimentos não balanceados e em quantidades excessivas, juntamente com a escolha de produtos de baixa qualidade nutricional, estão diretamente relacionados ao ganho de peso. O sedentarismo, exacerbado pela vida em apartamentos e falta de espaços adequados para exercício, também contribui significativamente para o problema.

Além disso, a humanização dos pets tem levado a hábitos alimentares pouco saudáveis, com a oferta frequente de alimentos humanos e petiscos que ultrapassam as necessidades calóricas dos animais.

A falta de conscientização dos tutores sobre os riscos associados ao sobrepeso e a obesidade agrava a situação, pois muitos não reconhecem os sinais ou a gravidade da condição. Problemas de saúde subjacentes, como desequilíbrios hormonais, e a predisposição genética de algumas raças também desempenham um papel no desenvolvimento da obesidade.

Para combater essa tendência, a veterinária acredita que fazer a adoção de uma dieta balanceada e específica para a espécie, idade e porte do pet é fundamental.

Os tutores precisam medir as porções de alimento com precisão e escolher produtos de alta qualidade. A rotina de exercícios regulares para os pets, como caminhadas e brincadeiras, é outro pilar crucial para manter um peso saudável. O controle do peso por meio de check-ups veterinários regulares permite ajustes oportunos na dieta e no regime de exercícios.

“O tratamento da obesidade em pets pode ser desafiador, mas com o comprometimento dos tutores e apoio profissional, os resultados são extremamente gratificantes”, finaliza Zattoni.

Fonte: Assessoria

Autor do livro “Transforma-se de Dentro Pra Fora” conclui mestrado em teologia nos EUA

O teólogo e pastor brasileiro Gustavo Emidio, acaba de concluir o Mestrado em Teologia (Master of Theology) no prestigiado Western Theological Seminary, uma das instituições reformadas mais tradicionais dos Estados Unidos.

Sua pesquisa de conclusão de curso, inédita e de alta relevância teológica, propõe uma renovação da prática homilética a partir da pregação cristocêntrica em Martinho Lutero com o tema: The Centrality of Christ in Martin Luther’s Preaching: A Model for Contemporary Homiletics (A Centralidade de Cristo na Pregação de Martinho Lutero: Um Modelo para a Homilética Contemporânea).

A abordagem desenvolvida por Emidio vai além da análise histórica, oferecendo um modelo prático e contextualizado de pregação que recoloca Cristo no centro da mensagem, com forte aplicabilidade pastoral e impacto na formação de líderes cristãos contemporâneos.

Diploma de formação em Mestre em Teologia, no Western Theological Seminary

TRAJETÓRIA

Gustavo Emidio é natural de Londrina (PR), e residiu em Dourados (MS) de 2011 à 2024, onde integrou a equipe ministerial da Igreja Presbiteriana Independente, atuando na função pastoral.

Além de sua trajetória acadêmica também é autor de duas obras publicadas.

Seu primeiro livro, Transforme-se de Dentro pra Fora (2017), um devocional voltado ao crescimento espiritual, já alcançou a terceira edição e está disponível em português, inglês e espanhol, sendo utilizado por leitores em diversos países.

Em 2024, lançou Basta Crer, uma obra enraizada na fé cristã reformada que explora a profundidade da confiança em Cristo com linguagem acessível e sólida base bíblica.

Sua produção teológica e pastoral tem gerado reconhecimento por sua contribuição de importância significativa ao campo da teologia prática e homilética, especialmente no contexto da tradição reformada e da igreja contemporânea.

A originalidade de sua pesquisa, destaca Gustavo Emidio, como uma voz a ser ouvida no cenário teológico.

“Quando escolhemos romper barreiras para cumprir os propósitos de Deus, nosso crescimento pessoal, espiritual e acadêmico se transforma em uma missão maior: edificar a Igreja de Cristo, formar líderes relevantes e gerar impacto duradouro na sociedade”, considera o pastor,

Teólogo e pastor Gustavo Emidio (Foto: Divulgação)

Redação

OAB/MS lança nova fase do Refis com até 70% de desconto

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Mato Grosso do Sul, anuncia uma nova fase da campanha de negociação de débitos, oferecendo condições especiais para advogados e advogadas que possuem anuidades vencidas até 31 de dezembro de 2024.

A segunda fase do Refis é voltada para os profissionais que perderam a oportunidade de aderir à campanha que terminou em 30 de junho e que garantia descontos de 100% em multas e juros.

O diretor-tesoureiro da Seccional da OAB, Fábio Nogueira Costa, ressalta que a Ordem segue oferecendo condições especiais para que advogados e advogadas regularizem seus débitos. Quem aderir ao programa garante nesta segunda fase e optar pelo pagamento à  vista terá 70% de desconto em juros e multa, além de desconto nas custas e honorários de débitos judicializados.

Fábio Nogueira Costa destaca que a iniciativa tem como objetivo facilitar a regularização da situação financeira da advocacia sul-mato-grossense.

“Estamos oferecendo alternativas que cabem no bolso e permitem que colegas em débito retomem sua regularidade com a Ordem, com descontos significativos e parcelamentos acessíveis”, explica o diretor-tesoureiro.

Nesta segunda fase do Refis as condições são as seguintes: pagamento à vista com 70% de desconto sobre juros e multa moratória (valor também pode ser parcelado em até 10 vezes no cartão de crédito); parcelamento em até 12 vezes, com 30% de desconto; parcelamento em até 24 vezes, com 20% de desconto e parcelamento em até 48 vezes, sem desconto, mas com facilidade de pagamento.

A presidente da 4ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Dourados e Itaporã, Edna Bonelli, lembra que além de condições especiais, o programa garante a manutenção dos benefícios ativos para quem regularizar sua situação, incluindo acesso à ESA/MS, CAAMS e demais serviços da Ordem. “Essa é uma oportunidade ímpar para ficar em dia com nossa entidade de classe e ainda garantir 70% de desconto em juros e multas sobre os valores devidos”, ressalta.

Edna Bonelli enfatiza que a regularização das anuidades atrasadas é importante para que a Seccional da OAB e as Subseções em todo Estado continue investindo em melhorias nos serviços prestados aos advogados e advogadas de Mato Grosso do Sul.

“A regularização das pendências fortalece a advocacia e permite que nossa entidade continue trabalhando em favor da nossa atividade profissional”, observa a presidente da 4ª Subseção.

Para aderir à segunda etapa do Refis basta acessar o endereço eletrônico www.oabms.org.br ou entrar em contato com a Seccional pelo WhatsApp (67) 99815-3451. Os advogados e advogadas de Dourados também podem obter informações sobre a campanha de recuperação de crédito pessoalmente na sede da Subseção da OAB, localizada à Rua Onófre Pereira de Matos, 1712 – Centro.

Fonte: Assessoria

Violência Política de Gênero é tema de Projeto de Lei em memória à Dorcelina Folador

Com a finalidade de promover a conscientização sobre esse tipo de violência, além de incentivar a participação das mulheres na política, o dia 30 de outubro, data que marca o ano de 1999, quando a prefeita de Mundo Novo, Dorcelina Folador foi assassinada.

O Projeto de Lei, protocolado nesta segunda-feira (24), é um meio de enfatizar os poderes públicos e toda a sociedade quanto a importância da mulher no cenário político, bem como difundir a história, biografia e trajetória de Dorcelina e tantas outras figuras femininas importantes na política.

Gleice Jane explica que a proposta de instituir a data como o  “Dia Estadual de Enfrentamento à Violência Política de Gênero” no estado de Mato Grosso do Sul surge como uma homenagem perene à memória de Dorcelina Folador e de inúmeras outras mulheres que, em suas trajetórias de resistência e luta, se tornaram vítimas de violência em razão de sua atuação política.

“ Este movimento transcende o reconhecimento do legado dessas líderes, buscando também fomentar a conscientização sobre a necessidade premente de proteger e valorizar a participação feminina nos espaços de poder”, diz.

O COMBATE

A violência política de gênero se manifesta de diversas formas. Podem ser agressões simbólicas, estruturais, psicológicas, morais, verbais, físicas, sexuais, e até ameaças, sempre com o objetivo de prejudicar e dificultar a participação das mulheres na política, sejam elas candidatas ou em pleno exercício do seu mandato.

A legislação considera crime qualquer ação que desmereça ou discrimine sua condição, cor, raça ou etnia, com o propósito de obstruir ou dificultar sua campanha eleitoral ou o desempenho de seu mandato. “A violência contra as mulheres na política crescede forma alarmante, infelizmente. Em âmbito global, sabemos que essa violência é reconhecida como tática para desestimular sua participação nas esferas de poder”, pontua Gleice.

CASO DORCELINA

Dorcelina Folador é um dos casos mais emblemáticos de violência política de gênero em Mato Grosso do Sul. Professora, artista plástica, poeta e ativista social, Dorcelina foi eleita, em 1996, prefeita de Mundo Novo. Sua gestão foi marcada por políticas públicas voltadas à inclusão social, à participação popular e à transparência administrativa. Sua trajetória foi interrompida em 30 de outubro de 1999, quando foi assassinada em razão de sua atuação política.

Fonte: Assessoria

Primeira mulher eleita presidente, Edna Bonelli assume a OAB Dourados

A advogada  Edna Regina Alvarenga Bonelli toma posse nesta quarta-feira (12) na presidência da 4ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Dourados e Itaporã em meio a um simbolismo: será a primeira mulher eleita para a presidência da Subseção e promete fazer história com uma atuação voltada para o fortalecimento da advocacia, mas, sobretudo, para a consolidação da mulher advogada em todas as áreas do Direito.

“Serei a presidente de todos os advogados e advogadas inscritos na 4ª Subseção, mas terei um olhar especial para a mulher advogada”, ressalta. “Sei que tivemos conquistas importantes e minha eleição é prova disso, mas ainda temos um longo caminho a percorrer até conquistar a plenitude do respeito e dos nossos direitos”, completa Edna Bonelli.

A missão de liderar da 4ª Subseção da OAB Dourados e Itaporã será compartilhada com o vice-presidente Jacris Henrique Silva da Luz, o secretário-geral Osvaldo Vitor de Souza Júnior, o secretário-geral adjunto Renan Ferreira Borba e com a diretora-tesoureira Andreza Miranda Vieira, que junto com Edna Bonelli formam a diretoria executiva da entidade.

“Mesclamos a experiência com a juventude e com isso conseguiremos transitar por todas as faixas da advocacia, desde os jovens advogados, os recém-formados e aqueles que estão há mais tempo nessa honrosa profissão”, explica Edna Bonelli, que ficará na presidência no triênio 2025-2027.

A nova presidente enfatiza que não poderia iniciar o mandato sem antes destacar e reconhecer o trabalho realizado pelo seu antecessor, o advogado Ewerton Brito, e por toda Diretoria Executiva.

“O Ewerton aumentou a responsabilidade do nosso trabalho, pois em três anos ele conseguiu tirar a Subseção da estagnação para recolocar a Ordem dos Advogados entre as principais entidades de Dourados, participando dos grandes debates em favor do município e marcando posição nos principais pontos que dizem respeito tanto à advocacia quanto à sociedade”, argumenta.

Edna Bonelli tem uma história de mais de duas décadas de atuação em favor da OAB e do fortalecimento da advocacia. Formada em Administração de Empresas em 1981 e em Direito em 1983, a advogada já exerceu os mais diversos cargos na estrutura da OAB Dourados e Itaporã, como, por exemplo, conselheira estadual, conselheira local por dois mandatos, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, delegada da Caixa de Assistência do Advogado, presidente da Comissão da Mulher Advogada por dois mandatos, vice-presidente da Subseção da OAB, coordenadora das Comissões Permanentes, entre outros.

Ao se lançar candidata, em setembro do ano passado, Edna Bonelli afirmou que aceitou o desafio de disputar a presidência da Subseção por entender que tinha muito o que contribuir com a classe, não apenas no que diz respeito à ampliação das conquistas dos últimos anos, mas, sobretudo, para manutenção do respeito e da defesa dos direitos no exercício da função. Além de cargos expressivos na Subseção Dourados e Itaporã, Edna Bonelli também ocupou posição de destaque no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e na Rede de Enfrentamento de Violência contra a Mulher.

Além da Diretoria Executiva, a nova presidente também contará com o apoio de um Conselho Local que mescla experiência com juventude, formado pelos advogados Ali El Kadri, Alyne Joyce dos Santos Koehler, Angelo Magno Lins do Nascimento, Cácius Struziati Rodrigues, Douglas Patrick Hammarstrom, Eduardo Gonçalves Chicarino, Elen Franco Amaral José, Emmanoele Vieira Scatolin, Heitor Oliveira Barbosa, Jorge Lapezack Banhos Júnior, Jorge Pessoa de Souza Filho, Laís Medeiros de Moraes Faria, Laudelino Bernardes, Leonel José Freire, Mayara Viviane Oliveira Santos e Melissa Oliveira de Hungria.

A solenidade de posse da Diretoria Executiva e do Conselho acontecerá no Auditório da OAB Dourados, localizado na Rua Onofre Pereira de Matos, 1712, e contará com a presença do presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, Bitto Pereira.

Fonte: Assessoria

Paulo Duarte quer parlamento com participação mais ativa no cenário político de MS

No início do ano legislativo da Alems, durante solenidade realizada nesta terça-feira (4), no Plenário Júlio Maia, o deputado estadual Paulo Duarte (PSB) representou o Bloco 2, composto por sete deputados.

Na tribuna, o deputado falou sobre a importância do respeito às divergências e pensamentos diversos contidos na esfera política e que podem, por meio da participação ativa do parlamento, encontrar as melhores soluções para os problemas sociais e econômicos do MS.

Tendo a inclusão social como carro chefe para a prosperidade, desenvolvimento tecnológico e sustentável, o parlamentar explicou que “não há prosperidade sem inclusão. Quando um país, um estado é inclusivo, ele cresce mais, avança em tecnologia e as pessoas veem um sentido claro de justiça. Por isso é importante as pessoas respeitarem as divergências”. Na sequência, o deputado lembrou que 2025 será um ano de grandes debates na Assembleia Legislativa e, nesse sentido, o parlamento deve ser fortalecido.

Para Duarte, Mato Grosso do Sul foi “atropelado” pelo Congresso Nacional nas discussões sobre a reforma tributária. “Eu ouso dizer, por ter minha origem técnica como auditor fiscal e como profissional formado em economia, que sou uma das poucas vozes dissonantes em relação à reforma tributária”, argumentou, esclarecendo que a reforma foi inspirada em um modelo europeu e no sistema econômico da Alemanha. “Ou seja, essa reforma é absolutamente injusta, feita na Faria Lima e pensada apenas nos estados do sul e sudeste, que são estados consumidores e não traz benefício algum para estados como o nosso, que são produtores e têm população pequena”.

No intuito de instigar o posicionamento mais firme do parlamento sul-mato-grossense, Paulo Duarte evocou mais duas questões relevantes para o estado e que serão discutidas este ano.

“Uma delas é o leilão de algumas rodovias federais e estaduais. Não podemos ser atropelados como fomos em relação à reforma tributária. Precisamos ser mais atuantes e vigilantes. Mato Grosso do Sul tem apresentado um crescimento econômico acima da média nacional e já estamos correndo risco de ter um apagão de infraestrutura, porque não temos modais adequados para escoar nossa produção”, relata Duarte.

Outro ponto sensível ao desenvolvimento econômico do estado é em relação à concessão da hidrovia do Rio Paraguai. “Essa é outra questão importante e polêmica para o Mato Grosso do Sul e que não pode ser tratada pelo viés ideológico e muito menos permitir aos palpiteiros se manifestem sem conhecer a nossa realidade”.

O parlamentar defende a intervenção em alguns pontos críticos no leito do rio, de forma a facilitar a navegação e o escoamento da produção de minério em Corumbá. “O Rio Paraguai tem quase 2.700 quilômetros de extensão e estamos falando aqui em intervenção em menos duzentos quilômetros ao longo do rio. Esse é um tema fundamental porque não importa só para escoar o minério. Se tivermos o Rio Paraguai como um modal eficiente, barato e do ponto de vista ambiental sustentável, o desenvolvimento e o crescimento econômico do estado vão definitivamente acontecer”, finaliza Paulo Duarte.

Fonte: Assessoria

 

 

Professora de educação física douradense recebe título internacional

A educadora física brasileira Mariza Araújo foi agraciada com o título de Doutora Honoris Causa pela Unigenesys Internacional Education, instituição educacional de renome nos Estados Unidos.

Este prestigioso reconhecimento internacional destaca suas contribuições significativas para o desenvolvimento da Educação Física no Brasil.

 Mariza Araújo é uma referência na área de Educação Física, com uma trajetória marcada por dedicação, inovação e paixão.

Sua carreira é repleta de conquistas e contribuições que impactaram positivamente a formação de gerações de profissionais da área. Este título honorário reflete o reconhecimento internacional de seu trabalho incansável, compromisso e excelência na educação física brasileira.

Declaração

“Estou profundamente grata por esse reconhecimento. É um orgulho compartilhar essa conquista com todos que me acompanharam nesta jornada”, afirmou Mariza Araújo.

Fechamento

A homenagem é um testemunho do impacto positivo de Mariza Araújo na sociedade e reforça seu legado como uma das principais figuras da Educação Física brasileira.

Fonte: Canal Daqui

Quer manter os cuidados no verão?; Confira 5 dicas

Os dias mais quentes pedem atenção redobrada com a saúde. Afinal, as altas temperaturas típicas do verão e a maior exposição ao sol podem causar desidratação, cansaço e outros desconfortos.

Por isso, adotar hábitos simples pode ajudar a aproveitar da melhor maneira a estação mais ensolarada do ano.

Dr. Carlos Alberto Reyes Medina, Diretor Médico, da Carnot Laboratórios, preparou uma lista com 5 dicas para manter a saúde em dia no verão.

CONFIRA:

1 – Hidratar-se

Manter-se hidratado é fundamental no calor extremo. Segundo o médico, o corpo perde mais líquidos devido ao suor, o que aumenta a necessidade de reposição de água. “É recomendado consumir pelo menos dois litros de água por dia e, se possível, complementar com frutas ricas em água, como melancia, melão e laranja, para potencializar a hidratação”, afirma o especialista.

2 – Consumir vitaminas

Além da hidratação, as vitaminas desempenham um papel crucial no fortalecimento do organismo nesta época. A vitamina C, presente em frutas cítricas, ajuda a combater os radicais livres gerados pela exposição ao sol e ao calor. Já a vitamina E, encontrada em nozes, sementes e óleos vegetais, auxilia na proteção da pele contra danos causados pelos raios UV.

Outra aliada é a vitamina D, obtida principalmente pela exposição moderada ao sol. Para aproveitar seus benefícios sem riscos, o ideal é tomar sol antes das 10h ou após as 16h, sempre com proteção solar.

3 – Alimentação leve e equilibrada

Refeições leves e ricas em nutrientes são as mais recomendadas nesta época. Saladas, grelhados e frutas ajudam a manter o corpo energizado sem sobrecarregar o sistema digestivo. “Vale a pena incluir alimentos ricos em fibras porque elas também auxiliam na digestão e no funcionamento do organismo como um todo”, reforça o Dr.

4 – Proteção e cuidados com a pele

A pele é o órgão mais impactado pelo calor e pelos raios solares. Usar protetor solar com fator adequado, reaplicá-lo ao longo do dia e vestir roupas leves e de cores claras são cuidados essenciais. Chapéus e óculos de sol também são aliados importantes para proteger o rosto e os olhos.

5 – Use repelentes

Aplique sempre repelente periodicamente, durante o dia e à noite, para se proteger contra mosquitos e doenças como a Dengue, Zika ou Chikungunya. Os mosquitos se proliferam mais no verão devido às características da estação, como o calor, a umidade e as chuvas. “Essas condições criam um ambiente propício para que os ovos dos mosquitos eclodam e se transformem em novos mosquitos”, finaliza Dr. Carlos Alberto Reyes Medina.

Fonte: Assessoria

Hoje, terça-feira (19), celebra o Dia da Bandeira Nacional

Nesta terça-feira (19), é celebrado o Dia da Bandeira Nacional, foi nessa data, em 1889, que a atual bandeira entrou em vigor.

Sua criação foi uma necessidade da mudança de regime político e do estabelecimento da república. Seus autores foram: Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Vilares.

“A bandeira brasileira também é conhecida pelo lema impresso nela: Ordem e Progresso, inspirado em uma corrente de pensamento conhecida como positivismo e baseado em uma frase do criador dessa corrente, o filósofo francês Augusto Comte. A frase em questão era “O amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim”.

O lema presente na Bandeira do Brasil traz uma ideia bastante presente no positivismo de que a ordem é o meio para garantir-se a manutenção de coisas vitais e, consequentemente, o meio para garantir-se o progresso da sociedade como um todo.”

Significado das cores da  Bandeira do Brasil

As cores apresentadas na bandeira, como sabemos, são o verde, amarelo, azul e branco. A escolha dessas cores remonta à história portuguesa, cada uma com seu significado:

Verde: Faz menção a povos que habitavam Portugal há mais de dois mil anos. O verde tornou-se símbolo da luta dos portugueses pela liberdade e passou a ser utilizado como cor nacional durante as guerras deles contra os mouros.

Amarelo: Passou a ser utilizado no brasão de armas de Portugal logo após a conquista de Algarve (região ao sul do país) em 1250. Pode fazer menção também à cor da Casa dos Habsburgo-Lorena, dinastia da qual fez parte D. Leopoldina, esposa de D. Pedro I.

Azul e branco: Foram adotados, a princípio, em Portugal a partir do século XI. O azul e o branco popularizaram-se no Brasil após terem sido adotados como as cores de algumas capitanias hereditárias.”

Quem criou o Dia da Bandeira?

O Dia da Bandeira foi criado em concomitância ao estabelecimento da nova Bandeira do Brasil, em 1889. A Bandeira do Brasil foi estabelecida por meio do Decreto nº 4, de 19 de novembro de 1889. A mudança do símbolo foi parte da mudança de regime que aconteceu com a proclamação da república.

O decreto que estabeleceu a nova bandeira foi assinado pelo então presidente marechal Deodoro da Fonseca. Os autores da nova bandeira foram Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Vilares.

Redação